VEJA OS ALIMENTOS QUE CIENTISTAS QUEREM CLASSICÁ-LOS COMO DROGAS


alimentos ultraprocessados
Crédito: Yuliya Apanasenka/istockPesquisadores defendem que alimentos ultraprocessados viciam tanto quanto cigarro e devem ser classificados como drogas

Veja os alimentos que cientistas querem classificá-los como drogas

Esses itens estão ligados a uma série de doenças e mortes prematuras

Por: Redaçã

 Uma classe de alimentos tida como altamente viciante está na mira de cientistas, que querem classificá-los como drogas. Segundo eles, esses itens atendem aos mesmos padrões de dependência que a nicotina, que estabeleceram o cigarro como droga na década de 1990.

Os alimentos incluem uma série de guloseimas como rosquinhas, cereais açucarados, pizza, refrigerante, batata frita e doces no geral, que contêm grandes quantidades de aromatizantes, conservantes e adoçantes não naturais.

Os ingredientes artificiais dão a eles um sabor muito palatável, porém os tornam ricos em calorias, gordura, açúcar ou sal, o que aumenta o risco de obesidade e outras doenças crônicas.

Em entrevista ao Daily Mail, a pesquisadoras Alexandra DiFeliceantoni, professora de pesquisa de comportamentos de saúde da Virginia Tech University, disse que esses itens não podem ser considerados alimentos. “São produtos que foram muito bem projetados para fornecer substâncias viciantes”, afirmou.

Virginia e um grupo de pesquisadores querem que a comercialização desses alimentos para crianças seja restrita, da mesma forma que a publicidade de nicotina não pode ser direcionada a crianças.

Obesidade e outras doenças

A crise da obesidade nos Estados Unidos está em grande parte ligada à prevalência de alimentos ultraprocessados. Acredita-se que os alimentos componham cerca de 50% da dieta americana.

A autora líder do estudo, Ashley Gearhardt, professora de psicologia da Universidade de Michigan, alertou que mesmo as pessoas com peso saudável ainda correm o risco de desenvolver câncer e outros problemas relacionados ao consumo da chamada “junk food”.

alimentos ultraprocessados
Crédito: Domoyega/istockAlimentos ultraprocessados estão ligados a doenças e mortes prematuras

Os alimentos têm sido associados a um salto em doenças como câncer colorretal e renal, e Alzheimer nos EUA, entre outras doenças.

O aumento constante de açúcar no sangue, através da ingestão de alimentos açucarados, também pode levar ao diabetes.

Um estudo publicado em setembro que descobriu que as taxas de câncer de mama, cólon e pâncreas de início precoce estavam aumentando globalmente também apontou esses alimentos como culpados.

Inúmeros outros estudos também já associaram o consumo dessa classe e alimentos a mortes prematuras.

Alimentos ultraprocessados

O termo se refere à classificação de alimentos pela quantidade de processamento industrial que passaram. Os alimentos ultraprocessados têm uma infinidade de ingredientes em sua composição, incluindo conservantes, edulcorantes ou intensificadores de cor.

Além de serem ricos em gordura de má qualidade, possuem baixa densidade de vitaminas e fibras, e são economicamente rentáveis para a indústria.

Nesta categoria estão carne processada, como salsichas e hambúrgueres; cereais matinais ou barras de cereal; sopas instantânea; bebidas açucaradas; nuggets de frango; bolo; chocolate; sorvete; pão produzido em larga escala; shakes e refeições prontas, como torta e pizza.

Fonte:https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/alimentos-que-cientistas-querem-classifica-los-como-drogas/


Comentários