O QUE SIGNIFICA OS TÍTULOS EMIR, XEQUE, CALIFA, SULTÃO ATRIBUÍDOS AOS LÍDERES NO ORIENTE MÉDIO E ASSOCIADOS AO ISLAMISMO?





Emir, xeque, califa, sultão: entenda o que significam os títulos associados ao islamismo

 

Termos têm raízes históricas antigas e são usados em situações variadas. Catar, que sedia a Copa, é governado por um emir.


Por g1


 

 


Títulos como emir, sultão, xeque, califa, são conhecidos mundo afora por designarem papéis de liderança no Oriente Médio, especificamente nas sociedades islâmicas.


O significado de cada um, no entanto, pode confundir.

Veja abaixo o que significa e de onde vem cada um dos termos:


Emir



Vem do árabe Amir, que significa “comandante” ou “príncipe”. No Oriente Médio muçulmano, o termo é usado para designar um comandante militar, governador de uma província ou um alto oficial militar.


Segundo a Enciclopédia Britannica, no século 10, o comandante dos exércitos do califa de Bagdá era denominado "amir al-umara" (“comandante em chefe”). Emir também podia ser o nome de uma função específica, como em "amir al-ḥajj" (“líder da peregrinação” a Meca), realizada pelo califa ou seu representante.

O título de emir foi posteriormente adotado por governantes de diferentes estados independentes no Oriente Médio.


Atualmente, nos Emirados Árabes Unidos, no entanto, nenhum dos governantes dos estados constituintes é chamado de emir: todos eles são xeques (leia mais abaixo).

A palavra Emirados foi incluída no nome do país porque “mashyakhah”, que é a região comandada por um xeque, já estava em uso para a menor das unidades administrativas árabes, comparável a uma paróquia ou município nos países cristãos.


Xeque



O xeque, também escrito xeique, é um título árabe que data da antiguidade, ou seja, é anterior ao surgimento do islamismo. Referia-se originalmente a “um homem venerável de mais de 50 anos de idade”.


Xeque é especialmente usado para chefes de ordens religiosas, chefes de entidades de ensino, como a Universidade Al-Azhar, no Cairo, chefes de tribos e chefes de aldeias ou de bairros separados de cidades.


Como explica a Britannica, também é aplicado a homens instruídos, especialmente membros da classe de “ulamā” (teólogos), e tem sido usado para qualquer um que tenha memorizado todo o Alcorão, por mais jovem que seja.


Califa



Califa significa “sucessor” em árabe. Na história islâmica, trata-se de um governante da comunidade muçulmana. Embora "khalifah" e seu plural "khulafa" ocorram várias vezes no Alcorão, referindo-se aos humanos como “servos de Deus” ou vicerregentes na Terra, o termo não representa uma instituição política ou religiosa distinta durante a vida do profeta Maomé.


Califa começou a adquirir seu significado posterior e a tomar forma como uma instituição após a morte de Maomé, no ano 632, quando Abu Bakr, um companheiro do profeta e um dos primeiros convertidos ao Islã, foi eleito pela maioria dos muçulmanos como o líder da comunidade e assumiu o título de “sucessor do mensageiro de Deus”.


Muitos líderes do mundo islâmico medieval adotaram o título de califa, que passou a ser usado também no Império Otomano, até que se criou a República Turca, em 1924, e ele foi abolido.


Os xiitas, que são maioria no Irã, não reconhecem como califa nenhuma pessoa que não seja descendente direto de Maomé. Para eles, a liderança suprema é exercida pelo imãs.


Sultão

O sultão de Brunei, Hassanal Bolkiah, em foto de 2019 — Foto: AFP

O sultão de Brunei, Hassanal Bolkiah, em foto de 2019 — Foto: AFP

O sultão é, originalmente, de acordo com o Alcorão, uma autoridade moral ou espiritual. O termo, no entanto, passou a representar poder político ou governamental e, a partir do século 11, foi usado como título por soberanos muçulmanos.


Frequentemente foi conferido a esses soberanos por um califa, o chefe principal da comunidade muçulmana, e passou a ser usado em todo o mundo islâmico. Brunei é um país que ainda hoje se intitula um sultanato e é governado pelo sultão Hassanal Bolkiah.


Fonte:https://g1.globo.com/mundo/copa-do-catar/noticia/2022/11/25/emir-xeque-califa-sultao-entenda-o-que-significam-os-titulos-associados-ao-islamismo.ghtml


Em clima de Copa do Mundo no Catar, você já deve ter sido bombardeado com palavras como “xeique”, “sultão” e “emir”. Cair de paraquedas em uma nova cultura pode ser confuso, e, para evitar problemas, viemos esclarecer alguns dos títulos religiosos e políticos mais populares da região.

Assim como outras denominações da cultura ocidental, o oriente também define seus líderes por meio de títulos especiais. E para não ter bagunça, é essencial entender qual a hierarquia de cada um deles. Confira abaixo:

Califa, Emir, Sultão, Xeique e Xá: O que cada um significa

Califa

O Califa, ou “Khalifa”, é o título que representa um líder religioso entendido como sucessor do Profeta Maomé. Por isso, é a mais alta representação religiosa da região. Junto com Xeique, é um sinônimo de pessoa importante!

Essa designação surgiu pela primeira vez para se referir a Abu Bakr, eleito como líder da comunidade muçulmana após da morte do Profeta original. Historicamente, esse momento levou a alguns conflitos, pois muitos achavam que o líder deveria ser Ali, primo de Maomé. Isso fez com que o nome também tivesse uma carga política.

Com o tempo, os sucessores e herdeiros do Califa também receberam esse título, e o Califado se expandiu pelo império Muçulmano. O nome foi oficialmente adotado por 45 governantes religiosos, mas uma invasão mongol encerrou o califado. Hoje, o título só existe de forma simbólica para altos membros da comunidade religiosa.

Emir

Emir é o título usado para se referir aos governantes que declararam apoio ao Califa, mas acabaram controlando suas próprias áreas de maneira independente.

Afinal, com a expansão do Islã, ficou difícil para o Califa controlar e manter a autoridade sobre todo o seu domínio. Nesse caso, ele confiou em algumas pessoas para comandar esse governo em seu nome, e foi quando surgiram os Emires.

No árabe, a palavra “amir” significa “comandante”, e tem um sentido unicamente político, mesmo sendo pessoas que, inicialmente, apoiaram o Califa. Hoje, esse título define os governantes de países como Catar e Bahrein.

Sultão

Via SuperInteressante

O título de Sultão é um dos mais populares, junto com Xeique e Emir. No árabe, a palavra “sultah” significa “poder”, e é popular para se referir aos líderes com funções parecidas com a dos emires, mas com mais autonomia e um pouco desvinculado dos Califas.

Esse termo ganhou força no século X, pois os governantes mais independentes começaram a criar pequenos reinos sob seu controle. Eles enriqueceram e fragmentaram o califado, o que também ajudou para sua dissolvição. Atualmente, grandes líderes e pessoas influentes do Oriente são chamadas de Sultões.

Além disso, países como Omã e Brunei descrevem sua autoridade máxima como um “sultanato”, reino controlado pelo Sultão.

Xeique

O Xeique, ou Sheikh, é o título mais popular, e vem da palavra “shakha”, que significa envelhecer. Em outras palavras, representa um ancião, referindo-se a uma autoridade de cunho político e religioso.

Popularmente, é usado para determinar um líder que herdou seu poder de um homem igualmente influente, como pai ou tio. A sucessão familiar permite ficar com toda a riqueza e o poder dentro da comunidade. As filhas mulheres do Sheikh são chamadas de Sheikha.

Além disso, essa é a denominação mais usada para a família real de Dubai e em boa parte da Península Árabe.

Por fim, o “Xá”, ou “Shah”, é um título monarca usado na Pérsia, que, hoje, é o Irã. A palavra é uma abreviação da palavra khshayathiya, que significa rei.

Ashahanshah era o “rei dos reis”, um imperador. Por isso, o termo começou a se popularizar durante o primeiro império persa, e resistiu até a invasão Árabe no século VII.

Atualmente, é menos usado, porque desapareceu após a Revolução Iraniana, em 1979. A palavra acabou sendo incorporada por algumas línguas e se tornou um sobrenome na Índia, não um nome de poder político.

Com essa diferenciação, ficará mais fácil saber quem é o Xeique, o Emir ou o Sultão, sem correr o risco de ofender ninguém.

Fonte: Destino DubaiSuperInteressante

Imagens: SuperInteressante

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/o-que-significa-os-titulos-califa-emir-sultao-xeique-e-xa/

 



Comentários