COVID-19: APESAR DE SER MAIS PERIGOSA, INFECÇÃO DÁ IMUNIDADE SIMILAR A VACINA, AFIRMA ESTUDO DA LANCET

 

Homem faz teste de Covid no Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea, no Rio.
Homem faz teste de Covid no Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, na Gávea, no Rio. Márcia Foletto

Covid-19: apesar de ser mais perigosa, infecção dá imunidade similar à vacina, afirma estudo da Lancet

Contaminar-se com o coronavírus pode colocar em risco a vida de pessoas, principalmente de idosos


Por AFP

 

Uma pessoa está tão protegida contra a Covid-19 após um contágio com o coronavírus como quando foi vacinada contra a doença, afirma um estudo publicado nesta sexta-feira, um dos maiores trabalhos sobre o tema.No entanto, os pesquisadores ponderam que, apesar de fornecer proteção, sofrer com a doença é muito mais arriscado, em particular no caso de pessoas idosas.

"Embora uma infecção proporcione uma proteção que diminui com o tempo, o nível desta (...) parece tão duradouro, ou até maior, que o conferido pela vacinação", afirma o trabalho publicado na revista The Lancet.

A comparação é baseada nas vacinas de RNA mensageiro da Pfizer/BioNTech e da Moderna, que estão entre as mais eficazes contra a Covid-19 e que são as principais das campanhas de vacinação de muitos países ocidentais.

O tema não é novo e muitos estudos já tentaram comparar os riscos de reinfecção, dependendo se a pessoa está vacinada ou já foi infectada.

Mas o trabalho publicado pela revista The Lancet tem uma dimensão sem precedentes. Ele compila quase 60 estudos pré-existentes, que remontam a vários anos e levam em consideração o surgimento, no final de 2021, da variante Ômicron.

Esta variante é muito mais contagiosa que as antecessoras e capaz de infectar muitas pessoas vacinadas, sem que elas corram um risco elevado de sofrer uma forma grave da doença.

O estudo conclui que o mesmo acontece em caso de infecção anterior por coronavírus. A proteção é bem mais fraca contra a reinfecção com a variante Ômicron, mas considerada sólida contra uma forma grave de Covid.

Os resultados não significam que é indiferente ser vacinado ou infectado para adquirir uma primeira imunidade. É muito mais arriscado sofrer a doença, em particular no caso de pessoas idosas.

O estudo, no entanto, oferece uma visão mais precisa do que é possível esperar do desenvolvimento de uma imunidade "híbrida" na população, pois cada vez mais pessoas estão vacinadas e contraíram o vírus pelo menos uma vez.

Os resultados sugerem que as futuras ondas de Covid resultarão em níveis reduzidos de hospitalização, conclui o estudo.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/02/covid-19-apesar-de-ser-mais-perigosa-infeccao-da-imunidade-similar-a-vacina-afirma-estudo-da-lancet.ghtml


Comentários