REFLEXÃO SOBRE JAIR BOLSONARO, O PESADELO POLÍTICO DO BRASIL: UM 'FENÔMENO' NEONAZISTA FEITO NOS EUA

 

A primeira-dama Michelle Bolsonaro e o presidente da República Jair Bolsonaro, durante as comemorações do 7 de setembro / Crédito: Alan Santos/PR

Jair Bolsonaro, o pesadelo político do Brasil: um 'fenômeno' neonazista feito nos EUA

MAIS RECENTES

Com 92% contados, o candidato presidencial de extrema direita Jair Bolsonaro está programado para se tornar o próximo presidente do Brasil.

Bolsonaro obteve 55,6% dos votos, contra o candidato do PT Fernando Haddad, que recebeu 44,3  %.

Relatos ainda a serem confirmados que até trinta por cento dos eleitores se recusaram, cancelaram seu voto ou se abstiveram.

Uma atmosfera de confusão e divisão social prevalece no Brasil.

Não há relatos de fraude eleitoral.

 

***

“Nem a ditadura militar defendeu uma ideologia tão abertamente fascista como o Bolsonaro faz hoje. Ele não se importa em ser comparado a Hitler”, Michael Löwy.

“É difícil explicar o surgimento de um fenômeno melhor descrito como política patológica em larga escala” segundo o sociólogo franco-brasileiro Michael Löwy, em entrevista quando questionado sobre a ascensão de Jair Bolsonaro, candidato presidencial do Brasil cujo bisavô era um nazista soldado.

Ex-deputado que entregou apenas dois projetos de lei ao longo de quase três décadas, como candidato à presidência, agora Bolsonaro promete, entre muitas outras “políticas” fascistas mergulhadas em uma total falta de projeto para o país ao se recusar a debater, tornar a “polícia livre”. matar” sem qualquer investigação. 

O candidato do Partido Social Liberal (PSL, totalmente a favor das privatizações e profundamente nacionalista) que lidera as pesquisas, disse certa vez que a guerra civil é a única solução para o Brasil. Bolsonaro frequentemente ataca seus oponentes com muita violência, especialmente esquerdistas e homossexuais prometendo uma “tolerância zero” contra eles quando for eleito, o que inclui tortura e assassinato. 

Não surpreendentemente, o país vive um crescimento da violência às vésperas do segundo turno das eleições.

'Enigmas' sobrevoando o gigante sul-americano

Em junho de 2013, o Brasil vivia sua “Primavera” social: outro “enigma” sociológico: pouco explicado e analisado: era muito parecido com outros em todo o mundo cujas multidões não sabiam exatamente por que e como de repente saíram às ruas ( como a teleSUR mostrou entrevistando cidadãos brasileiros na época).

Movimentos que se desenvolveram ao redor do mundo, cooptados pela grande mídia – local e internacionalmente distorcendo fatos, ou não contextualizando as notícias: a minimização do estado de direito ferindo as liberdades civis, aumentando a repressão, a corrupção e a influência estrangeira.

Cheios de ódio, ressentimento, discriminação e violência, inclusive por parte das polícias estaduais, às vezes infiltradas entre as pessoas: mesmo esses protestos, parte importante para derrubar a então presidente Dilma Rousseff três anos depois e para impulsionar Bolsonaro, foram consequência de ventos sombrios soprando do mar contra o gigante sul-americano. 

“O estranho, claro, não é a pregação fascista de um indivíduo, mas a adesão de grande parte do eleitorado a essas ideias”, observou o sociólogo radicado em Paris. 

“O sucesso espetacular de Bolsonaro é algo que ainda precisa ser explicado”, afirmou Löwy ao mencionar surpreendentemente que o ex-capitão do exército não se importa em ser comparado a Adolf Hitler – Bolsonaro também elogiou o nazista como um grande estrategista, dizendo que se alistaram no exército de Hitler.

Em retribuição, David Duke , ex-líder da Ku Klux Klan, manifestou seu apoio entusiástico a Bolsonaro: “Parece-nos”. Dentro de seu país, os apoiadores de Bolsonaro estão em geral no mesmo nível, é claro.

Na Era da Informação, não há conspiração internacional que Julian Assange e Edward Snowden não possam trazer à luz.

Estado de caos 

O economista brasileiro Ladislau Dowbor  em entrevista ao autor disse que ao apoiar Bolsonaro, a oligarquia mais uma vez na história do Brasil “prefere enterrar o país do que reconhecer os erros”.

A fragilidade das instituições democráticas se agravou desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2016. “Não há muito mistério sobre o que está acontecendo no Brasil. Essa é a boa e velha luta pelo superávit social”, diz o especialista.

Conversando com o sociólogo Löwy, três fatores importantes podem ter contribuído para a ascensão de Bolsonaro levando à possibilidade de um Estado policial brasileiro: 

  • A política é desacreditada socialmente; 
  • O longo vácuo deixado pela principal oposição ao Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Social-Democrata Brasileiro (PSDB) por falta de propostas políticas e crise moral (em grande parte escondida pela grande mídia e pela “Justiça” brasileira ); 
  •  Um cenário internacional que, sob o presidente dos EUA, Donald Trump, favorece políticos de extrema-direita.

O especialista concordou, acrescentando mais alguns pontos: 

“O impacto social do crime no Brasil; setores dirigentes da sociedade que optam pela repressão violenta como única solução; o ódio de certos estratos sociais ao PT, levando-os a apoiar a 'destruição total do partido'; a forte influência política dos evangélicos conservadores; e a hostilidade à democracia de importantes setores das classes dominantes”. 

Desafiando as elites locais e internacionais

O economista Dowbor apontou algumas das contradições dos anos petistas:

“O Bolsa Família [programa nacional que ajudou a tirar milhões de brasileiros da pobreza e tirar o país do Mapa da Fome Mundial da ONU], que atingiu 50 milhões de pobres, custou cerca de 30 bilhões de reais [cerca de U$D 8 bilhões]. Em comparação, em 2015 o pagamento de juros da dívida pública foi de 500 bilhões de reais [cerca de U$D 134 bilhões]”.

Dowbor lembrou ainda que em 2012, Dilma decidiu conter os juros: 

“A partir daquele momento, começou uma guerra. Muitos correntistas deixaram bancos privados como Itaú, Bradesco e Santander, refugiando-se nos bancos públicos.

“A partir de 2013 não há mais governo no Brasil, apenas boicotes [pelo Congresso] e protestos [públicos] inflados com entusiasmo pela mídia. Dilma foi cassada sem nenhum crime, Lula está preso sem nenhuma culpa comprovada”.

De acordo com Löwy:

“O golpe contra Dilma se explica pelo desejo da oligarquia – agronegócio, empresários, capital financeiro, rentistas – de acabar com o longo domínio petista, apesar da disposição dos governos de centro-esquerda em negociar acordos e fazer inúmeras concessões [em favor do oligarquia].

“A oligarquia, na nova situação econômica criada pela crise, não queria mais negociar nada, não se contentava com concessões: queria governar diretamente e colocar em prática plenamente seu programa neoliberal antipopular.

“A princípio, graças aos escândalos midiáticos e de corrupção envolvendo também dirigentes do PT, uma parte importante da população pareceu aceitar os argumentos do golpe.”

O sociólogo também destacou que a “solução” de Temer em nome da oligarquia local teve consequências devastadoras, incluindo:

“O agravamento da crise socioeconômica, as medidas profundamente antipopulares do governo Temer, os escândalos de corrupção contra vários membros de seu governo e sua base parlamentar e, sobretudo, com o crescimento do desemprego, da pobreza e da desigualdade social.” 

No contexto internacional, Lula e Dilma destacaram a cooperação Sul-Sul, apoiaram a Venezuela e fortaleceram os BRICS. 

Tudo isso intolerável à oligarquia local e ao regime de Washington, que historicamente combate a democracia na região por meio de boicotes, golpes e assassinatos.

'Fenômeno' feito nos EUA

Em julho de 2013, menos de um mês após o início da “Primavera Brasileira”, o jornal nacional O Globo publicou uma série de reportagens denunciando a espionagem norte-americana contra o Brasil. Citando o ex-funcionário da CIA  Edward Snowden,  o Brasil foi o país latino-americano mais espionado nos anos 2000, levando ao impeachment de Dilma.

A grande mídia (incluindo o New York Times ), conhecida por seus vieses conservadores e pró-elites, elogiou a “Primavera do Brasil” e seu vago “propósito”: como o de Bolsonaro hoje foi baseado na retórica, “somos contra tudo .” 

A atuação da mídia local foi então muito semelhante à das vésperas do golpe militar de 1964, com tendência a um novo autoritarismo dentro das Forças Armadas. 

Em grande parte promovidos por perfis falsos no Facebook, esses protestos foram fruto de apoio e influência estrangeira, nesse sentido, os movimentos que levaram a protestos massivos nos últimos anos, como Movimento Brasil Livre e Vem pra Rua (Take to the Streets), são financiados por bilionários americanos.

Ameaças de golpe de Estado emanadas dos mais altos escalões da hierarquia militar nos últimos anos, especialmente desde que Dilma conquistou seu segundo mandato em 2014, foram seguidas pelo assassinato de Marielle Franco (zombado por muitos conservadores, que combatem falsamente a corrupção e a violência em Brasil), que coincidiu com a militarização do Rio: desde os primeiros dias da intervenção, os militares estão distribuindo revistas para crianças com uma capa que mostra um monstro vermelho (o “perigo vermelho”) tentando atacar um branco, menino louro, protegido pelos militares.

A “Justiça” brasileira, historicamente pró-classe e corrupta, tem sido treinada por Washington que também financia, via Departamento de Estado, a viagem de juízes e promotores brasileiros aos EUA, segundo telegramas recentemente divulgados pelo WikiLeaks. Entre eles estão o juiz Sergio Moro , responsável pela prisão de Lula; Moro tem um histórico de corrupção de longa data. 

O assassinato de Marielle em si não foi esclarecido, embora as evidências apontem para um crime de estado, pois Bolsonaro comete livremente, sem qualquer punição, vários crimes eleitorais, como: 

  • Divulgação de notícias falsas;
  • uso ilegal de mídias sociais;
  • Financiado indiscriminadamente por empresas privadas, obtendo financiamento privado para sua campanha, não permitido pela lei eleitoral brasileira, desde 2016;
  • seu conhecido incitamento à violência contra aqueles a quem se opõe,
  • enaltecendo os crimes contra a humanidade cometidos pela ditadura militar (1964-1985).

O sistema de “Justiça” brasileiro tem sido muito rigoroso no combate à corrupção, condenando arbitrariamente algumas partes ao mesmo tempo em que está agora, no escândalo de Bolsonaro, totalmente calado: como explicar isso?

Além disso, a “Justiça” do Brasil (apoiada por Washington) tem perseguido jornalistas de esquerda, ativistas de direitos humanos, movimentos sociais e acadêmicos. E isso se expandiu ininterruptamente desde o impeachment de Dilma Rousseff.

Sob o discurso “sem ideologia” promovido pela grande mídia e “políticos” como Bolsonaro, os brasileiros foram proibidos de pensar.

A impossibilidade de diálogo, a propagação da violência e o culto à sua imagem, matéria-prima do fascismo, são recursos dos quais Jair Bolsonaro conta. Ele prometeu uma ruptura constitucional. Assim, tem sido fácil para a campanha de Bolsonaro, que prevalece pela demagogia e irracionalidade, usar o ódio e o medo como instrumentos políticos aliados a slogans de propaganda que distorcem completamente a realidade:

  • Medo do PT como ícone do Grande Satã, origem de todos os problemas (“Temos que metralhar os militantes do PT”);
  • Medo do “perigo vermelho” local (“O grande erro da Ditadura foi torturar sem matar” ).
  • Medo da Venezuela (“Uma das minhas primeiras medidas, será a invasão da Venezuela”).
  • Em sua histeria contra a esquerda, seguida de movimentos reacionários e da sociedade local como um todo, Bolsonaro disse que qualquer um menos que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um direitista do PSDB, deveria ser morto como “comunista”.
  • Medo de homossexuais (“Prefiro que meu filho morra em um acidente, do que aparecer com um cara de bigode”).
  • Medo das mulheres (“Uma mulher tem que receber um salário menor [do que o homem], porque pode engravidar”).
  • Medo dos negros [“Eles (negros descendentes de escravos, da comunidade quilombola no Brasil) não fazem nada! Eu não acho que sejam úteis nem para procriar”).
  • Medo de todas as “imoralidades” que ameaçam a religião e a família – solução: matar pessoas imorais, em nome de Deus e dos bons costumes.
  • Medo de que problemas reais como a violência sejam “resolvidos”, já que Bolsonaro e seus seguidores costumam fazer furor, “armando pessoas e autorizando policiais a matar indiscriminadamente”. [semelhante ao presidente Duterte nas Filipinas?]
  • Medo de que a crise econômica seja resolvida “privatizando tudo”.
  • Medo da corrupção autorizar a “Justiça” a se colocar contra os “inimigos” do Brasil ou até mesmo fechar todas as instituições ligadas à justiça no país.
  • Medo da democracia [“Ele (Adolf Hitler) foi um grande estrategista: aniquilou seus inimigos como todo mundo faz na guerra; Eu teria me alistado no exército de Hitler”).

À medida que o medo permeia cada vez mais a sociedade brasileira, a campanha de Bolsonaro se baseia em uma total ausência de pensamento racional e análise política crítica.

Alguma semelhança com as “políticas” do nazi-fascismo, que se aproveitam do medo e do ódio, de um inimigo, geralmente inexistente, para obrigar as pessoas a abandonarem suas liberdades em nome do bem comum e da segurança?

  • As instituições democráticas foram totalmente destruídas por influências fascistas no Brasil, que violam abertamente a lei sem qualquer constrangimento e excesso de agressividade, como se eles (incluindo juízes, promotores públicos, policiais e até funcionários públicos) fossem donos do Estado e descaradamente poder corrupto. 
  • A nação foi entregue nas mãos dos piores bandidos.

Um sistema de “Justiça” totalmente desmoralizado: neste fim de semana, o deputado federal eleito  Eduardo Bolsonaro , filho do candidato messiânico, ameaçou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dizendo que “bastam um soldado e um cabo para fechar a instituição”, após pede uma investigação para barrar o candidato popular de direita da corrida presidencial e da política pelos próximos oito anos devido à disseminação de notícias falsas junto às grandes empresas brasileiras.

Tudo isso, sob o silêncio do xerife mundial: então onde está agora o Tio Sam, para defender a democracia na América Latina?

Embora a cultura brasileira seja profundamente colonizada, elitista e reacionária, profundamente discriminatória (o Brasil foi o último país americano a abolir a escravidão) o que, claro, favorece o autoritarismo na política e nas relações sociais em geral, não há nenhum fenômeno a ser sociologicamente compreendido dos muitos golpes contra a democracia no país sul-americano; o mais recente fantoche assassino aterrorizante do longo pesadelo brasileiro chama-se Jair Bolsonaro, que saudou a bandeira dos EUA em uma viagem aos EUA em outubro de 2017. 

Nada disso pode ser entendido sem considerar o cenário internacional e o processo de intromissão política dos EUA.

Tragédia apenas começando?

Löwy vê a intervenção militar como um perigo real:

“Pela primeira vez desde o fim da ditadura militar, generais começam a intervir na vida política, por exemplo, ameaçando juízes, se libertarem Lula.”

A Escola Superior de Guerra do Brasil, no Rio, que tem sido objeto de doutrinação do Pentágono, clama por uma militarização gradual da política. 

Os militares brasileiros há muitos anos abraçam a doutrina de segurança nacional dos Estados Unidos:

 combatendo o inimigo, começando pelo interno – o comunista, o pobre, o subversivo [de esquerda]. 

O sistema de “justiça” do Brasil, incluindo o Ministério Público, segue esse padrão, que ajudou esse setor a trabalhar lado a lado com a ditadura militar, torturando e assassinando. 

No caso da vitória de Haddad, Michael Lowy aponta o perigo de um “golpe parlamentar”, a exemplo do que aconteceu com o  então presidente João Goulart em 1964. O objetivo era “enfraquecer o poder do presidente”.

“O Parlamento no Brasil é uma caricatura da democracia, inteiramente dominado pelo lobby Bullets (militar, policial, paramilitar), Bull (agronegócio), Bible (evangélico conservador)” e Banks no Congresso”, diz.

“A oligarquia, que controla a Assembleia, perdeu todas as eleições presidenciais desde 2002, daí o possível golpe 'parlamentar' contra a presidência”, acrescentou o sociólogo.

Tanto Lowy quanto Dowbor concordam que, se Bolsonaro for eleito presidente, uma situação caótica se desenrolará em que as políticas neoliberais predominantes (como prometido pelo candidato de extrema-direita) serão multiplicadas por várias vezes. 

“A eleição de Bolsonaro seria um imenso desastre para o país, para a democracia, para o povo brasileiro”, destacou o sociólogo que diz que sua popularidade é um ícone do ódio que marca a sociedade brasileira.

Fugindo dos debates, Bolsonaro reflete sua aversão ao diálogo político.


O ex-capitão do Exército e seu companheiro de chapa, general Antonio Hamilton Mourão , ameaçaram um golpe militar de fato se forem eleitos no próximo dia 28 de outubro.

Outro cenário preocupante é considerado, no caso da vitória petista de  Fernando Haddad  (imagem à esquerda), Bolsonaro disse que não aceitaria o resultado de seu adversário. O Brasil parece um país sem saída…

A tática imperialista no Brasil é clara: fomentar divisões sociais, gerar pobreza extrema e violência – para justificar uma política dura. 

O Estado contra seus cidadãos, e os cidadãos contra si mesmos tragicamente é a forma mais precisa de descrever o Brasil de hoje, deixado por Michel Temer – o início de uma tragédia histórica no Brasil?

*

Nota aos leitores: clique nos botões de compartilhamento acima. Encaminhe este artigo para suas listas de e-mail. Crosspost em seu site de blog, fóruns de internet. etc.

Comentários