NEUROCIENTISTA DE HARVARD DIZ QUAL É A HABILIDADE "MAIS SUBESTIMADA" DE TODAS AS PESSOAS DE SUCESSO

 

Para neurocientista de Harvard, escrever bem é uma habilidade essencial nos líderes, porém subestimada — Foto: Google imagens

Neurocientista de Harvard diz qual é a habilidade "mais subestimada" de todas as pessoas de sucesso

Para Juliette Han, não importa em qual setor você esteja, desenvolver essa soft skill é essencial

Por Época NEGÓCIOS

28/01/2023 16h05  Atualizado há 6 horas

5 de outubro de 2022

Não são raros os exemplos de pessoas tímidas e introvertidas que se tornam grandes líderes. Para Juliette Han, neurocientista, consultora acadêmica da Harvard Medical School e membro do corpo docente da Columbia Business School, nos Estados Unidos, uma habilidade que costuma ser pouco valorizada é comum às pessoas de sucesso: a escrita clara e estratégica.

"Sempre fui introvertida. Quando consegui meu primeiro emprego, depois de obter meu doutorado em neurociência, fiquei preocupada com a dificuldade de me comunicar com outras pessoas", conta a cientista, em artigo à CNBC.

"Mas aprendi rapidamente que não precisava me forçar a ser extrovertida. A habilidade mais subestimada que as pessoas de sucesso têm, especialmente os introvertidos, é a capacidade de escrever com clareza", diz Juliette, que é PhD em neurociência pela Universidade de Harvard.

Para a cientista, não importa em qual setor você esteja, ser um escritor atencioso e estratégico irá ajudá-lo a ficar mais confiante em suas interações - seja por email, ao falar em público ou até mesmo durante conversas sociais.

A pesquisadora sugere 5 caminhos para melhorar a habilidade. Confira quais são:

1. Escolha o melhor formato para a sua mensagem

Antes de comunicar uma ideia ou fazer um pedido, decida qual é o melhor formato para entregar suas informações, sugere a pesquisadora. Se você estiver compartilhando pesquisas envolvendo dados complexos, isso significa que talvez precise do PowerPoint para exibir gráficos e imagens, por exemplo.

Ao anunciar decisões estratégicas, o melhor pode ser um email detalhado. "Usar bullets points são uma ótima forma de fazer com que os leitores se concentrem e processem as informações", diz Juliette. Ela sugere, ainda, o método STAR para os emails. A sigla, em inglês, diz respeito a definição clara de: situação, tarefa, ações e resultado.

Para discussões como atualizações de progresso ou coleta de feedback, a indicação é a de um e-mail curto ou uma conversa rápida.

2. Evite usar jargões

Ter uma linguagem clara e simples é a maneira mais eficaz de articular tópicos complexos, defende a pesquisadora. "Evite jargões ou siglas do seu setor, não importa o quão universais você pense que elas sejam", afirma.

Para defender um ponto de vista, ela sugere o uso de gráficos ou analogias. "Um dos melhores exemplos que já vi disso foi quando um executivo projetou sua apresentação anual de estratégia financeira usando referências de um livro infantil".

"Mas não inclua detalhes estranhos que possam sair do assunto ou sobrecarregar o público", acrescenta ela.

4. Mostre seu trabalho.

"Se você estiver lidando com um tópico potencialmente controverso (por exemplo, alocar um orçamento ou reestruturar um departamento da empresa), conduza os leitores pelo seu processo de pensamento", sugere Juliette.

Essa abordagem, segundo ela, gera confiança e mostra às pessoas que você é minucioso, tem uma visão ampla de diferentes perspectivas e pode fornecer o contexto quando se trata da tomada de grandes decisões. "Peça feedback e anote quaisquer preocupações", acrescenta.

5. Escreva com precisão.

Por fim, a pesquisadora defende que algumas práticas fundamentais podem tornar a comunicação mais assertiva.

Segundo ela, antes de qualquer coisa:

  • Não seja desleixado. Verifique se há erros de digitação, gramática e consistência nos números.
  • Evite piadas desnecessárias. Elas podem não ficar bem por escrito, especialmente com pessoas que não o conhecem.
  • Desafie-se a remover o máximo possível de palavras, frases e até ideias inteiras. Então pergunte: "Minha tese ainda está de pé?"
  • Essencialmente, você deve tratar as palavras como a moeda valiosa que elas são.

  • Fonte:https://sebraers.com.br/momento-da-empresa/os-4-elementos-da-lideranca/

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