7 DICAS PARA TER UMA HORTA ORGÂNICA EM CASA

 

Lembre-se de espaçar corretamente as hortaliças e usar as ferramentas de jardinagem corretas
Lembre-se de espaçar corretamente as hortaliças e usar as ferramentas de jardinagem corretas Freepik / Creative Commons

7 dicas para ter uma horta orgânica em casa

Saiba como cultivar frutas, ervas e hortaliças saborosas, sem agrotóxicos e venenos industrializados

Por Aline Melo

07/12/2022 06h39  Atualizado há 2 meses


O mercado registra um aumento significativo na procura por alimentos orgânicos. Segundo uma pesquisa nacional desenvolvida pela Organis (Associação de Promoção dos Orgânicos), o principal motivo pelo qual os consumidores optam pelos produtos livres de agrotóxicos é a melhora da saúde, com 47%, seguida da qualidade do produto, com 24%.

Uma forma de garantir alimentos limpos e livres de pesticidas é cultivá-los em casa. Por sinal, nem sempre, isso demanda um grande espaço. Muitas frutas, hortaliças e ervas podem ser cultivadas em quintais, canteiros, floreiras e até vasos. Confira abaixo sete dicas para criar sua horta orgânica!

1. Verifique se há luz suficiente disponível

Boa parte das espécies de hortaliças necessitam de 5 a 6 horas de luz por dia. "Mas se você dispõe de espaços que recebem apenas 4 horas de luz solar, opte pela acelga, agrião, chicória, salsão, melissa e hortelã-pimenta", afirma a engenheira-agrônoma e especialista em agricultura orgânica Fabiana Froés.

Caso o lugar seja iluminado por mais tempo, com 6 horas de luz por dia, é possível cultivar coentro, manjericão, hortelã, cebolinha, salsa, orégano e alecrim. "Já as espécies como alface, tomate, berinjela e pimentão necessitam de 8 horas de luz diária", completa.

2. Prepare o solo

Depois do sol, o fator mais importante para uma horta saudável é o solo. O paisagista João Queiroz afirma sers importante adequar o solo ao espaço. Para um vaso de plástico, por exemplo, ele sugere uma dosagem alta de areia misturada (50% areia, 50% composto). Já em vasos de terracota, o ideal seria 30% de areia.

Segundo o paisagista, a areia é fundamental para garantir a drenagem, já que a maioria das hortas não sobrevive por excesso de água. “Em ambos os casos é necessário que o recipiente tenha um orifício ao fundo no centro e uma base de argila expandida, além de manta de drenagem”, ensina.

A sua horta orgânica pode ser setorizada por troncos de madeira, impedindo a competição entre espécies — Foto: Edu Castello / Divulgação

A sua horta orgânica pode ser setorizada por troncos de madeira, impedindo a competição entre espécies — Foto: Edu Castello / Divulgação

3. Adube conforme a necessidade

Todo o potencial do alimento orgânico só será possível se ele for cultivado em um solo equilibrado, com macro e micronutrientes. Para garantir a proteção ao solo, adote o uso de uma cobertura e priorize o uso de adubos orgânicos. "Comece plantando mudas e não sementes, assim, você conseguirá perceber com mais facilidade a necessidade daquela espécie", explica a jardinista Marina Reis.

4. Atente-se às regas

É importante que sua horta seja de fácil irrigação, já que ela precisará de água todos os dias e, se o local dificultar esse processo, corre-se o risco de esquecer. Devido às variáveis do desenvolvimento das plantas, podem não haver regras específicas quanto às regas, porém, tanto a terra muito seca quanto muito úmida podem acabar com o seu sonho da horta doméstica.

“A maioria das ervas precisa de um solo úmido, mas não encharcado, então indico sempre que se faça a drenagem desses vasos, evitando o apodrecimento das raízes. Uma camada de pedra – dois dedos – e furos no fundo do vaso garantem essa drenagem”, ensina Marina. Procure também evitar os horários mais quentes, pois a água evapora rapidamente. Regar à noite também não é indicado, porque a absorção é menor e as folhas demoram a secar.


Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/paisagismo/noticia/2022/12/7-dicas-para-ter-uma-horta-organica-em-casa.ghtml


Comentários