COMO AS FASES DA LUA PODEM INFLUENCIAR A HORTA E O JARDIM

 

As diferentes fases da lua causam impactos na plantas que podem ajudar ou não no seu desenvolvimento
As diferentes fases da lua causam impactos na plantas que podem ajudar ou não no seu desenvolvimento Unsplash / Iván Díaz / CreativeCommons

Como as fases da lua podem influenciar a horta e o jardim

As quatro fases principais da lua – nova, crescente, cheia e minguante – podem ajudar ou atrapalhar as hortas e plantas, principalmente as que estão em áreas externas

Por Ana Sachs

11/11/2022 06h39  Atualizado há 3 meses

 

Parece meio esotérico, mas é pura física: a lua, assim como o sol, pode ter forte influência em como a sua planta vai crescer e se desenvolver. Os antigos já sabiam intuitivamente, mas, desde a década de 1970, diversos estudos tentam comprovar cientificamente o fenômeno no campo da agricultura.

A força gravitacional da lua tem forte impacto sobre a Terra, principalmente nos líquidos – como as marés dos oceanos, que sobem e descem conforme o período lunar. Isso traz consequências também para as vegetações.

"As diferentes fases têm influência na quantidade de seiva que percorre no caule das plantas. A lua também reflete a luz solar e, mesmo sendo um corpo opaco e com dimensão menor que a Terra, essa luminosidade interfere no processo de germinação das sementes", explica o engenheiro-agrônomo e paisagista Mauro Contesini.

Algumas fases da lua são mais favoráveis para o cultivo de hortas e plantas em geral — Foto: Pexels / Kampus Production / CreativeCommons

Algumas fases da lua são mais favoráveis para o cultivo de hortas e plantas em geral — Foto: Pexels / Kampus Production / CreativeCommons

As quatro fases principais da lua – nova, crescente, cheia e minguante – podem ajudar ou atrapalhar as hortas e plantas, principalmente as que estão em áreas externas. "As que ficam dentro de casa também são influenciadas pelos diferentes períodos, porém, por estarem em uma área interna, não recebem a incidência da luz direta da lua, o que seria muito favorável para o seu desenvolvimento", destaca Mauro.

Veja abaixo como cada fase impacta nas vegetações e o que fazer nos diferentes períodos.

Lua Crescente

Neste período, por não haver um alinhamento entre o sol e a lua, há uma maior interferência do satélite sobre a Terra, aumentando a quantidade de seiva nos ramos e caules. É uma boa época para o plantio e o replantio de espécies.

A fase também é favorável para a colheita de plantas que fornecem óleos essenciais. "Ocorre um maior desenvolvimento das partes aéreas na lua crescente, sendo a oportunidade para plantar berinjela, abóbora, vagem, tomate, pimentão, jiló, quiabo, cereais, feijão, pepino, milho, arroz, frutíferas e legumes", fala o engenheiro-agrônomo.

Lua Cheia

É a fase em que a lua mais interfere na Terra, pois há uma maior incidência de luz emitida pelo satélite. A forte luminosidade gera grande concentração de seiva na parte apical das plantas – ramos centrais e superiores, que levam a um crescimento "para cima".

"Isso favorece ramos e folhas, além de deixar frutos com maior quantidade de líquidos", conta Mauro. É um ótimo período para o plantio em geral, em especial de flores e hortaliças. A poda na lua cheia deve ser evitada, uma vez que é o momento em que a seiva fica mais concentrada nos galhos e nas folhagens.

Quando ficam dentro de casa, as plantas podem não se beneficiar da luz refletida pela lua — Foto: Pexels / cottonbro studio / CreativeCommons

Quando ficam dentro de casa, as plantas podem não se beneficiar da luz refletida pela lua — Foto: Pexels / cottonbro studio / CreativeCommons

Lua Minguante

Este é um momento mais tranquilo para os amantes da jardinagem, pois é o período de menor interferência da lua sobre a Terra. "O interessante é que na lua minguante a seiva se desloca em sentido contrário às demais fases, favorecendo o crescimento de raízes", conta o engenheiro-agrônomo.

Por essa característica, é uma ótima fase para o plantio de bulbos, a realização de podas e a adubação, pois as plantas têm maior facilidade de absorver os nutrientes. É a época ideal para o cultivo de cenoura, mandioca, beterraba, cará, rabanete, inhame e mandioca, e também para o corte de bambu e madeiras em geral.

Lua Nova

Neste período, a gravidade da lua é maior e o fluxo de seiva desce e se concentra na raiz. Por isso, de acordo com Mauro, é comum que as sementes plantadas em dois ou três dias antes da chegada desta fase se desenvolvam bem e tenham alta produtividade, devido a esse "empurrãozinho".

A lua nova também é um período muito favorável para cuidados extras com as vegetações, principalmente na parte de adubação e podas, já que a menor circulação de seiva tende a deixá-las mais fracas. "Neste período, as plantas estão mais susceptíveis ao ataque de pragas devido à baixa imunidade", pontua o especialista.


Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/paisagismo/noticia/2022/11/como-as-fases-da-lua-podem-influenciar-a-horta-e-o-jardim.ghtml


Comentários