CONSPIRAÇÃO JESUÍTA

 

23-09-2016-livro-jesuitas


Conspiração Jesuíta 

"Societas Iesvitarvm Electa Regnis Portvgalliae Lege Regia III Sept MDCCLIX" ("A Companhia de Jesus expulsa do Reino de Portugal pela Lei de 3 de Setembro de 1759"), aquarela alegórica à influência da Companhia de Jesus em Portugal.
"Societas Iesvitarvm Electa Regnis Portvgalliae Lege Regia III Sept MDCCLIX" ("A Companhia de Jesus expulsa do Reino de Portugal pela Lei de 3 de Setembro de 1759"), aquarela alegórica à influência da Companhia de Jesus em Portugal.

conspiração jesuíta refere-se a uma teoria conspiratória sobre os padres da Companhia de Jesus (Jesuítas), da Igreja Católica Romana , tal como referida por muitos teóricos da conspiração anticatólica .

História

Os primeiros registros de conspirações antijesuíticas são encontrados na Monita Secreta , no início do século XVII . Documentos fictícios alegavam que os Jesuítas tentavam ganhar riqueza por meios ilícitos. Anteriormente, as suspeitas vinham dos quadros da própria Inquisição espanhola , que consideravam que os Jesuítas eram demasiados secretistas.

Reforma Protestante , e sobretudo a Reforma Inglesa , trouxe novas suspeitas contra os Jesuítas que foram acusados ​​de infiltração política nos reinos e igrejas protestantes. Na Inglaterra , foi proibido pertencer aos jesuítas, sob graves méritos, incluindo a pena de morte . Jesuitismo foi um termo cunhado pelos seus adversários para denominar as práticas dos Jesuítas ao serviço da Contra-Reforma . [ 1 ]

O desenvolvimento do jansenismo na França no século XVIII levou a rivalidades internas na igreja entre jesuítas e os jansenistas e, embora os Jesuítas pró-papais, em última instância, tenha prevalecido, custou-lhes caro no que respeita à sua credibilidade na Igreja Galicana largamente influenciada pela Igreja Francesa.

Muitas conspirações antijesuíticas surgiram no século XVIII , com o Iluminismo , como parte de uma suposta rivalidade secular entre a Maçonaria e a Companhia de Jesus . Os ataques dos intelectuais aos Jesuítas foram vistos como uma contraprova eficiente para o movimento de antimaçonaria promovido por conservadores, e este padrão ideológico de conspiração persistiu até o século XIX como um importante componente do anticlericalismo francês. Foi, no entanto, confinado às elites políticas, até a década de 1840 , quando entrou no imaginário popular através dos escritos dos historiadores Jules Michelete Edgar Quinet do Collège de France , que declarou "la guerre aux jesuites", e o romancista Eugène Sue , que em seu best-seller Le Juif errant , retrata os jesuítas como uma " sociedade secreta inclinada a dominar o mundo por todos os meios disponíveis ". [ 2 ] A heroína de Sue, Adrienne de Cardoville, afirma que ela não podia pensar nos jesuítas "sem idéias de escuridão, de veneno e de herança répteis negros sendo involuntariamente suscitados em mim". [ 3 ]

Teorias de conspiração de épocas anteriores frequentemente incidiram sobre a personalidade de Adam Weishaupt , um professor de direito que foi educado em uma escola jesuíta e criou a Ordem Illuminati Bávara . Weishaupt era acusado de ser o líder secreto da Nova Ordem Mundial , e mesmo de ser o próprio demônio . Augustin Barruel , um ex-jesuíta, escreveu longamente sobre Weishaupt, alegando que estes Illuminati tinham sido os promotores secretos da Revolução Francesa .

O antijesuitismo desempenhou um papel importante no Kulturkampf , culminando com a Lei dos Jesuítas de 1872 , aprovada por Otto von Bismarck , que exigia que os jesuítas dissolvessem suas casas na Alemanha , proibiu os membros de exercerem a maioria de suas funções religiosas, e permitiam às as autoridades negam a residência aos membros específicos da ordem. Algumas das provisões da lei foram removidas em 1904 , mas só foram revogadas em 1917 . [ 4 ]

Na década de 1930 , as teorias conspiratórias jesuítas foram utilizadas pelo regime nazista com o objetivo de reduzir a influência dos jesuítas, que tinham escolas secundárias e eram engajadas no trabalho com jovens. Um panfleto de propaganda "O jesuíta: o obscurantista sem pátria" de Hubert Hermanns, anuncia contra o "poder negro" dos jesuítas e suas intenções "misteriosas". Declarados "vermes públicos" [ Volksschädlinge ] pelos nazistas, os jesuítas foram perseguidos, internados e, às vezes assassinados. [ 5 ]

Na China e no Japão , os Jesuítas foram acusados ​​por vários imperadores de jogar política imperial e tribal, e seus envolvimentos no caso dos ritos chineses , na última análise, a Empresa foi obrigada a reduzir as suas atividades no Extremo Oriente .

Outras conspirações e críticas irão assinalar o papel preponderante dos jesuítas na colonização do Novo Mundo , e mencionarão controvérsias relacionadas com o tratamento dos povos indígenas, alegando que os jesuítas involuntariamente podem ter contribuído para a assimilação de nações indígenas.

Na década de 1980 , reivindica-se que os líderes radicais jesuítas conduziram movimentos revolucionários na América Latina que levaram a suspeita generalizada contra a Companhia pela ala direita dos governos latino-americanos, e também uma repressão gerada da Teologia da Libertação pelo Santo Ofício .

Uma fonte notável de conspirações modernas sobre o assunto está na matéria Vatican Assassins , de Eric John Phelps, que afirma que o Superior Geral da Companhia de Jesus , ou Papa Negro, é responsável por várias intrigas na política externa dos EUA.

cultura popular

Ver também

Referências

  1. ↑ Webster's: Jesuitismo
  2.  James Hennesey, SJ "Review of Geoffrey Cubitt's The Jesuit Myth " , Theological Studies , 56: 1 (março de 1995), p. 167.
  3.  Citado em Geoffrey Cubitt, The Jesuit Myth: Conspiracy Theory and Politics in Nineteenth-Century France . Oxford: The Clarendon Press, 1993, p. 182.
  4.  Healy, Jesuit Spectre , pp. 6-7.
  5. ↑ "O jesuíta: o obscurantista sem pátria" (1933) , História alemã em documentos e imagens .

Bibliografia

  • Emmanuel Kreis, Les puissances de l'ombre : Juifs, jésuites, francs-maçons, réactionnaires... la théorie du complot dans les textes , CNRS , 2009, ISBN 2271067863 .
  • Geoffrey Cubitt, The Jesuit Myth: Conspiracy Theory and Politics in Nineteenth-Century France , Oxford: The Clarendon Press, 1993.
  • Róisín Healy, The Jesuit Specter in Imperial Germany , Boston: Brill Academic Publishers, 2003.

Comentários