CIENTISTAS CRIAM FARINHA QUE MANTÉM SACIEDADE POR MAIS TEMPO E REDUZ EM 40% NÍVEL DE GLICOSE

 

Pão feito com farinha de trigo integral
Pão feito com farinha de trigo integral Pexels

Cientistas criam farinha que mantém saciedade por mais tempo e reduz em 40% nível de glicose no sangue

No estudo, os pesquisadores usaram a farinha de leguminosas para fazer um pão e oferecer aos voluntários, que relataram ficar saciados por mais tempo

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

19/02/2023 11h07  Atualizado há 2 dias

Cientistas da King's College London, no Reino Unido, desenvolveram uma farinha especial e a usaram para preparar um pão que demonstrou manter por mais tempo a sensação de satisfação alimentar e reduziu os níveis de glicose no sangue. Os pesquisadores pontuaram em estudo publicado na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition que o produto pode ser uma alternativa mais saudável e que reduz o risco de obesidade e diabetes.

A nova farinha é baseada em leguminosas, que incluem grão-de-bico, lentilha e feijão. Estes tipos de alimentos já são conhecidos por serem úteis para nos ajudar a manter um peso saudável e reduzir o risco de doenças cardíacas. Seus benefícios dependem em grande parte da integridade do material vegetal.

“Em um momento em que todos somos encorajados a aumentar nossa ingestão de fibras, este estudo destaca a importância da forma física da fibra, como paredes celulares intactas, retardando a digestão do amido, melhorando os níveis de glicose no sangue e simulando os hormônios da saciedade que nos ajudam a nos sentirmos satisfeitos”, diz o bioquímico Peter Ellis , do King's College London, no Reino Unido, em comunicado.

Depois de produzir a farinha e assar o pão, os pesquisadores testaram em 20 indivíduos saudáveis, que receberam amostras de pão branco com 0%, 30% e 60% de farinha de grão-de-bico. Uma geléia sem adição de açúcar foi adicionada para dar sabor.

O pão enriquecido com grão-de-bico tendeu a fazer os voluntários se sentirem mais cheios de acordo com seu próprio relato. A análise de sangue sugeriu que isso era resultado de um aumento na liberação de hormônios que promoviam a saciedade.

Depois, houve a redução da glicose no sangue: a farinha de grão-de-bico de 30% reduziu os níveis de glicose no sangue em até 40%, com uma queda semelhante observada na farinha de grão-de-bico de 60% em comparação com a farinha comum. Isso se deve ao fato de o amido demorar mais para se decompor no corpo, dizem os pesquisadores.

"Ficamos impressionados com os resultados que vimos em indivíduos saudáveis ​​e agora gostaríamos de ver como nosso pão de farinha de grão-de-bico pode ajudar no controle do peso corporal ou diabetes em testes de intervenção dietética em larga escala com pessoas que sofrem com essas condições”, conta o fisiologista intestinal Balazs Bajka, do King's College London, em comunicado.

Em seu estudo publicado, os pesquisadores observam que pode ser difícil fazer com que as pessoas mudem seus hábitos alimentares para prevenir e enfrentar problemas potenciais, como obesidade e diabetes – e é por isso que avanços como esse são tão promissores.

Alimentos básicos como pão poderiam ser modificados para serem melhores para nós, o que não exigiria nenhum esforço real de nossa parte. Geralmente, comer alimentos que requerem menos processamento tem consistentemente demonstrado ser o caminho a seguir para uma vida mais longa e saudável.

Este é o primeiro estudo desse tipo, demonstrando como o uso de farinha de leguminosas integrais no pão pode ter esses efeitos benéficos. Há muito mais por vir: a mesma abordagem também pode ser usada em outros tipos de alimentos.

“Sabemos há muito tempo que a estrutura dos alimentos pode ter um grande impacto em seu valor nutricional”, diz a biocientista Cathrina Edward , do Quadram Institute, no Reino Unido. “Este estudo é um exemplo promissor de como novas estruturas de ingredientes podem ser usadas com sucesso para melhorar os efeitos metabólicos e de saciedade dos produtos alimentícios do dia a dia. Esperamos que nossas descobertas atraiam o interesse de produtores de alimentos que buscam melhorar as credenciais de saúde de seus produtos”.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2023/02/cientistas-criam-farinha-que-mantem-saciedade-por-mais-tempo-e-reduz-em-40percent-nivel-de-glicose-no-sangue.ghtml


Comentários