BARRIGA INCHADA? POSTURA DE IOGA PROMETE REDUZIR O ABDÔMEN COM APENAS 10 MINUTOS POR DIA

 

Barriga estufada
Barriga estufada Freepik

Barriga inchada? Postura de Ioga promete reduzir abdômen com apenas 10 minutos por dia

Entre seus benefícios estão uma melhora na digestão, aumento na circulação sanguínea e redução de inflamações do organismo

Por Victoria Vera Ziccardi, La Nacion

09/01/2023 15h48  Atualizado há um mês

A Ioga é uma das atividades físicas mais praticadas atualmente. Além dos benefícios para o corpo, a prática prolongada faz bem para a mente e, segundo os alunos que frequentam as aulas, para o “espírito”. Seus seguidores mais fiéis incentivam a torná-lo um hábito de vida para desfrutar de todo o seu poder de cura.

Muitas de suas posturas podem ser feitas fora do contexto de uma aula de ioga, sem ir além, no conforto de casa. Como a Viparita Karani, uma das poses de ioga mais calmantes e nutritivas para a mente e o corpo. Entre seus benefícios estão a melhora da digestão, o aumento da circulação sanguínea e a desinflamação e redução de inflamações do organismo.

“Viparita Karani, também conhecida como postura da vela apoiada, é considerada uma postura de inversão dentro dos asanas regulares do ioga, mais orientada para ser realizada em iogaterapia ou Yin. Recomenda-se que no início seja feito com a ajuda de um professor, até que dominemos bem o suficiente para fazer em casa”, diz Camila Riganti, instrutora de ioga, criadora do Método Balance e uma das famosas quíntuplas.

“Uma maneira simples de fazer Viparita Karani é colocar um bolster - uma almofada alongada que nos ajuda a executar corretamente certas posturas de ioga - perto da parede, apoiando as nádegas e ativando o abdômen para trazer as pernas para a parede. As arestas interiores dos pés devem tocar-se e a zona dorsal deve estar apoiada no chão, assegurando que os ombros estão no chão e a curva cervical também”, explica Mónica Duran, diretora do Kali Ioga Pilar.

Ela garante que é necessário fazê-lo por pelo menos 15 minutos por dia para notar seus resultados e diz que se for feito antes pouco antes de dormir “consegue um sonho gostoso”.

Os instrutores apontam ainda benefícios como: ajuda a melhorar a digestão, desinflama o corpo, reduz o estresse, previne varizes, além de ser regenerador e relaxante. Também melhora a qualidade do sono à noite, a circulação do sangue, oxigenação e contribui para a ativação linfática.

Em um estudo intitulado “O impacto da postura de inversão de Viparita Karani Ioga na pressão arterial média em mulheres jovens”, os pesquisadores se propuseram a observar o impacto da postura na pressão arterial de mulheres jovens.

Durante a análise, os grupos foram feitos para realizar a pose de Viparita Karani (pernas para cima na parede). Ao mesmo tempo, a pressão arterial foi medida em três etapas: uma linha de base, após um exercício respiratório de cinco minutos e cinco minutos após o término do exercício respiratório.

Como resultado, eles descobriram que a postura acompanhada de exercícios respiratórios reduziu significativamente a pressão arterial das jovens.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2023/01/barriga-inchada-postura-de-ioga-promete-reduzir-abdomen-com-apenas-10-minutos-por-dia.ghtml


Comentários