HIGHGROVE GARDENS: 6 CURIOSIDADES SOBRE OS JARDINS DO REI CHARLES III

 

O jardim de topiarias exóticas leva à casa construída em estilo neoclássico do século 18
O jardim de topiarias exóticas leva à casa construída em estilo neoclássico do século 18 Highgrove Gardens / Reprodução

Highgrove Gardens: 6 curiosidades sobre os jardins do rei Charles III

De escultura de cachorro falecido a esconderijo e refúgio do monarca, confira o que os jardins de Highgrove reservam aos seus 40 mil visitantes anuais

Por Ana Sachs

21/02/2023 06h39  Atualizado há um dia


Os jardins de Highgrove, pertencentes ao rei Charles III, é uma incrível e menos conhecida atração da Inglaterra. Localizados na pequena cidade de Tetbury, eles foram comprados pelo novo monarca em 1980. Na época, a propriedade do século 18 estava em ruínas, e o rei a transformou em uma exuberante área verde, que, atualmente, recebe até 40 mil visitantes por ano.

Quando Charles assumiu a propriedade, "Highgrove possuía pouco mais do que uma horta abandonada, um bosque coberto de mato, algumas pastagens e alguns carvalhos ocos", descreve o site do local. “O jardim em Highgrove realmente brota do meu coração e, por mais estranho que possa parecer para alguns, criá-lo foi como uma forma de adoração”, teria dito Charles no ano de 1993.

Veja algumas curiosidades sobre o pequeno paraíso campestre do rei:

1. Casa na árvore especial

A casa da árvore foi reformada para uso exclusivo dos netos de rei — Foto: Highgrove Gardens / Reprodução

A casa da árvore foi reformada para uso exclusivo dos netos de rei — Foto: Highgrove Gardens / Reprodução

casa na árvore de Highgrove foi originalmente construída em 1988, para os príncipes William e Harry, mas passou por uma ampla reforma de R$ 125 mil (20 mil libras) em 2015 para atender aos netos do rei.

É apelidada de Holyrood House, em homenagem ao palácio da falecida rainha Elisabeth na Escócia. O local foi criado pelo designer Richard Lee e tem porta em forma de folha de azevinho, uma cama no interior e pisos de carvalho francês.

2. Plantas guardadas em cofre

O prado de flores selvagens contém espécies ameaçadas de extinção — Foto:  Highgrove Gardens / Reprodução

O prado de flores selvagens contém espécies ameaçadas de extinção — Foto: Highgrove Gardens / Reprodução

Em 2020, sementes de 27 espécies de plantas selvagens dos jardins do rei foram enviadas para armazenamento no Svalbard Global Seed Vault, na Noruega, um bunker criado para reconstruir o planeta em caso de uma catástrofe, mais conhecido como "cofre do juízo final".

Colhidas no prado de flores silvestres de Highgrove, as sementes representam espécies nativas ameaçadas de extinção, como orquídeas selvagens, que conseguiram crescer de forma orgânica e natural desde 1982, com pouca interferência humana.

3. Esconderijo secreto do rei

O Santuário do rei Charles tem acesso restrito para poucas pessoas — Foto: Highgrove Gardens / Reprodução

O Santuário do rei Charles tem acesso restrito para poucas pessoas — Foto: Highgrove Gardens / Reprodução

No meio dos jardins, escondida entre árvores, fica a construção chamada Santuário, um espaço particular do monarca, erguida em 1999. Apenas Charles e algumas pessoas próximas podem entrar neste esconderijo secreto.

O local foi projetado pelo arquiteto Charles Morris e construído com pedra, madeira e tijolos feitos de argila local misturada com palha. Tem fachada cor de mostarda, telhado pontiagudo, chaminé redonda e quatro colunas do lado de fora da porta de entrada.

4. Jardim dos tapetes

Uma das áreas de Highgrove Gardens foi inspirada em um tapete turco — Foto: Highgrove Gardens / Reprodução

Uma das áreas de Highgrove Gardens foi inspirada em um tapete turco — Foto: Highgrove Gardens / Reprodução

Inspirado por um tapete turco de sua coleção particular em Highgrove, o rei teve a ideia de criar um jardim que reproduzisse os padrões de desenho deste elemento decorativo. Para realizar a tarefa, ele chamou Emma Clark, especialista em jardins islâmicos, e Khaled Azzam, chefe do programa de Artes Visuais Islâmicas e Tradicionais da Prince's Foundation.

Em 2001, o jardim foi premiado com uma medalha de prata no Chelsea Flower Show. O espaço florido conta com um portão trazido da Índia, uma fonte decorada com azulejos marroquinos, lamparinas e caminhos de tijolos terracota.

5. Memorial a Tigga

O cachorro que viveu 18 anos com Charles foi homenageado no jardim — Foto: Highgrove Gardens / Reprodução

O cachorro que viveu 18 anos com Charles foi homenageado no jardim — Foto: Highgrove Gardens / Reprodução

Uma escultura feita de vime de um cão é outro destaque do jardim. Ela é um memorial ao falecido Tigga, o cachorro de estimação do rei Charles, que o acompanhou por 18 anos. O animal era da raça Jack russell terrier e faleceu em 2002. Ele foi dado de presente ainda filhote para o monarca e ganhou uma homenagem nos gramados reais.

6. Concerto exclusivo

Em 2010, o rei contratou o compositor Patrick Hawes e a ex-harpista real Claire Jones para se juntarem à Philharmonia Orchestra e criar um concerto inspirado em diferentes áreas dos jardins de Highgrove. Uma apresentação exclusiva foi feita ao rei e convidados na ocasião.


Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/paisagismo/noticia/2023/02/highgrove-gardens-6-curiosidades-sobre-os-jardins-do-rei-charles-iii.ghtml


Comentários