Hortas elevadas: 9 ideias para deixar os temperos e
as hortaliças no alto
Confira nove projetos com ideias
diferentes para posicionar as hortas no alto e facilitar o cultivo e os
cuidados
Por Evelyn Nogueira
26/10/2022 06h39 Atualizado há 3
meses
Ter uma horta em casa é uma solução prática e mais saudável para preparar receitas. Para que os temperos e as ervas cresçam saudáveis, é preciso ter alguns cuidados, como garantir a incidência de luz solar, a rega constante, a adubação e mais.
A dica da paisagista Rejane Heiden é plantar os temperos em vasos, mas quando forem pequenos, cultivar apenas uma hortaliça por recipiente. Quando forem maiores, com pelo menos 30 cm de altura, os temperos têm mais chances de se desenvolverem.
Criar uma horta elevada é uma boa solução para garantir a maior incidência de luz solar, e também é mais prática para a colheita. Confira nove ideias de hortas elevadas!
1. Caixas, vasos e diferentes alturas
O vão existente de 80 cm foi aproveitado pelo paisagista Rodrigo Oliveira para instalar vasos com temperos variados — Foto: Edu Castello / Divulgação
Nesta varanda de 30 m², o paisagista Rodrigo Oliveira apostou na criação de uma horta vertical, instalou uma estrutura de chapa metálica e caixas de cumaru impermeabilizadas abrigam os vasos com diversos temperos.
2. Na varanda, perto do jardim vertical
Com canteiro e jardim vertical, essa horta feita pela paisagista Catê Poli e pelo agrônomo Sérgio Menon aproveita 2 m da largura do quintal — Foto: Edu Castello / Editora Globo
Quando se mudou para o apartamento, a moradora pediu que uma das prioridades do paisagismo fosse uma horta generosa. Assinada pela paisagista Catê Poli e pelo agrônomo Sérgio Menon, os 2 m de largura da varanda foram aproveitados e uma caixa de cumaru com interior de zinco, de dois andares, foi criada.
3. Disposto verticalmente no painel ripado
Para manter o ar de varanda, foi criada uma horta com painel ripado e vasos de planta foram adicionados. Paisagismo da Selvvva — Foto: Gisele Rampazzo/Divulgação
A arquiteta Livia Dalmaso reformou este apartamento e aproveitou o espaço entre a varanda e a cozinha para criar um painel ripado que sustenta uma horta vertical elevada. Essa estrutura também é a porta do armário que mimetiza a máquina de lavar roupas.
4. Elevada em canteiros
No projeto da TRIA Arquitetura, a horta tem ligação com o pavimento superior da casa principal. Repare no chuveirão e no orquidário da cobertura: outras duas atrações da área de lazer — Foto: Júlia Ribeiro / Divulgação
No projeto do escritório TRIA Arquitetura, a horta está posicionada em canteiros com alturas variadas. A horta tem alface, agrião, cebolinha, cenoura, couve, repolho e rúcula.
5. Elevada em um painel de cumaru
O biombo de ripas de madeira cumaru abriga vários vasos com pimenta, planta que pede água todos os dias, além de ferramentas para cuidar do jardim, como o regador. Todos estão presos por ganchos de aço inox. Projeto da arquiteta Ana Paula Souza — Foto: Edu Castello / Editora Globo
Disposta verticalmente, esta horta criada pela arquiteta Ana Paula Souza está inserida em um painel de cumaru. A funcionalidade está presente na estrutura, já que é possível pendurar o regador em um gancho de inox. Alecrim, orégano e pitangueira fazem parte da horta. Na parte de cima, luminárias estão posicionadas estrategicamente para oferecer claridade direta nos dias mais escuros.
A área gourmet, que fica na varanda, ganhou horta de temperos — Foto: Mariana Boro / Divulgação
No projeto de Ana Trevisan, as plantas foram alocadas em floreiras de madeiras e vasos, já que o jardim não dispunha de canteiros. Banquetas, armários, prateleiras e suporte de ferro foram usados de apoio para a horta vertical.
7. Na varanda, perto da churrasqueira
A forração foi feita com casca de árvore, que absorve a água que sai do vaso com a pimenteira — Foto: Alan Teixeira / Divulgação
A paisagista Ivani Kubo criou uma horta vertical elevada com elementos usados no jardim. Perto da churrasqueira, para facilitar os jantares e almoços, a horta tem orégano, manjericão, tomilho, alecrim, pimentas e um pé de morango.
8. Feita sob medida para otimizar o espaço
Projeto do escritório Mera Arquitetura Paisagística — Foto: Edu Castello / Casa e Jardim
No terraço deste projeto, um espaço inutilizado virou uma horta. O escritório Mera Arquitetura Paisagística criou uma caixa de madeira elevada para facilitar o manuseio das plantas.
9. Em vasos
Jardim vertical com orquídeas, filodendros e aspargos. Poltronas azuis de Paola Lenti sobre o piso coberto por seixos — Foto: Victor Affaro / Editora Globo
O paisagista Gilberto Elkis incluiu vasos neste projeto. A horta está sobre uma base revestida de pedra bruta oxidada. Hortelã, manjericão, alecrim, salsinha e tomilho estão entre os temperos plantados.
Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/paisagismo/noticia/2022/10/hortas-elevadas-9-ideias-para-deixar-os-temperos-e-as-hortalicas-no-alto.ghtml
Comentários
Postar um comentário