18 metas e rituais para ter a casa e a mente
organizadas em 2023
Criar bons hábitos ajuda a gerar
bem-estar para enfrentar os desafios e colocar os objetivos em prática
Por Rosana Ferreira
29/01/2023 06h45 Atualizado há 16 horas
O início do ano marca uma transição e, com ela, é comum desejarmos um ciclo diferente, com objetivos para melhorar vários aspectos da vida. Que tal começar colocando ordem em casa e na mente? Criar atitudes no dia a dia, que se tornem hábitos, ajuda a trazer bem-estar e organização para tirar do papel os planos para 2023. Confira as dicas abaixo e comece já!
Casa
Fazer uma boa triagem para retirar objetos e roupas sem uso é um bom começo para organizar a casa — Foto: Freepik / CreativeCommons
- Livre-se de tudo que você não usa mais. É comum, na correria rotineira, guardar itens e acumular objetos sem uso prático ou que não nos representam mais. "Faça uma boa triagem e aproveite esta época do ano para tirar tudo aquilo que está parado", sugere a personal organizer Nalini Grinkraut, especialista em desapego e consumo consciente.
- Conserte o que está quebrado. Além de atrapalhar o dia a dia, itens avariados não trazem boas energias. A dica de Nalini é listar tudo que está precisando de manutenção e já direcionar ao local que pode resolver.
- Coloque as roupas em ordem: peças que estão rasgadas, sem botão, com zíper a ser trocado ou que precisam ser ajustadas para servirem melhor no seu corpo. "Não deixe no seu armário roupas que você não consegue usar mais", diz a personal organizer.
- Faça uma limpeza geral em todos os cômodos. Aproveite essa época do ano para fazer uma boa faxina na casa, porque isso traz energia de renovação para começar bem um novo ciclo.
- Aposte em objetos e elementos decorativos que trazem memórias afetivas e fazem parte do seu repertório de vida. "Cuidado, porém, para não encher os espaços com muitos elementos que dificultam a visualização e a limpeza", alerta Nalini.
- Deixe sua casa com o perfume que gosta. Pode ser flores, um spray de ambiente, um difusor de aromas, uma vela ou óleos essenciais. O cheiro pode trazer sensações prazerosas para a sua rotina.
- Organize suas gavetas. A dica da personal organizer, autora do livro Casa Arrumada, Vida Leve, é criar "endereços" aos pertences para que você consiga acessar todos os itens com facilidade.
- Devolva tudo o que está espalhado pela casa ao seu devido lugar. "Recolha também os papéis das mesas e tudo o que se acumula nos balcões ou nas mesas de cabeceira, e encontre um local para guardar", orienta Nalini.
- Busque acessórios que deixem sua casa mais acolhedora, como almofadas, manta, quadros e tapetes.
- Agradeça pelo que você tem e coloque em uso todos os seus pertences. "A gratidão te preenche, além de trazer leveza e felicidade", acredita a personal.
Mente
Crie uma rotina para o seu dia, pois isso ajuda a diminuir a ansiedade e aumentar a produtividade — Foto: Freepik / nakaridore / CreativeCommons
- Crie uma rotina para você. “Ter uma rotina definida no seu dia a dia faz toda a diferença para ter uma vida mais leve e fluída. Além disso, diminui a ansiedade, aumenta a produtividade e ajuda a realizar com mais facilidade as tarefas”, analisa a influenciadora Duda Schietti.
- Levante cedo e não mexa no celular assim que acordar. “Isso não só otimiza seu tempo, mas também dá mais disposição para enfrentar o dia. No caso do smartphone, acordar e mexer nele imediatamente cria uma sensação de estresse e ansiedade”, justifica Duda.
- Faça exercícios. Essa atitude é uma questão de saúde, porque quando você se exercita, aumenta a liberação de endorfina, e a recompensa é uma sensação incrível de bem-estar. "Se você é uma pessoa que não tem o costume se praticar atividades físicas, minha dica é começar gradualmente, que logo se apaixonará", garante a influenciadora.
- Organize seu dia na noite anterior. Segundo Duda, quando paramos e tiramos um tempo para organizar as atividades do dia seguinte, conseguimos visualizar nossas tarefas com muita mais clareza. Além disso, com a rotina organizada fica muito mais fácil cumprir as obrigações.
- Medite, porque é uma prática simples e fácil de incorporar na vida, mas muitas pessoas não sabem nem por onde começar. Para quem tem vontade de criar este hábito, a dica de Duda é tentar ficar em silêncio alguns minutos um pouco a cada dia. "Deixe o seu celular de lado, feche os olhos e tente se ouvir. Aos poucos você pega o jeito e garanto que mudará sua vida."
- Cozinhe! Trata-se de um hábito maravilhoso, que você pode incorporar na sua vida. "Eu particularmente amo preparar minha própria comida e costumo em dias de semana fazer as refeições mais na minha casa do que em restaurantes", conta a influencer. Além disso, é possível ter uma alimentação mais saudável.
- Escreva. Em inglês existe um termo que é o “journaling”, ou seja, escrever seu próprio diário, um hábito que pode ajudar muito. "Eu comecei a escrever fazendo um diário de gratidão e escrevendo todos os dias três coisas do dia a dia pelas quais eu era grata. Não tem regra, o objetivo é colocar seus pensamentos no papel ou no laptop e deixar fluir", diz Duda.
- Aproveite sua própria companhia. Muitas pessoas se sentem solitárias, mas não existe companhia melhor no mundo do que a sua. "Quando começamos a aproveitar nossa própria companhia, conhecemo-nos melhor, aprendemos a nos valorizar mais como pessoas e entramos em contato com os nossos sentimentos", finaliza a influenciadora.
Meditar é um hábito simples que pode ser incorporado ao dia a dia aos poucos para trazer bem-estar — Foto: Freepik / shurkin_son / CreativeCommons
Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/comportamento/bem-estar-e-saude/noticia/2023/01/18-metas-e-rituais-para-ter-a-casa-e-a-mente-organizadas-em-2023.ghtml
Comentários
Postar um comentário