AS ABELHAS ESTÃO DESAPARECENDO? ENTENDA O PORQUÊ E APRENDA A ATRAÍ-LAS

 

Algumas espécies de plantas podem atrair mais abelhas para o seu jardim ou sua horta
Algumas espécies de plantas podem atrair mais abelhas para o seu jardim ou sua horta NickRivers / Pixabay / Creative Commons

As abelhas estão desaparecendo? Entenda o porquê e aprenda a atraí-las

As abelhas são insetos responsáveis por grande parte da polinização das plantas que nos fornecem alimentos

Por Fernanda Drumond

22/02/2023 06h39  Atualizado há 8 horas


O declínio das populações de abelhas é um assunto debatido há décadas pela comunidade científica internacional. As causas são diversas: a proliferação de parasitas, o uso de pesticidas, as mudanças climáticas, a urbanização e outros fatores relacionados à ação humana.


Além do desaparecimento completo de espécies, esse fenômeno é preocupante, porque a existência de abelhas em um ecossistema está intimamente ligada à biodiversidade e à produção de alimentos, já que elas são importantes polinizadores.

Segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Princeton e publicado na revista Nature no ano passado, a redução do número desses indivíduos pode agravar a concorrência entre plantas que necessitam do apoio desses insetos para se reproduzir, ameaçando a existência de espécies que não se saem tão bem nessa competição. Esse é um dos motivos pelos quais diversos países estão adotando medidas de proteção às abelhas, por exemplo, proibindo algumas substâncias agrotóxicas.

A ONU (Organização das Nações Unidas) publicou um relatório em 2020 afirmando que 70% das culturas que fornecem a maioria dos alimentos do mundo dependem da polinização para obterem melhores resultados e as abelhas são os principais polinizadores da agricultura. Pesquisas anteriores também já constataram que os frutos provenientes de flores polinizadas produzem mais sementes, têm maior valor nutritivo e, ainda, possuem melhor aparência, sabor e maior durabilidade.

O engenheiro agrônomo e paisagista Eduardo Funari (@funari.paisagismo) comenta que o Reino Unido já tem até um “exército” de abelhas-robôs para cumprir esse papel e conta: “na época de plantação das laranjas para comercialização, grandes laranjais contratam apicultores para levar abelhas nas plantações e ajudar na polinização para melhorar a qualidade, rendimento e tamanho das frutas”.

As abelhas gostam do néctar do girassol — Foto: Supriyo Das / Pexels / Creative Commons

As abelhas gostam do néctar do girassol — Foto: Supriyo Das / Pexels / Creative Commons

Uma pesquisa concluída em dezembro de 2022 pela Universidade de Boston revelou que a polinização mundial já é insuficiente, causando perdas de quase 5% da produção global. Os cientistas estimam que isso possa causar no futuro mortes em excesso por doenças associadas ao baixo consumo de alimentos saudáveis.

De acordo com Funari, todos têm o potencial de ajudar a reverter essa situação, basta trazer a natureza para mais perto. Mesmo pequenos espaços podem favorecer a visita de polinizadores. "Ao contrário do que se imagina, não importa o tamanho do jardim e, sim, as escolhas", comenta.

Para contribuir com a biodiversidade e o meio ambiente, pode-se ter uma horta ou jardim em casa com espécies melíferas, ou seja, que atraem abelhas. Veja algumas sugestões abaixo:

  1. Lavanda
  2. Coentro
  3. Funcho
  4. Hortelã
  5. Manjericão
  6. Sálvia
  7. Girassol
  8. Azaleia
  9. Madressilva
  10. Glicínia
  11. Buxo
  12. Tomilho
  13. Açafrão
  14. Gerânio
  15. Calêndula

  16. Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/paisagismo/noticia/2023/02/as-abelhas-estao-desaparecendo-entenda-o-porque-e-aprenda-a-atrai-las.ghtml

Comentários