10 AÇÕES INCRÍVEIS ( E ESTRANHAS) QUE AS ÁRVORES FAZEM E QUE VOCÊ NÃO SABIA

 

Conheça 10 ações surpreendentes das árvores que você não vai acreditar no que fazem (Foto: Pexels / Felix Mittermeier / CreativeCommons)

Conheça dez ações surpreendentes das árvores que você não acreditará no que fazem! (Foto: Pexels / Felix Mittermeier / CreativeCommons)

10 ações incríveis (e estranhas) que as árvores fazem e você não sabia!

Era do seu conhecimento que árvores podem explodir? Ou que elas cometem suicídio? Especialistas explicam curiosidades sobre diversas espécies!

  • POR BRUNA CEZARIO COM ALEX ALCANTARA

30 NOV 2021 - 07H03 ATUALIZADO EM 30 NOV 2021 - 07H03

 

As árvores são essenciais para o meio ambiente e, consequentemente, para o equilíbrio do nosso planeta. Mas se te perguntarem sobre outra habilidade ou até mesmo uma curiosidade? A resposta é sempre a mesma: servem para fugir do sol e do calor, ou para produzir frutos.

Entretanto, se chegar mais perto delas, poderá perceber formas de comunicação entre as espécies e suas maneiras letais para sobreviver. Pensando nisso, separamos dez ações surpreendentes que as árvores fazem sem o conhecimento de muitas pessoas...

1. As árvores podem explodir!

Se tentar comer uma semente do açacu, também pode ter vômito e diarreia (Foto: Flickr / Hans Hillewaert / CreativeCommons)

Se tentar comer uma semente do açacu, é provável que você tenha vômito e diarreia (Foto: Flickr / Hans Hillewaert / CreativeCommons)

Não necessariamente as árvores, mas a dispersão das sementes de algumas delas podem acontecer de uma forma bem inusitada. Por exemplo: a açacu é uma árvore que possui veneno em praticamente todas as partes. Ela é coberta por espinhos.

Segundo a engenheira agrônoma Fabiana Fróes, as frutas da espécie explodem e enviam sementes com uma velocidade de até 240 km/h. “O seu consumo é inviável e muito danoso para saúde, pode causar problemas como diarreia, vômito entre outras reações no corpo”, explica.

2. Auto amputação

Segundo a engenheira florestal Juliana Pinheiro, em condições normais, a árvore emprega suas energias de maneira muito eficiente e precisa para suas atividades cotidianas. Uma perturbação, como um galho ferido, pode desestabilizar esse “sistema”. Desta forma, o custo da recuperação de um galho para a árvore é muitas vezes alto demais e, assim, ela mesma pode deixar de enviar água e nutrientes para o local "machucado". 

Nestes casos, ela pode simplesmente bloquear a circulação de seiva para o galho e deixar ele morrer e cair. Claro, às vezes a amputação não é possível, mas quando é, forma-se uma região sem casca, que vai ficando cada vez menor conforme os anos passam.

3. Árvores têm guarda-costas

Uma solução encontrada pelas acácias é abrigar um exército de formigas. A árvore fornece abrigo e alimento, e a formiga faz a segurança (Foto: Pexels / prasanthdas ds / CreativeCommons)

Uma solução encontrada pelas acácias é abrigar um exército de formigas. A árvore fornece abrigo e alimento, e a formiga faz a segurança (Foto: Pexels / prasanthdas ds / CreativeCommons)

Existe um gênero de formigas Pseudomyrmex que atuam como guarda-costas de árvores de Acácia hindsii. Essas formigas defendem do ataque das pragasinsetos e animais. Como retorno, alimentam-se do néctar e usam a espécie como abrigo.

4. Ecoam o barulho do estresse

Apesar de parecer algo inusitado, as plantas podem emitir vibrações com frequências que variam de 20 a 100 KHz quando se encontram sob estresse, como a falta de água. O ouvido humano só capta frequências até 20 KHz, mas com a ajuda de tecnologias, torna-se possível ouvir este ruído gerado por conta do estresse.

5. As árvores cometem suicídio?

Fabiana afirma que, recentemente, foi descoberta uma espécie de palmeira em Madagascar que pode se matar. “A produção de flores dessa espécie leva a autodestruição da palmeira. Cada flor pode ser fertilizada, ou seja, a espécie produz um excesso de frutas e atinge a exaustão”, explica.

6. As árvores têm memória molecular

Ao ser tocada, a dormideira dispara vários sinais elétricos. Esses sinais induzem o mecanismo de fechamento das folhas (Foto: Flickr / Mizuki ITO / CreativeCommons)

Ao ser tocada, a dormideira dispara vários sinais elétricos. Esses sinais induzem o mecanismo de fechamento das folhas (Foto: Flickr / Mizuki ITO / CreativeCommons)

As plantas não possuem uma memória como a dos animais, mas isso não quer dizer que elas não exerçam atividades ligadas à tomada de decisões e resolução de problemas através do uso de informações e memórias.

A engenheira florestal pontua que a memória molecular das plantas é também conhecida como memória inata, e está ligada ao tipo de reação que será adotada a partir de uma determinada ação externa. “Como exemplo, temos estudos que mostram a reação de uma planta (Mimosa pudica L.) que é uma espécie altamente sensível ao toque ou ao crescimento abrupto, que após ser erguida várias vezes diminui a resposta ao estímulo, visto que esta memorizou que estar erguida não é perigoso, podendo guardar essa informação por até 40 dias”, complementa Juliana.

7. Imortais

As árvores são espécies permanentes e de considerável longevidade. Existe uma lista das árvores mais antigas do planeta. Podemos citar quatro exemplos: Velha-tjikko, Pinus-longaeva, figueira-dos-pagodes, Cipreste-de-abarkooh.

8. Eucaliptos: as árvores gasolinas

Conhecidos como “árvores gasolina”, os eucaliptos estão sempre preparando a floresta para um incêndio (Foto: Unsplash / Jonathan Borba / CreativeCommons)

Conhecidos como “árvores gasolina”, os eucaliptos estão sempre preparando a floresta para um incêndio (Foto: Unsplash / Jonathan Borba / CreativeCommons)

eucalipto é conhecido como “árvore gasolina”, pois produzem óleos inflamáveis. Além disso, a grande camada de serapilheira que se acumula nas florestas de eucalipto, devido primeiro à troca frequente de casca, folhas e galhos, e segundo às podas realizadas no manejo dessas áreas florestais, facilita a propagação do fogo.

Por isso, a vantagem competitiva destas árvores está justamente nas características químicas, físicas e no manejo realizado nos eucaliptais.

9. Elas fazem seu próprio fertilizante?

As árvores se alimentam através da fotossíntese. Fabiana comenta que elas produzem o seu próprio alimento para crescer forte e saudável. “O ideal é que o solo seja manejado de forma adequada para a adição de fertilizantes necessários. As plantas também usam outro recurso próprio que é a ciclagem de nutrientes”, diz.

As folhas que caem no chão se decompõem naturalmente e devolvem os nutrientes para o solo. Colaborando com o ciclo de alimentação das árvores.

10. A linguagem das folhas

Por meio do programa Mata Viva®, iniciativa conduzida pela BASF e Fundação Espaço ECO, a empresa já plantou mais de 1,25 milhão de mudas nativas da Mata Atlântica até o final de 2020, reflorestando cerca de 730 hectares de terras, incluindo a Floresta Mat (Foto: Marc Egger / Divulgação)

No meio de uma floresta, também podem ser encontradas verdadeiras árvores matriarcais, que estão conectadas com todas as outras árvores, e coordenam o compartilhamento dos nutrientes (Foto: Marc Egger / Divulgação)

Juliana conta sobre a existência de estudos que mostram que existe sim uma conexão subterrânea entre as árvores. “Algo parecido com uma rede que as permitem interagirem de diversas maneiras, possibilitando desde a troca de nutrientes até a comunicação sobre possíveis ameaças biológicas”, finaliza.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2021/11/10-acoes-incriveis-e-estranhas-que-arvores-fazem-e-voce-nao-sabia.html


Comentários