O QUE SÃO OS NOOTRÓPICOS, COMO ATUAM E SUAS CONTRA - INDICAÇÕES

 Nootrópicos vêm sendo cada vez mais utilizadas por quem deseja melhorar a atenção, a memória e a produtividade.

O QUE SÃO OS NOOTRÓPICOS, COMO ATUAM E SUAS CONTRA-INDICAÇÕES

Os nootrópicos, conhecidos como “smart drugs” ou drogas da inteligência, são substâncias com ação cerebral, capazes de aumentar o foco, a atenção, a memória e o raciocínio. Eles melhoram a performance intelectual tanto em pessoas com diagnóstico de TDAH e depressão como também em indivíduos saudáveis que desejam aumentar a performance cognitiva, a memória e a produtividade nos estudos ou trabalho.

O termo nootrópico foi usado pela primeira vez em 1972 pelo psicólogo e químico romeno Corneliu Giurgea. Para se referir a uma droga que aumentava capacidades intelectuais sem causar efeitos colaterais, ele recorreu ao grego nou, que significa “mente”, e tropo, que pode ser traduzido como “direção”. Essa droga, sintetizada por ele, era o Piracetam, hoje usado como um suplemento e também no tratamento de condições cognitivas debilitantes.

Atualmente, estas substâncias são febre entre investidores do mercado financeiro e empresários e programadores do Vale do Silício, na Califórnia. Também nos Estados Unidos, marcas como TruBrain, Qualia e HVMN oferecem bebidas, alimentos e suplementos com substâncias neuroativadoras.

O tema chegou também à cultura. O filme Limitless, protagonizado por Bradley Cooper em 2011, mostra a descoberta dos efeitos dos nootrópicos por um escritor falido. Inspirado neste longa, a CBS lançou a série homônima em 2015. Uma busca por “Nootropics” no site da Amazon revela mais de 170 livros sobre o tema.

Como atuam os nootrópicos

Atualmente há centenas dessas substâncias catalogadas que funcionam de várias maneiras. Mas, basicamente, a ação dos nootrópicos tem como alvo principal os neurotransmissores. Estes atuam como mensageiros químicos, transportando, estimulando e equilibrando os sinais entre neurônios, células nervosas e outras células do corpo. Após sua liberação, o neurotransmissor atravessa a lacuna entre as células e se liga a outro neurônio, estimulando ou inibindo o neurônio receptor, de acordo com a sua característica.

No caso dos nootrópicos, o foco maior de atuação está em transmissores ligados à concentração, cognição e memória, como a acetilcolina, a dopamina e a noradrenalina. 

  • A acetilcolina está envolvida no processo de formação de novas memórias e concentração, assim como no aumento do metabolismo cerebral.
  • A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. Além disso, a dopamina atua no controle de movimentos, aprendizado, cognição e memória.
  • A noradrenalina regula atividades como o sono e as emoções, causando sensação de bem-estar. Também relaciona-se com processos cognitivos de aprendizagem, criatividade e memória.

Tipos de nootrópicos

Algumas smart drugs, como a Creatina e o DHA, podem ser encontradas no comércio, sendo vendidas como suplementos alimentares. Outras, como a Homotaurina e o Lion’s mane, devem ser prescritas por médicos e podem ser manipuladas. Conheça algumas das principais opções de nootrópicos nestas duas categorias.

Nootrópicos disponíveis para manipulação

Fenilpiracetam

É uma forma mais biodisponível do Piracetam, podendo ser até 60 vezes mais potente. Age na otimização da cognição, atenção, memória, raciocínio, linguagem e compreensão e também na melhora da capacidade física. Estudos demonstram benefícios em casos de depressão, síndrome da fadiga crônica e gestão do estresse.

Ginkgo Biloba

Ginkgo biloba promove aumento da produção de fatores de crescimento neural e glial, aumentando a ação de neurotransmissores ligados à memória, à sensação de conquista e à concentração: acetilcolina, dopamina e GABA. Ele melhora o metabolismo de enzimas antioxidantes e de radicais livres e bloqueia o declínio cognitivo.

Noopept®

Tem ação semelhante ao Piracetam, mas com ação superior e imediata na cognição. Ele otimiza a comunicação entre os neurônios e melhora o fluxo sanguíneo cerebral, demonstrando efeito na cognição, age como ansiolítico e neuroprotetor. Sua ação neuroprotetora se dá pelo aumento da acetilcolina, melhorando a memória em longo prazo.

Cognizin®

Cognizin® é uma forma patenteada de citicolina que estimula a produção de substâncias essenciais à formação dos neurônios. Além disso, é precursor da acetilcolina, neurotransmissor importante para concentração e memória, e aumenta a produção de serotonina e dopamina, que influenciam o aprendizado e o humor.

Lion’s Mane

Lion’s mane é um fungo comestível (Hericium erinaceus), com grande variedade de substâncias anti-inflamatórias e neuroprotetoras. Entre elas estão: ß-glucana, isoindolinonas, hericenonas e erinacina. Promove o aumento de neurotransmissores no cérebro, tendo benefício na depressão, ansiedade e autismo.

Homotaurina

A homotaurina é um composto com estrutura molecular semelhante aos aminoácidos GABA e taurina, que favorecem o relaxamento e a concentração. Seu principal efeito é o ansiolítico, porém a sua atividade de maior destaque é a sua ação neuroprotetora, auxiliando nos processos de cognição e memória.  

Phenibut

Phenibut aumenta a concentração de GABA. É utilizado como tranquilizante e como agente nootrópico. Reduz o estresse, a insônia, a ansiedade e melhora a memória e a função intelectual.

Vimpocetina

A Vimpocetina é considerada um neuroprotetor natural e um poderoso ativador da memória. Estudos comprovam sua ação na memória de curto e longo prazo e na capacidade de coordenação motora.

Idebenona

A idebenona é um potente antioxidante celular, uma forma mais biodisponível da Coenzima Q10. Aumenta o metabolismo cerebral, os níveis de noradrenalina, serotonina, fator de crescimento neural (NGF) e acetilcolina. Consequentemente, impulsiona a capacidade de aprendizado.

Alfaglicerilfosforilcolina (alfaGPC)

Alfaglicerilfosforilcolina (alfaGPC) é um fosfolipídio derivado da lecitina de soja e precursor do neurotransmissor acetilcolina. Também atua potencializando a ação do hormônio do crescimento (GH). Seu uso tem levado à melhora da memória, atenção e desempenho cognitivo em adultos saudáveis.

Teanina

A teanina afeta os níveis de neurotransmissores como a GABA. Em combinação com a cafeína, tem um efeito sinérgico e pode melhorar o desempenho cognitivo, em particular promovendo foco, estado de alerta e endurance cognitivo.

Nootrópicos que dispensam receita médica

Creatina

A creatina é uma velha favorita entre os praticantes de academia, que a utilizam para melhorar seus desempenhos esportivos. Mas, ao longo da última década, novas funcionalidades vêm sendo descobertas. Estudos revelaram que o suplemento teve um efeito positivo sobre a memória de trabalho e inteligência, em particular no que diz respeito a tarefas que exigem velocidade de processamento.

DHA

DHA é um dos ácidos graxos componentes do Ômega-3, o óleo extraído de peixes que vivem em águas profundas (saiba mais sobre DHA e EPA, importantes componentes do ômega-3). Pesquisas indicam que ele tem potencial para melhorar a memória e proteger contra certos transtornos psiquiátricos. Além disso, uma revisão de estudos científicos descobriu que suplementos de DHA melhoram significativamente o desenvolvimento cognitivo em crianças.

Como tomar nootrópicos

Para chegar à melhor fórmula de nootrópico para o seu caso, escolha um médico de sua confiança e siga essas dicas:

  • Defina seus objetivos: pense no que você deseja alcançar, em quais aspectos da cognição você deseja se concentrar e em como vai avaliar o sucesso.
  • Faça o dever de casa: se você está tentando encontrar os melhores nootrópicos, deve cuidar do básico. Beba água suficiente, faça exercícios regularmente, leia, passe algum tempo ao ar livre, socialize e reduza o consumo de álcool. Se você não estiver se esforçando para fazer essas coisas, mesmo os melhores nootrópicos produzirão resultados abaixo do padrão.
  • Comece com doses baixas: se você é iniciante nootrópico, comece com as menores doses possíveis e suba lentamente. Dessa forma, você descobrirá o quão pouco precisa ver os benefícios e reduzirá drasticamente as chances de efeitos colaterais.
  • Comece simples e desenvolva a partir daí: a maioria das pessoas vê melhorias significativas no foco, memória e energia mental de um complexo de vitamina B e alguns DHA. A adição de cafeína e Ginkgo biloba geralmente é suficiente para trazer melhorias mensuráveis ​​no desempenho cognitivo.
  • Não confie em uma única substância: muitas pessoas acreditam ser neurohackers experientes porque usam o mesmo produto há uma década. Mas confiar em uma substância pode levar a vários problemas. Por um lado, você não sabe realmente como esse nootrópico funciona em comparação com outras substâncias. Outra questão surge quando o suprimento falta e seu desempenho cognitivo sofre uma queda. É melhor adotar uma abordagem ampla.
  • Experimente formas diferentes do mesmo ingrediente: formas diferentes do mesmo nootrópico podem ter efeitos totalmente diversos. Além disso, algumas formas de minerais são mais facilmente absorvidas e biodisponíveis do que outras. Utilize diferentes formas de diferentes ingredientes para maximizar os resultados.
  • Cuide do sono: muitas pessoas se concentram exclusivamente em melhorar o foco e a capacidade de aprendizado. Elas tomam todos os tipos de substâncias que melhoram o foco, mas ignoram completamente um dos maiores determinantes do desempenho cognitivo: dormir! Quanto sono você tem a cada noite tem um impacto maior em sua função cognitiva do que quase qualquer outra coisa. Usar substâncias auxiliares para dormir, em vez de mais nootrópicos, talvez seja a melhor maneira de otimizar a função cerebral.
Fonte:https://essentia.com.br/conteudos/nootropicos-drogas-da-inteligencia/


Nootrópicos: o que são e para que servem?

Entre as inúmeras substâncias que podem nos beneficiar, existem as mais recentes: os nootrópicos. 

Os nootrópicos, conhecidos como “smart drugs” ou drogas da inteligência, são substâncias com ação cerebral, capazes de aumentar o foco, a atenção, a memória e o raciocínio.

Atualmente, estas substâncias são febre entre investidores do mercado financeiro e empresários e programadores do Vale do Silício, na Califórnia. Também nos Estados Unidos, marcas como TruBrain, Qualia e HVMN oferecem bebidas, alimentos e suplementos com substâncias neuroativadoras.

Continue a leitura e conheça os Nootrópicos e para que eles servem.

Afinal, quais os benefícios dos nootrópicos?

O termo nootrópico foi usado pela primeira vez em 1972 pelo psicólogo e químico romeno Corneliu Giurgea, segundo artigo da BBC.

Para se referir a uma droga que aumentava capacidades intelectuais sem causar efeitos colaterais, ele recorreu ao grego nou, que significa “mente”, e ”tropo”, que pode ser traduzido como “direção”. 

Essa droga, sintetizada por ele, era o Piracetam, hoje usado como um suplemento e também no tratamento de condições cognitivas debilitantes.

Eles melhoram a performance intelectual tanto em pessoas com diagnóstico de TDAH e depressão como também em indivíduos saudáveis que desejam aumentar a performance cognitiva, a memória e a produtividade nos estudos ou trabalho.

Um estudo realizado em 15 países e publicado no The International Journal of Drug Policy em 2018, apontou que os Estados Unidos são os que mais concentram indivíduos saudáveis consumidores de nootrópicos (21,6% deles). 

As maiores altas aconteceram na Europa. Na França, por exemplo, o uso foi de 3% em 2015 para 16% em 2017. No Reino Unido, o número subiu de 5% para 23%. Especialistas ainda dão o alerta sobre as smart drugs vendidas no mercado ilegal. 

No Brasil, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, proibiu em 2011 a venda de boa parte das metanfetaminas (substância presente na maioria dos nootrópicos), mas outras substâncias que também estão no guarda-chuva dos nootrópicos, como anfetamínicos emagrecedores, anfepramona, femproporex e mazindol, foram liberadas em 2017 para venda sob prescrição médica.

Isso porque alguns nootrópicos são usados para tratar doenças como Parkinson, Alzheimer e transtornos, como TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade). 

A Droga da Inteligência: como atuam os nootrópicos?

Atualmente há centenas dessas substâncias catalogadas que funcionam de várias maneiras. 

No entanto, basicamente, a ação dos nootrópicos tem como alvo principal os neurotransmissores. 

Estes atuam como mensageiros químicos, transportando, estimulando e equilibrando os sinais entre neurônios, células nervosas e outras células do corpo. 

Após sua liberação, o neurotransmissor atravessa a lacuna entre as células e se liga a outro neurônio, estimulando ou inibindo o neurônio receptor, de acordo com a sua característica.

No caso dos nootrópicos, o foco maior de atuação está em transmissores ligados à concentração, cognição e memória, como a acetilcolina, a dopamina e a noradrenalina. 

  • A acetilcolina está envolvida no processo de formação de novas memórias e concentração, assim como no aumento do metabolismo cerebral.
  • A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. Além disso, a dopamina atua no controle de movimentos, aprendizado, cognição e memória.
  • A noradrenalina regula atividades como o sono e as emoções, causando sensação de bem-estar. Também relaciona-se com processos cognitivos de aprendizagem, criatividade e memória.

Alguns smart drugs, como a Creatina e o DHA, podem ser encontrados no comércio, sendo vendidas como suplementos alimentares. Outras, como a Homotaurina e o Lion’s Mane, devem ser prescritas por médicos e podem ser manipuladas.

Apesar da popularidade e da facilidade, ao fazer o uso de nootrópicos recomenda-se que se procure um médico de confiança para estabelecer metas e ouvir recomendações. 

Nosso organismo pode precisar sim, de ajuda externa de vez em quando, contudo, é importante lembrar que é essencial manter o equilíbrio para não trazer prejuízos em vez de benefícios. 

 Fonte:https://longevidadesaudavel.com.br/nootropicos-o-que-sao-e-para-que-servem/



CONHEÇA OS 18 NOOTRÓPICOS QUE PODEM TURBINAR SEU CÉREBRO!

Os nootrópicos, apesar do nome, pouco conhecido, são usados pelos seres humanos há milênios, quando eram apenas substâncias naturais. Sua função principal é aumentar a capacidade cognitiva cerebral. Além dos naturais, existem os nootrópicos sintéticos. Leia mais. 

OS NOOTRÓPICOS SÃO ESTIMULANTES COGNITIVOS E SÃO CONSIDERADOS “DROGAS INTELIGENTES”.

As primeiras pesquisas científicas sobre a ação dos nootrópicos no cérebro humano, foram feitas em pessoas que tinham deficiência mental, com resultados bastante positivos. Por causa disso, as pesquisas foram estendidas às pessoas saudáveis, igualmente, com resultados surpreendentes, principalmente, com relação à eficiência da memória e do raciocínio. 

Inicialmente, os nootrópicos foram recomendados para os mais idosos, devido à gradual deterioração neuronal. Na verdade, a perda da capacidade cognitiva atinge mais de 80% das pessoas a partir dos 30 anos de idade por causa da redução do hormônio chamado de pregnenolona.

Esse hormônio é o precursor da maioria dos hormônios esteróides, como os sexuais e os adrenais. À medida que a pessoa envelhece, a pregnenoloma começa a diminuir e, em consequência, advém a perda de memória.

No ano de 1950, o Dr. Edward Anderson, um célebre neurofisiologista, publicou no Jornal de Endocrinologia: “O hormônio conhecido como pregnenolona parece ter nítidos benefícios e merece a atenção do meio médico, além de não terem sido evidenciados nenhum efeito adverso na fisiologia endócrina e sua ação mostrou-se promissora no tratamento das doenças correlacionadas ao processo de envelhecimento“.

Existem dois tipos de nootrópicos, os sintéticos e os naturais. A ingestão dos sintéticos requer moderação e supervisão médica. Como sempre, o perigo maior está na dependência química do paciente. 

OS NOOTRÓPICOS SINTÉTICOS MAIS CONHECIDOS SÃO:

  • RITALINA

  • ANFETAMINA

  • MODAFINIL

  • PIRACETAM

APESAR DO BEM QUE OS NOOTRÓPICOS SINTÉTICOS PODEM FAZER, A MELHOR PEDIDA É A UTILIZAÇÃO DOS NOOTRÓPICOS NATURAIS!

LISTA DOS 18 NOOTRÓPICOS NATURAIS E SEUS BENEFÍCIOS:

1-CAFEÍNA 

Assim como outros nootrópicos naturais e também populares, como chocolate e tabaco, a cafeína simula o neurotransmissor adenosina que tem um papel inibitório no cérebro, por se tratar de um dos metabólitos da quebra do ATP, quando de sua escassez no cérebro.

2-HUPERZINE A

Substância extraída da erva chinesa, Huperzia serrata que tem o poder de inibir por 3 horas a enzima que degrada a acetilcolina, deixando esse neurotransmissor mais tempo ativo, aumentando a memória. 

3-FOSFATIDILSERINA

Trata-se de uma substância lipídica que, ao ser incorporada nas membranas de todas as células cerebrais, melhora a sua comunicação, garantindo mais agilidade e menor esforço ao cérebro. 

4-GINKGO BILOBA

Famosa planta, cuja substância, ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade, além das chances de adquirir a doença de Alzheimer, por causa do aumento do fluxo sanguíneo no cérebro.  

5-GUARANÁ

Sua versão em pó, reduz a ansiedade, a taquicardia e baixa a pressão arterial.

6-ÔMEGA-3 

Esse nootrópico popular no mundo todo, auxilia no desenvolvimento cerebral, especialmente nas crianças, bem como na preservação da função cerebral normal em adultos. É, geralmente, encontrado em sementes de chia, linhaça, nozes e, sobretudo nos peixes de água fria e profunda, como sardinha, atum, salmão, cavala e na cavalinha.

7-GINSENG 

O ginseng é uma raiz com propriedades medicinais e sua função principal é estimular as células cerebrais, melhorando a concentração e a capacidade para atividades cognitivas. Outro benefício, é a redução de estresse nos mais jovens, que reduz sua capacidade da memória, tão comum nos dias atuais. 

8-VINPOCETINA

Nootrópico processado a partir de um extrato das sementes da pervinca, planta muito popular na Europa e Japão. Dizem que é mais poderoso do que a ginkgo biloba. Trata-se de um poderoso vasodilatador cerebral.

9-L-TIROSINA E L FENILALANINA

Esses nootrópicos, são dois aminoácidos precursores de dopamina e sua função é aumentar a capacidade de concentração e raciocício lógico. 

10-PIRACETAM

Essa substância pertence à classe dos "racetams", com efeito imediato nas funções do cérebro relacionadas à memória de longo prazo. 

11-HYDERGINE

Outro nootrópico com função vasodilatadora, sendo a cordergogrina, sua substância ativa que age na preservação dos neurônios, retardando o processo de deterioração.  

12-SELEGILINA

Nootrópico muito utilizado no tratamento do Mal de Parkinson, pois ajuda a inibir a enzima “MAO B”, que acelera a evolução dessa doença.

13-CREATINA E COENZIMA Q10

Esses nootrópicos são recomendados para acelerar a movimentação sináptica, turbinando a funcionamento do cérebro. 

14-RHODIOLA ROSEA

Raiz encontrada na região do Himalaia, famosa por causa de suas propriedades adaptogênicas que ajudam na queima de gordura, além de reduzir a fadiga mental. 

15-BACOPA MONNIERI

Essa planta é muito utilizada pela medicina ayurvédica e sua função principal é melhorar o desempenho cerebral, aumentando a capacidade de aprendizagem, facilitando a retenção de informações. 

16-CURCUMINA

Nootrópico extraído do açafrão-da-terra, uma raiz super-poderosa, antioxidante que previne danos causados por radicais livres decorrentes do estresse e da alimentação com deficiência de nutrientes. 

17-ASHWAGANDHA

Nootrópico originário dessa planta nativa da Índia que pode ser encontrada também no norte da África. Sua suplementação permite a formação de novos dendritos e novas extensões neuronais que transmitem e propagam informações entre os neurônios, com maior celeridade.

18-L-TEANINA

Aminoácido encontrado nas folhas de chá verde que estimula a produção de serotonina, dopamina e GABA, neurotransmissores que influenciam diretamente no humor, memória e aprendizagem. 

SE DESEJA QUE SUA ENGRENAGEM CEREBRAL SEJA EFICIENTE, ESCOLHA A VERSÃO MAIS PURA DE NOOTRÓPICOS, PORQUE A SINTÉTICA PODE CONTER INGREDIENTES ALÉRGENOS, ALÉM DE POSSUIR MAIOR TOXIDADE.

Fonte:https://usegreenco.com.br/blogs/pense-mais-verde/conheca-os-18-nootropicos-que-podem-turbinar-seu-cerebro

Nootrópicos: o que são as substâncias que prometem mais desempenho?


Faz um tempo que o interesse por métodos que ajudam a aprimorar as habilidades intelectuais cresceu. Mas, será que existe uma fórmula capaz de aumentar o foco, concentração e outros skills preciosos no dia a dia? Parece que sim, e a solução tem nome: nootrópicos. A seguir, saiba mais sobre eles e se realmente ajudam você a alcançar a sua “melhor versão”.

O que são os nootrópicos?

“Também chamados de smart drugs ou ‘drogas inteligentes’, são compostos que melhoram a performance cognitiva, otimizando o foco, capacidade de aprendizado, reflexo, memória, criatividade e até mesmo motivação”, explica Dereck Oak, nutricionista e criador de um superdrink nootrópico.

Apesar do conceito soar inovador, os nootrópicos são estudados pela ciência há alguns anos. A princípio, o termo surgiu na década de 1970, quando o psicólogo e químico romeno Corneliu Giurgea pesquisou sobre algumas substâncias com essa propriedade “mágica”.

“O objetivo geral da pesquisa nootrópica é encontrar novas drogas capazes de aumentar diretamente a eficiência da atividade cognitiva do cérebro, compensando vários déficits neuropsicológicos, como, mas não exclusivamente, os relacionados ao envelhecimento”, escreveu o profissional em artigo publicado na Drug Development Research em 1982.

Quais são as substâncias consideradas nootrópicas?

Você já deve ter visto por aí alguns produtos que garantem mais foco, disposição e outros benefícios. Um exemplo dessa categoria é o supercafé, vendido em pó. Ao analisar o rótulo de uma marca famosa no segmento, Vitat encontrou os seguintes ingredientes na composição:

·         Coenzima Q10.

·         L-tirosina.

·         Café verde.

·         Colágeno.

·         Café.

Alguns ingredientes acima, de acordo com Dereck, pertencem à classe de nootrópicos naturais. “Além deles, temos guaraná em pó, fosfatidilserina, ômega-3, entre outros. Já entre os nootrópicos sintéticos, temos as anfetaminas e a ritalina”, explica.

Outro componente bem famoso, principalmente no meio de quem treina, é a creatina. Ao consumi-la diariamente, é possível experimentar mais performance em treinos de força e de explosão — uma corrida intervalada, por exemplo.

Benefícios dos nootrópicos

A lista de componentes é extensa. Mas, se pudéssemos resumir os benefícios, Dereck afirma que os principais são “melhora da sinapse cerebral, aumento do fluxo sanguíneo cerebral, redução de ansiedade, do estresse e aumento da capacidade cerebral. Tais vantagens variam de acordo com os compostos”.

Mecanismo de ação

Cada substância age de maneiras distintas no organismo. “Seus efeitos vão desde o aumento da vasodilatação cerebral até a modulação de neurotransmissores. Então, de forma geral, eu diria que o mecanismo de ação dos nootrópicos é o de modular a ação dos neurotransmissores”, explica Oak.

Ou seja, a maioria dessas smart drugs atuam diretamente no sistema nervoso e dão um empurrãozinho no desempenho cognitivo.

Afinal, tem contraindicação?

Se você pesquisar no Google por “produtos nootrópicos”, verá uma relação de produtos, como suplementos, cafés em pó, isotônicos e até alimentos de marcas nacionais e importadas. Muitas delas sinalizam que não há riscos de consumi-la, mas aconselham a indicação profissional.

“O uso inadequado de nootrópicos sintéticos e de alguns naturais como a cafeína, podem gerar efeitos colaterais. Por exemplo, aumento da pressão arterial, problemas para dormir e alterações nas funções cardíacas e respiratórias. Além disso, podem causar certa dependência e diminuição do seu efeito, como é o caso do uso excessivo de cafeína”, alerta Dereck Oak.

Portanto, antes de sair comprando uma novidade, converse com um nutricionista ou médico para avaliar se o produto é ideal para suas necessidades.

Fonte: Dereck Oak, nutricionista esportivo e especialista em nootrópicos.

 

Nootrópicos naturais: eles funcionam mesmo?

Publicado em 27 de maio de 2022

Produtividade é uma das palavras de ordem na sociedade atual, mas muitas vezes isso se reflete em rotinas cada vez mais corridas e cansativas. Em meio a tudo isso, nosso cérebro pode sofrer os efeitos do estresse, afinal quem nunca teve aquele momento de cansaço em que parece que fica mais difícil pensar de maneira clara e objetiva, não é mesmo? Mas será que é possível manter nosso cérebro atento e produtivo na rotina acelerada da atualidade?

Uma das alternativas é a suplementação com nootrópicos – substâncias que ajudam o cérebro a funcionar melhor, aumentando a produtividade em meio à correria do dia a dia. Esse tipo de abordagem virou febre em alguns ambientes altamente competitivos, como o meio corporativo por exemplo. Substâncias como o piracetam, as anfetaminas e o metilfenidato (que é a famosa Ritalina) ficaram conhecidas como smart drugs (ou drogas da inteligência), sendo muitas vezes utilizadas de forma inadequada por indivíduos que buscam o aumento da produtividade mental, além de existirem muitas dúvidas quanto aos seus efeitos em longo prazo. Por isso, muitos preferem uma abordagem mais natural, através de extratos de plantas ou fungos que possuem propriedades nootrópicas.

Uma rotina com tantas tarefas diárias pode ser intimidadora. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

 

Definir a cognição humana é algo bastante difícil, pois ela é extremamente complexa. Mas, de maneira geral, podemos dizer que é o conjunto dos processos cerebrais que envolvem a percepção, o raciocínio, a atenção, o aprendizado e a memória. Uma parte importante da cognição é chamada de funções executivas, e essas representam os processos que associam diferentes informações que culminam no planejamento e a execução de ações. 1

Devido à complexidade da cognição, os efeitos nootrópicos também podem ser diversos. Nesse sentido, existem inúmeros fitoterápicos nootrópicos que favorecem um ou mais desses processos que comentamos.

A cognição humana engloba diversas habilidades. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

 

hortelã (Mentha spicata) é um fitoterápico capaz de melhorar a atenção e as funções executivas. Dentre os compostos com atividade biológica, os polifenóis e o ácido rosmarínico parecem ser os principais responsáveis por melhorar o funcionamento dos neurônios, aumentando a produção de proteínas que auxiliam na formação de novos neurônios – também chamado de neurogênese – e no estabelecimento de conexões mais eficientes – conhecido como neuroplasticidade. 4

gingko biloba, por exemplo, é uma das plantas mais conhecidas da Medicina Tradicional Chinesa, utilizada há séculos como um potente “tônico cerebral”. O extrato dessa planta gera uma vasodilatação cerebral, ou seja, aumenta o aporte de sangue que – entre outras coisas – leva a uma melhor oxigenação do cérebro. Pesquisas demonstraram que essa planta gera melhora significativa em funções perceptivo-motoras, as quais são bastante afetadas em doenças neurodegenerativas, como as doenças de Parkinson e Alzheimer. 2

Outro exemplo é a bacopa (Bacopa monnieri), que é um dos fitoterápicos nootrópicos com maior número de evidências científicas. Os estudos demonstram que seus compostos aumentam a neurotransmissão colinérgica (um dos tipos de comunicações neuronais mais importantes nos processos de memória) e os níveis de fatores neurotróficos cerebrais, que favorecem a formação e sobrevivência dos neurônios. Consequentemente, o extrato de bacopa melhora o aprendizado, a memória e a linguagem. Nesse sentido, os estudos mostram que ela é capaz de melhorar a memória tanto de indivíduos saudáveis quanto de indivíduos com comprometimento neurológico. 2

Já a ashwagandha (Whitania somnifera) tem efeitos adaptógenos – que auxiliam o organismo a adaptar-se ao estresse –, além de efeitos nootrópicos. As evidências apontam para uma melhora principalmente na cognição social, que são processos mentais envolvidos na nossa compreensão dos outros e de nós mesmos em situações sociais. Ela ajuda no manejo do estresse, reduzindo seus efeitos prejudiciais, além de contribuir para o manejo dos sintomas associados à ansiedade2

cafeína é um dos nootrópicos mais conhecidos e consumidos no mundo todo. Está presente em plantas como café e guaraná, e melhora diversos dos domínios cognitivos, com destaque para a atenção e para as funções executivas. Além disso, a cafeína reduz a sensação de cansaço. Por isso aquele cafezinho de manhã ou depois do almoço é um clássico na rotina de grande parte das pessoas. Mas vale um alerta, a cafeína ajuda a amenizar os efeitos da falta de sono em curto prazo, mas não substitui uma noite bem dormida. Além disso, doses mais altas desse nootrópico podem favorecer a ansiedade, agitação e o aumento da pressão arterial. 3

chá verde (Camellia sinensis) tem propriedades nootrópicas e adaptógenas bem interessantes, favorecendo um melhor funcionamento cerebral por diversas vias. Ele possui L-teanina, um aminoácido capaz de melhorar a memória e o aprendizado e auxiliar no manejo do estresse, da ansiedade e da depressão. Além disso, o chá verde possui cafeína e é rico em polifenóis, que são potentes antioxidantes e neuroprotetores. 2

Diferente dos extratos anteriores, o Lion´s Mane tem origem fúngica e não vegetal. Esse cogumelo é rico em compostos bioativos capazes de estimular fatores neurotróficos, aumentar a neurotransmissão noradrenérgica (outro tipo de comunicação neuronal que, assim como a colinérgica, é importante nos processos de memória) e reduzir processos inflamatórios. Dessa forma, os estudos mostram que o extrato de Lion´s Mane melhora o aprendizado e a memória5

Mecanismos envolvidos com os efeitos dos nootrópicos naturais. Adaptado de www.shutterstock.com, 2022.

 

O universo dos fitoterápicos nootrópicos é bastante rico e muitos ainda estão sendo estudados. Mas até aqui, esperamos ter demonstrado que os nootrópicos naturais não só funcionam como podem ter aplicações diversas. No entanto, é bom ter em mente que eles favorecem o funcionamento cerebral, mas não substituem outros fatores importantes como a alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o sono adequado. Se você quer otimizar o funcionamento do seu cérebro, não esqueça de cuidar da sua saúde como um todo!

 

As informações fornecidas neste blog destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para a orientação de um profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. As informações aqui apresentadas não têm o objetivo de diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença.

Fonte:https://activepharmaceutica.com.br/blog/nootropicos-naturais-eles-funcionam-mesmo

Nootrópicos, as 'drogas inteligentes' que são moda no Vale do Silício

  • Jaime González
  • Da BBC Mundo em Los Angeles
Thinkstock

CRÉDITO,THINKSTOCK

Legenda da foto,

Comunidade científica é cética quanto à eficácia de substâncias que atuariam como "potencializadores cognitivos", cada vez mais usadas por quem trabalha em ambientes competitivos | Foto: Thinkstock

Imagine se toda manhã, antes de ir para o trabalho, você tomasse um comprimido que, além de te deixar mais ligado e concentrado, melhora a memória e impulsiona a criatividade e a produtividade.

É isso que cada vez mais pessoas estão fazendo em lugares como o Vale do Silício – região do norte da Califórnia, nos EUA, considerada a capital mundial da indústria da tecnologia –, onde os chamados nootrópicos vêm se popularizando nos últimos anos.

Essas substâncias – cujo nome vem do grego "nóos" (mente ) e "tropo" (direção) – supostamente são capazes de ajudar a melhorar o desempenho mental sem produzir efeitos colaterais negativos.

Apesar do ceticismo da comunidade científica quanto a sua eficácia, esses "potencializadores cognitivos" são cada vez mais usados em ambientes de trabalho competitivos, nos quais o intelecto é muito mais importante do que qualquer outra habilidade.

Sob o guarda-chuva dos nootrópicos estão, por exemplo, compostos químicos da família dos racetams (como o piracetam e o pramiracetam) e substâncias como vitaminas e aminoácidos encontrados em alimentos e plantas que podem ser comprados em lojas de suplementos e de produtos naturais.

Alguns são remédios receitados para o tratamento de idosos que apresentam alterações em seus mecanismos cognitivos e que sofrem de males como a demência e o Alzheimer.

Seus defensores asseguram que essas substâncias ajudam, por exemplo, a melhorar a memória, a capacidade de aprendizagem e a concentração.

Medicamentos como o Adderall, prescrito para tratar transtornos como hiperatividade e narcolepsia, também são utilizados por estudantes que querem melhorar o desempenho cognitivo, apesar do risco de efeitos colaterais como arritmia e ansiedade.

Popularidade

Nos anos 70, o pesquisador romeno Corneliu E. Giurgea definiu como nootrópicos as substâncias que, apesar de potencializar as capacidades cognitivas, não são tóxicas, viciantes ou provocam efeitos colaterais significativos.

Não há um consenso sobre como funcionam muitas dessas substâncias, embora quem as utilize acredite que elas melhoram o metabolismo cerebral.

Thinkstock

CRÉDITO,THINKSTOCK

Legenda da foto,

Aumento no uso de nootrópicos levou a um boom de empresas que vendem pílulas com diversas dessas substâncias, entre elas algumas populares, como cafeína e ômega 3 | Foto: Thinkstock

Embora não haja dados oficiais, seu uso tem crescido nos últimos anos em países como os Estados Unidos. Na internet, proliferaram blogs e fóruns de discussão que debatem que nootrópicos consumir, e em que quantidade.

Com o incremento da demanda, houve um boom de empresas que vendem pílulas com diversas substâncias consideradas nootrópicas, como cafeína e ômega 3.

Entre essas companhias, estão a Nootroo e a Nootrobox, startups do Vale do Silício que asseguram ter entre seus investidores importantes nomes da indústria da tecnologia.

Elas afirmam que os efeitos dos nootrópicos dependem da quantidade consumida e do metabolismo do usuário, e que não há estudos que tenham determinado os efeitos a longo prazo.

'Úteis'

Jesse Lawler, programador que vive em Los Angeles, começou a se interessar por nootrópicos e outras drogas inteligentes há alguns anos.

"Percebi que poderiam ser úteis para as tarefas mentais que tinha de fazer no trabalho", explicou Lawler, que produz e apresenta o podcast Smart Drug Smarts.

"No meu caso, têm se mostrado úteis para, por exemplo, ampliar os períodos de concentração. Uso como ferramentas para melhorar meu estado mental", afirmou Lawler à BBC.

O programador disse que, embora "em nossa sociedade a palavra droga tenha conotação negativa", as que ele consome "têm efeitos fisiológicos benéficos."

Foto: BBC
Legenda da foto,

Estudantes estão fazendo uso de remédios prescritos para tratar hiperatividade e narcolepsia com o intuito de aumentar o desempenho cognitivo, sem considerar o risco de efeitos colaterais | BBC

"Além disso, procuro seguir uma dieta equilibrada e fazer exercício. Nunca tomaria nada que poderia ter um efeito negativo sobre meu corpo e, principalmente, sobre meu cérebro", assegurou Lawler.

Segundo ele, os nootrópicos são especialmente populares entre os trabalhadores do Vale do Silício e de Wall Street, meca do mercado financeiro em Nova York.

"Existe uma ideia de que, se você usa drogas inteligentes para potencializar sua inteligência, está trapaceando... Mas não acredito haver algo de mal em querer que seu cérebro funcione melhor."

Lawler reconhece que há entre os usuários dos nootrópicos uma "confusão sobre que substâncias usar e como tomá-las", e que há muita gente que está se aproveitando disso para ganhar dinheiro.

"Se você está pensando em comprar pela internet, tenha cuidado", adverte.

'É melhor fazer exercício'

Lucien Thomson, professor de neurociência da Universidade do Texas em Dallas, põe em dúvida a eficácia de muitos dos nootrópicos. "Os estudos já realizados não são conclusivos", afirmou à BBC.

"Muitos dos sistemas neurotransmissores que conhecemos e que e estão ligados à memória também participam de outros processos. Se você tomar algo para melhorar a memória, estará afetando também outras funções cerebrais, com efeitos imprevisíveis", continuou.

Thinkstock

CRÉDITO,THINKSTOCK

Legenda da foto,

“A atividade cerebral melhora com o exercício. As pessoas levam um estilo de vida sedentário e querem resolver isso com uma pílula”, diz o professor Lucien Thomson | Foto: Thinkstock

"Além disso, não é possível controlar as quantidades dessas substâncias que as pessoas andam tomando. Sem uma supervisão adequada e considerar os possíveis efeitos colaterais, as consequências podem ser perigosas", disse o especialista.

Segundo ele, a melhor estratégia para melhorar as funções cognitivas é manter uma boa saúde.

"Sabemos que a atividade cerebral melhora com o exercício. As pessoas levam um estilo de vida sedentário e querem resolver isso com uma pílula, o que é absurdo", afirmou.

Para o especialista, é preciso ainda estimular a mente. "Fazendo palavras cruzadas, por exemplo, e mantendo uma vida social. E não me refiro às redes sociais, mas sim conversar com outras pessoas. Tudo isso traz benefícios à memória."

Thomson não nega que alguns remédios possam trazer benefícios para a memória, mas ressalta que, nos estudos já realizados, a maioria do que é vendido como nootrópico não levou a efeitos positivos.

Fonte:https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150726_nootropicos_ab

Conheça algumas substâncias naturais que ativam o seu cérebro e melhoram a performance diária



a busca por alternativas para melhora da performance, seja nos estudos ou no trabalho, tem sido algo cada vez mais comum. por exemplo, se você é um estudante universitário e está precisando melhorar a sua concentração nos estudos, ou se é um empresário e tem que se dedicar durante horas em vários projetos. diante desse cenário, os nootrópicos têm se destacado como uma alternativa utilizada para aumentar as funções cognitivas, que são a memória, inteligência e concentração.

um dos mais conhecidos é a Ritalina, muito utilizada para pessoas que possuem TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), porém possui alguns efeitos colaterais indesejáveis a longo prazo e pode causar dependência.

uma alternativa são os nootrópicos naturais, que melhoram a função cognitiva cerebral de forma segura. quer saber mais? acompanhe esse post para conhecer o que são e as principais formas naturais.

o que são os nootrópicos?

os nootrópicos se referem a toda substância capaz de promover a aprendizagem e memória, protegendo o cérebro de danos químicos e físicos, além de possuir poucos efeitos secundários e baixa toxicidade.

os principais mecanismos de ação são:

  • aumento estável e duradouro na magnitude da resposta das células nervosas;
  • aumento na capacidade de resposta a estímulos exteriores;
  • aumento da fluidez da membrana celular cerebral, que com a idade vai se tornando menos fluída;
  • aumento na circulação sanguínea e metabolismo cerebral, e também a nossa capacidade mental;
  • redução de lesões celulares;
  • estimulação dos centros promotores da vigília;
  • inibição dos centros promotores do sono;
  • aumento da concentração da adenosina, um anticonvulsivante endógeno e protetor neuronal;
  • propriedades anti-inflamatórias;
  • atividade antioxidante.

principais nootrópicos naturais

1. ginseng

é uma planta utilizada na medicina chinesa devido a sua substância ginsenósido. As ações desse nootrópico natural incluem:

  • proteger contra radicais livres
  • promover vasodilatação
  • possuir propriedades anti-inflamatórias
  • induzir a proliferação de células progenitoras neuronais – que são capazes de se diferenciar em um tipo especializado de célula.

estudos indicam que através de uma ação direta no hipocampo, essa substância atua melhorando a função cognitiva. porém, os melhores resultados estão associados com gingko biloba, outro nootroópico natural.

2. ginkgo biloba

este é um dos produtos naturais mais estudados quando o assunto é melhoria da capacidade cognitiva, fisiológica e psicológica. as substâncias ativas mais importantes são os flavonoides, os terpenóides e os ginkgólidos, que atuam:

  • aumentando a microcirculação sanguínea a nível cerebral e periférico
  • protegendo os tecidos contra o dano oxidativo
  • aumentando o metabolismo da glicose

algumas pesquisas indicam que em indivíduos saudáveis, a suplementação de gingko biloba melhora a função cognitiva de forma moderada. porém, a dosagem para obter esse efeito é mais alta do que a encontrada na maioria dos suplementos disponíveis.

3. rhodiola rosea

muito eficaz para aqueles que sofrem de fadiga crônica ou prolongada, a rhodiola rosea é capaz de combater estresse, depressão e ansiedade. isso porque, é uma planta com propriedades adaptogênicas, ou seja, é capaz de aumentar a resistência do organismo em situação de estresse, seja físico ou mental.

atua no sistema nervoso aumentando a memória, atenção e aprendizado por diferentes modos, como:

  • aumento da liberação da norepinefrina, dopamina e serotonina, neurotransmissores envolvidos na função cognitiva
  • prevenção ou melhora do bloqueio da acetilcolina – o qual pode ser devido a idade –, sendo esta molécula responsável pela capacidade de memória.
  • antioxidante

porém, essa planta não pode ser usada por muito tempo, isso porque pode ter alguns efeitos colaterais, como o aumento do cortisol.

4. ômega 3

o nosso cérebro é principalmente constituído por lipídios, que são as gorduras e os óleos. sendo assim, o estado físico da membrana neuronal é um fator importante para um bom funcionamento do sistema nervoso.

o ômega 3 é um lipídio essencial abundante no óleo de peixe e em algumas sementes, como chia e linhaça. Já foi observado que em casos de deficiência, ocorre redução do tamanho dos neurônios, diminuição da concentração de catecolaminas (são neurotransmissores), além de queda da capacidade de transporte e utilização da glicose no cérebro.

isso demonstra a importância do ômega 3 no cérebro e confirma as pesquisas que demonstraram que a sua suplementação aumenta a capacidade cognitiva em indivíduos idosos sem sinais de demência e também em adultos saudáveis.

apesar dos efeitos não serem imediatos, eles podem ter um grande impacto positivo na saúde como um todo, principalmente a nível do cérebro, a longo prazo.

5. cafeína

a cafeína é um dos nootrópicos mais estudados e está disponível em diversos suplementos alimentares. ela promove a redução na atividade da adenosina que, por sua vez, leva a um aumento de outros neurotransmissores, como a noradrenalina. assim, provoca um efeito estimulante no sistema nervoso central.

além disso, aumenta a capacidade de dirigir e manter a concentração para determinado estímulo. consequentemente, de forma indireta provoca um resultado positivo na memória e aprendizagem.



entretanto, as doses recomendadas estão entre 150 – 300mg/dia e, caso utilize doses muito elevadas, pode ocorrer aumento da pressão arterial, ansiedade, insônia e problemas gastrointestinais.

 bacopa monnieri

a bacopa monnieri é uma planta natural da índia e tem uma longa história de uso na tradição da medicina ayurvédica no tratamento de vários distúrbios, particularmente aqueles que envolvem ansiedade, intelecto e falta de memória. Isso porque contém uma substância ativa denominada bacosides, a qual é capaz de ampliar a aprendizagem, a retenção de informações, além de aliviar o estresse através da otimização da transmissão dos impulsos nervosos. os mecanismos de ação incluem:

  • atividade antioxidante no hipocampo
  • redução da atividade de uma enzima que degrada a acetilcolina
  • aumento da atividade de uma enzima que constrói a acetilcolina.

além do mais, tem sido muito utilizada em idosos, já que é capaz de prevenir e tratar declínios mentais relacionados à idade, além de ser promissora para pessoas com TDAH. porém, para conseguir os efeitos nootrópicos que ela produz, é necessário utilizar durante 2 a 3 meses.

7. cúrcuma

curcumina é o princípio ativo do açafrão da terra, comumente usado como tempero, e tem sido descrita como um agente antineuroinflamatório. o que poucos sabem é que essa raiz ajuda a melhorar a memória quando utilizada de forma regular, a longo prazo. dentre os mecanismos que a cúrcuma utiliza para aumentar a função cognitiva estão:

  • propriedades antioxidantes
  • é capaz de estimular a produção de serotonina, dopamina e fator neurotrófico derivado do cérebro (BNDF), uma proteína que ativa a produção de novas células cerebrais.
  • promove um aumento do fluxo sanguíneo no cérebro

8. vitaminas do complexo b

as vitaminas do complexo b são necessárias para o funcionamento de enzimas envolvidas em diversas reações no corpo, inclusive da produção da dopamina, um neurotransmissor que atua em várias regiões do cérebro, e de ATP (energia).

além de tudo, evitam o acúmulo de homocisteína, aminoácido que está associado com surgimento de doenças como o AVC, e, assim, contribuem para a produção dos neurotransmissores e manutenção do humor.

com isso, a vitamina b6 tem sido associada ao aumento do foco mental e, assim, é considerada um nootrópico natural. o melhor é que ela pode ser encontrada em diversos alimentos, como a banana, produtos integrais, carnes, nozes e vegetais.

9. triptofano

o principal mecanismo de ação nootrópico do triptofano, um aminoácido essencial, é como um precursor da serotonina, a qual, em níveis crescentes, é capaz de desempenhar um aumento significativo na memória. sendo assim, em casos de deficiência deste aminoácido, ocorre redução da atividade cognitiva.

além disso, produz efeitos positivos no humor e desempenho durante o exercício físico e está presente em diversos alimentos, como:

  • sementes e nozes
  • soja
  • queijo
  • carnes
  • aveia e grãos
  • ovo
  • feijões e lentilhas

10. huperzine a

a huperzine a é extraída da planta chinesa huperzia serrata. Devido a sua ação neuroprotetora, é comumente utilizada no tratamento da demência. além disso, aumenta a concentração da acetilcolina, neurotransmissor envolvido nos processos de memorização e aprendizado, através do bloqueio da enzima que a degrada.

desse modo, o seu uso regular melhora a memória e a clareza mental, além de estimular a formação de novas células cerebrais.

11. vinpocentina

extraído de uma semente da pervinca, é um vasodilatador cerebral, ou seja, aumenta a circulação sanguínea cerebral, o que otimiza a função cognitiva. com efeitos maiores que o ginkgo biloba, a vinpocentina é prescrita em casos de doenças degenerativas no cérebro para incentivar o aumento na plasticidade do mesmo e a produção de sinapses.

12. chá verde

o chá verde contém um aminoácido chamado L-teanina e quando está associado ao café estimula de forma mais rápida e melhora a fadiga mental. isso acontece, porque, aumenta a produção de serotonina, dopamina e GABA, que são neurotransmissores responsáveis pelo humor, memória e aprendizagem.

e mais, a l-teanina é capaz de alterar as ondas cerebrais promovendo um estado de relaxamento e, ao mesmo tempo, melhora a concentração e o foco, sem te deixar sonolento.

como você pode ver, existe uma gama de nootrópicos naturais, mas para saber qual será o melhor vai depender de pessoa pra pessoa.


um nootropico 100% natural é o hellobrain. Ele contém 6 ingredientes cuidadosamente escolhidos e combinados para que você consiga melhorar a sua performance, seja profissional ou pessoal.


precisando melhorar a sua performance cerebral? a gene te ajuda na missão!

Fonte:https://hellobrain.com.br/12-nootropicos-naturais/

xistem inúmeros nootrópicos no mercado e é necessário identificar qual o melhor para cada caso.

Nootrópicos ou smart drugs tem se tornado muito popular em todos os meios, seja na academia, faculdade ou empresas. Essas substâncias prometem aprimorar aspectos cognitivos, como a memória, foco e aprendizado, possuindo baixa toxicidade e poucos efeitos colaterais.

Mas, escolher qual o melhor não é tão fácil quanto parece. Existem muitas opções no mercado e eles possuem mecanismos de ações distintos, o que determina qual se adapta melhor para cada objetivo. Nesse post iremos te dar algumas dicas que irão te ajudar a como definir o melhor nootrópico.

Defina seus objetivos

Antes de tomar algum nootrópico, é muito importante definir qual o objetivo que você deseja alcançar ao tomar essa substância. Ou seja, qual aspecto cognitivo você deseja aprimorar e como vai avaliar o sucesso.

As funções cognitivas incluem memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas, a qual abrange as tomadas de decisão, lógica, raciocínio, estratégia e soluções de problemas e cada nootrópico irá agir melhor em determinada parte.

Por exemplo, se você é um estudante universitário e está precisando ir bem em uma prova, provavelmente o seu objetivo será aprimorar as capacidades de memória e concentração. Porém, se é um executivo e precisa tomar decisões de forma rápida e resolver alguns problemas, é a função executiva que deve ser aprimorada.

Dessa forma, pesquise sobre cada nootrópico e onde ele age, para que esteja de acordo com aquilo que deseja alcançar.

Faça o básico

Mesmo o melhor nootrópico não irá te ajudar se não fizer o básico em relação à sua saúde. E, acredite, a saúde física afeta muito a saúde mental.

Desse modo, é importante cuidar do simples para encontrar o melhor nootrópico.

·   Beba bastante água – o corpo humano possui 60% de água na sua composição. Desse modo, se manter hidratado é muito importante para que todo o organismo funcione de maneira correta

·   Faça exercícios regularmente – a prática de atividades físicas é essêncial, inclusive quando se trata do cérebro, pois produzem efeitos positivos nas funções cerebrais e preservam a habilidade mental ao longo da vida.

·   Exercite o cérebro – quanto mais usar o cérebro, mais ágil e ativo ele será. Sendo assim, leia, estude, faça palavras cruzadas e outras atividades que necessitam de usar o cérebro.

·   Se alimente bem – existem alimentos que auxiliam na melhora da capacidade cognitiva e também alimentos que prejudicam. Com isso, opte por manter uma alimentação saudável na maior parte do tempo.

·   Cuide do sono e relaxe – não adianta ficar no 220V se não tiver uma boa noite de sono. É necessário desligar a mente um pouco para poder alcançar a melhor performance.

Comece simples e desenvolva a partir daí

Uma dica para quem está começando a tomar nootrópicos é começar com doses menores e ir aumentando aos poucos. Assim, é possível conhecer como o seu corpo irá reagir à essas substâncias e reduzir às chances de efeitos colaterais.

Ainda, à maioria das pessoas já conseguem ver mudanças positivas na cognição com a utilização de substâncias simples, como vitaminas do complexo B, ômega 3 e cafeína. Desse modo, muitas vezes os nootrópicos naturais são suficientes para provocar algum efeito, além de serem mais seguros, o que faz com que não seja necessário recorrer às drogas mais fortes e correr os riscos de efeitos colaterais desagradáveis. Exemplos são a utilização de cafeína ou Ginseng com Gingko biloba ou cafeína com cacau.

Não confie em apenas uma substância

Nem sempre usar o mesmo produto a vida toda é sinal de que é o único que funciona e, principalmente, que se aplica a todo mundo. Cada indivíduo responde de forma diferente e o que é bom para um, pode não ser para o outro. Isso porque existe um princípio chamado individualidade biológica, o qual diz que cada organismo reage de formas diferentes ao mesmo estímulo, gerando adaptações específicas.

Além disso, imagina que o produto que usava e confia 100% saiu do mercado ou está em falta. E agora? Você está precisando e vai ficar sem? De forma alguma. Teste novos nootrópicos e adote uma abordagem ampla.

Escolha uma farmácia de confiança

Saber de onde vem o produto é muito importante para verificar a autenticidade do mesmo. Alguns nootrópicos são manipulados e devem ser produzidos em boas farmácias de manipulação, as quais possuem conferências inicial e final, atenção às cápsulas e excipientes para evitar alergias e garantir a ação do princípio ativo e controle da matéria prima, inclusive da água.

Se não tiver atenção à essas questões, corre o risco de ser entregue um produto de baixa qualidade e que não vai funcionar como deveria.

Fonte:https://hellobrain.com.br/como-definir-qual-nootropico-devo-tomar/

conheça os nootrópicos mais indicados para quem quer aumentar o foco

às vezes, não é nada fácil sentar e ter que se concentrar em determinada tarefa até que ela esteja finalizada. ou então, você apenas tem buscado alternativas para melhorar a sua produtividade, de forma a otimizar o máximo do seu tempo. com isso, o uso de substâncias que estimulam a mente e aumentam a concentração avança em ambientes competitivos, seja no trabalho ou nas universidades.

para uma substância ser considerada nootrópica, ela  precisa aprimorar a função cognitiva – memória, concentração, aprendizagem, funções executivas – além de ter baixa toxicidade e poucos efeitos secundários.

dentre os diversos nootrópicos no mercado, existem desde compostos químicos, encontrados apenas em farmácias com a apresentação de receita, até aminoácidos e vitaminas presentes nos alimentos ou em suplementos naturais.

sendo assim, separamos para você os principais nootrópicos utilizados para quem quer aumentar a concentração.

nootrópicos naturais para a concentração

  • cafeína

através da redução da atividade da adenosina, a cafeína aumenta a concentração de noradrenalina, provocando um efeito estimulante no sistema nervoso central. Desse modo, acontece um aumento da capacidade de direcionar e manter o foco em um determinado estímulo, por exemplo, nos estudos ou em uma tarefa do trabalho.

a cafeína é um dos nootrópicos mais antigos e mais utilizados. porém, é importante lembrar que em doses muito elevadas, ela pode levar ao aumento da pressão arterial, ansiedade, insônia e problemas gastrointestinais, sendo assim, o recomendado é tomar de 150 até 300 mg por dia.

  • l-tirosina

a l-tirosina é um aminoácido precursor da dopamina, ou seja, para que haja produção de dopamina é necessário que tenha quantidade suficiente deste aminoácido, caso contrário, haverá uma queda da produção. e, como vimos, a dopamina é um dos principais neurotransmissores envolvidos na concentração. além de aumentar o foco, este aminoácido auxilia na melhora da memória e do humor, além de reduzir os efeitos adversos do estresse.

  • complexo b

as vitaminas do complexo b são necessárias para o funcionamento de enzimas envolvidas em diversas reações no corpo, inclusive, na produção da dopamina e de atp (molécula de energia utilizada para que o corpo funcione). com isso, elas têm sido associadas ao aumento da concentração, portanto, sendo considerada um nootrópico natural. vale lembrar que ela pode ser encontrada em várias fontes de alimentos, como frutas, vegetais, carnes etc.

além de tudo, evitam o acúmulo de homocisteína, aminoácido que está associado com surgimento de doenças como o avc, e, assim, contribuem para a produção dos neurotransmissores e manutenção do humor.

medicamentos para a concentração

  • modafinil

o modafinil foi criado para combater a narcolepsia, uma doença que a pessoa mesmo após uma noite tranquila de sono,  durma nas situações mais inusitadas, como dirigindo um automóvel ou operando uma máquina, o que traz um risco para o indivíduo. mas logo militares se interessaram nesse medicamento quando descobriram que ele é capaz de manter uma pessoa acordada durante 60 horas.

isso acontece devido ao seu mecanismo de ação estar associado à histamina, um neurotransmissor que regula o sono. sendo assim, o modafinil aumenta as concentrações da histamina, além de outros neurotransmissores como a dopamina, norepinefrina, acetilcolina e serotonina, produzindo um estado de concentração calmo, o qual envolve o pensamento criativo e a capacidade de resolver os problemas, reduzindo a impulsividade, ao invés de um sentimento de tensão, como alguns nootrópicos para concentração.

existem muitos estudos em pessoas saudáveis utilizando o modafinil, mostrando ter resultados positivos na concentração e cognição, com pouquíssimos efeitos colaterais, sendo que a insônia teve uma incidência apenas 2% maior que o grupo que não usou este nootrópico.

ritalina

na verdade, o nome é metilfenidato, mas todos o conhecem pelo seu nome comercial: ritalin ou ritalina. ele já era utilizado para turbinar o cérebro desde a segunda metade da década de 50. sabe-se que este medicamento é capaz de inibir a recaptação de dopamina, um neurotransmissor que está ligado à capacidade de concentração e funções executivas, como o raciocínio, tomadas de decisão etc. desse modo, a ritalina mantém este neurotransmissor agindo por mais tempo, fazendo com que haja aprimoramento na cognição.

mas o principal problema é que ela pode apresentar efeitos colaterais graves, como problemas cardíacos, alucinações, surtos psicóticos e vícios.

selegilina

este, por sua vez, age inibindo de forma irreversível uma enzima chamada mao-b, a qual é responsável por degradar a dopamina e norepinefrina. sendo assim, o corpo tem que fabricar outra mao-b para passar o efeito do selegiline. ainda, têm-se mostrado propriedades neuroprotetoras, além de diminuir a queda da concentração da dopamina que vem com a idade, mas com alguns efeitos colaterais, como náuseas, enjoos, fraqueza, dor abdominal, confusão, alucinações, sensação de boca seca, sonhos vividos e discinesias.

aderall

aumentando a produção e diminuindo a degradação de neurotransmissores, como a dopamina, norepinefrina e serotonina, o aderall é um estimulante do sistema nervoso central e, ainda, é uma mistura de sais de anfetamina utilizados para aumento da concentração em indivíduos com tdah (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) ou narcolepsia. porém, assim como os anteriores pode causar alguns efeitos colaterais, como convulsões, arritmia e ansiedade.

Fonte:https://hellobrain.com.br/melhores-nootropicos-para-concentracao/

Nootrópico-Wikiwand

exto. Este artigo (ou seção) não possui um contexto definido, ou seja, não explica de forma clara e direta o tema que aborda. Se souber algo sobre o assunto edite a página/seção e explique de forma mais clara e objetiva o tema abordado. (Agosto de 2019)

Nootrópico (do grego νους nous, mente, τρέπειν trepein, dobrar) é o termo usado para descrever uma classe de compostos (remédios ou suplementos alimentares) que supostamente aumentam o desempenho cognitivo no ser humano.[1]

São substâncias que podem melhorar aspectos da cognição, particularmente as funções executivas, como memória, criatividade e motivação, em indivíduos saudáveis. Embora muitas substâncias se proponham a aumentar a cognição, até 2019 as pesquisas estão em estágio inicial e a efetividade da maioria desses agentes não estão completamente determinada.[1][2]

O uso de remédios para aumentar a cognição por indivíduos saudáveis, sem indicação médica, abrange muitas questões controversas, incluindo se é ético e justo, preocupações sobre reações adversas e o desvio de finalidade ao prescrever medicamentos controlados para uso não médico, entre outras. Apesar disso, as vendas de remédios de aumento cognitivo tem aumentado continuamente com o passar dos anos, excedendo a marca de US$ 1 bilhão, em 2015.[3]

Em 2018, nos Estados Unidos, foram detectadas informações enganosas sobre os ingredientes de alguns suplementos nootrópicos.[4][5] Em 2019, o FDA (Food and Drug Administration) e o FTC (Federal Trade Commission) alertaram fabricantes e consumidores sobre a possíveis fraudes de marketing e golpes evolvendo o comércio de nootrópicos.[6][7]

Piracetam (o primeiro nootrópico, sintetizado em 1964) [8]
Piracetam (o primeiro nootrópico, sintetizado em 1964) [8]

História

O termo foi usado pela primeira vez em 1972 pelo Dr. Corneliu E. Giurgea,[9][10] psicólogo e químico romeno, para se referir a uma droga que não causaria efeitos secundários
e que aumentaria as capacidades intelectuais. Essa droga era o Piracetam, hoje usado como um suplemento e também no tratamento de diversas condições cognitivas debilitantes.[11][12][13][14]

Quem consome nootrópicos?

O grupo que mais consome esse tipo de compostos são os idosos com doenças degenerativas, como o mal de Parkinson e o mal de Alzheimer, e pessoas com doenças que afetam suas capacidades cognitivas negativamente.

Algumas tentativas têm sido feitas nas deficiências mentais com o uso do ácido gama-aminobutírico. Também foram observados bons resultados com o uso de estimulantes, como Metilfenidato e Amitriptilina, nos distúrbios de aprendizagem associados ao déficit de atenção (TDAH).[15][16]

Eficácia e segurança

Grande parte dos ditos nootrópicos aumentam o fluxo de sangue ao cérebro (fornecendo mais oxigênio), promovem a neurogênese ou possuem ação estimulante do sistema nervoso central.[17]

O uso dessas substâncias deve ser, sempre que possível, supervisionado por um profissional de saúde.

Uso por estudantes

O uso de estimulantes prescritos é especialmente prevalente entre os estudantes que frequentam faculdades e concursos academicamente competitivos.[18] Pesquisas sugerem que 0,7-4,5 % dos estudantes alemães têm usado estimulantes cognitivos em sua vida acadêmica, tais como Metilfenidato e Cafeína.[19][20][21]

Com base em alguns estudos sobre o uso ilícito de estimulantes, 5-35% dos estudantes universitários usam ou já usaram estimulantes prescritos para TDAH.[22][23][24]

Vários fatores podem influenciar positivamente ou negativamente o uso de fármacos para aumento cognitivo. Como as características pessoais do indivíduo, histórico de uso de outras drogas, e as características do contexto social.[19][20][25][26]

Tipos de substâncias

Vitaminas e minerais essenciais

Servem de cofatores em muitas das reações no nosso organismo.

A pelagra (deficiência de niacina) é conhecida pelos distúrbios neurológicos que causa, dentre os mais severos o déficit cognitivo.[27]
pelagra (deficiência de niacina) é conhecida pelos distúrbios neurológicos que causa, dentre os mais severos o déficit cognitivo.[27]
A deficiência de vitamina B12 está associada a diversas manifestações neurológicas, como a polineuropatia, mielopatia e demência.[28]
A deficiência de vitamina B12 está associada a diversas manifestações neurológicas, como a polineuropatiamielopatia e demência.[28]

Aminoácidos e compostos orgânicos

Taurina é um dos aminoácidos frequentemente utilizados em bebidas energéticas.[29]
Taurina é um dos aminoácidos frequentemente utilizados em bebidas energéticas.[29]

Drogas, ervas e nutracêuticos

  • Colinérgicas:
A colina é um nutriente essencial que faz parte do complexo B, é a molécula precursora da acetilcolina, um importante neurotransmissor que integra o sistema nervoso central e periférico.[30][31][32]
colina é um nutriente essencial que faz parte do complexo B, é a molécula precursora da acetilcolina, um importante neurotransmissor que integra o sistema nervoso central e periférico.[30][31][32]

Adrenérgicos, Dopaminérgicos e outros estimulantes:

A nível celular, a cafeína é um antagonista competitivo dos receptores de adenosina.[33]
A nível celular, a cafeína é um antagonista competitivo dos receptores de adenosina.[33]

Antidepressivos:

Outros:

Um copo (200ml) de chá preto natural contém aproximadamente 20mg de L-teanina e 14-61mg de cafeína.[34][35]
Um copo (200ml) de chá preto natural contém aproximadamente 20mg de L-teanina e 14-61mg de cafeína.[34][35]

Ervas e nutracêuticos:

A erva-mate é conhecida por suas propriedades estimulantes.[36]
erva-mate é conhecida por suas propriedades estimulantes.[36]

Drogas Ilegais:

Recebem esse título pois o consumo está associado à busca do prazer farmacológico. Geralmente possuem efeitos secundários e outros perigos inerentes à sua utilização, como a possível dependência.

Os enteógenos, usados frequentemente em contextos religiosos e espirituais,[37] são considerados potenciais expansores da mente.

Ver também

Referências

  1. ↑ a b Frati, Paola; Kyriakou, Chrystalla; Del Rio, Alessandro; Marinelli, Enrico; Vergallo, Gianluca Montanari; Zaami, Simona; Busardò, Francesco P. (janeiro de 2015). «Smart Drugs and Synthetic Androgens for Cognitive and Physical Enhancement: Revolving Doors of Cosmetic Neurology»Current Neuropharmacology13 (1): 5–11. ISSN 1570-159XPMC 4462043Acessível livrementePMID 26074739doi:10.2174/1570159X13666141210221750
  2.  Albertson, Timothy E.; Chenoweth, James A.; Colby, Daniel K.; Sutter, Mark E. (fevereiro de 2016). «The Changing Drug Culture: Use and Misuse of Cognition-Enhancing Drugs»FP essentials441: 25–29. ISSN 2159-3000PMID 26881770
  3.  Chinthapalli, Krishna (14 de setembro de 2015). «The billion dollar business of being smart»BMJ (em inglês). 351ISSN 1756-1833PMID 26370589doi:10.1136/bmj.h4829
  4.  nutraingredients-usa.com. «Some shady ingredients find home in nootropics category»nutraingredients-usa.com (em inglês). Consultado em 19 de novembro de 2019
  5.  «Nootropics, or 'Smart Drugs,' Are Gaining Popularity. But Should You Take Them?»Time (em inglês). Consultado em 19 de novembro de 2019
  6.  «FTC and FDA Send Warning Letters to Companies Selling Dietary Supplements Claiming to Treat Alzheimer's Disease and Remediate or Cure Other Serious Illnesses Such as Parkinson's, Heart Disease, and Cancer»Federal Trade Commission (em inglês). 11 de fevereiro de 2019. Consultado em 19 de novembro de 2019
  7.  Affairs, Office of Regulatory (4 de setembro de 2019). «Unproven Alzheimer's Disease Products»FDA (em inglês)
  8.  S. D. Shorvon (2004). «Piracetam». In: Simon D. Shorvon, David Fish, Emilio Perucca, W E Dodson. The treatment of epilepsy. [S.l.]: Wiley–Blackwell. pp. 489–495. ISBN 978-0-632-06046-7
  9.  Gazzaniga, Michael S. (2006). The Ethical Brain: The Science of Our Moral Dilemmas (P.S.). New York, N.Y: Harper Perennial. 184 páginas. ISBN 0-06-088473-8
  10.  Giurgea C (1972). «[Pharmacology of integrative activity of the brain. Attempt at nootropic concept in psychopharmacology] ("Vers une pharmacologie de l'active integrative du cerveau: Tentative du concept nootrope en psychopharmacologie")». Actual Pharmacol (Paris) (em francês). 25: 115–56. PMID 4541214
  11.  Malykh AG, Sadaie MR (fevereiro de 2010). «Piracetam and piracetam-like drugs: from basic science to novel clinical applications to CNS disorders». Drugs70 (3): 287–312. PMID 20166767doi:10.2165/11319230-000000000-00000
  12.  Skondia, V; Kabes, J (1985). «Piracetam in alcoholic psychoses: a double-blind, crossover, placebo controlled study». The Journal of International Medical Research13 (3): 185–7. PMID 3891457
  13.  Buranji, I; Skocilić, Z; Kozarić-Kovacić, D (1990). «Cognitive function in alcoholics in a double-blind study of piracetam». Lijecnicki vjesnik112 (3–4): 111–4. PMID 2204773
  14.  Zavadenko, NN; Guzilova, LS (2009). «Sequelae of closed craniocerebral trauma and the efficacy of piracetam in its treatment in adolescents». Neuroscience and Behavioral Physiology39 (4): 323–8. PMID 19340573doi:10.1007/s11055-009-9146-2
  15.  GOLFETO, José H.; MIAN, Heloísa. Tratamento psicofarmacológico aplicado à criança. Pediatr. Mod; 36(5):296:298:300:passim-296-298-301, maio 2000. Grupo Editorial Moreira Jr. Jul. 2014
  16.  GUARDIOLA, ANA et al . Uso de amitriptilina na síndrome de hiperatividade com déficit de atenção. Arq. Neuro-Psiquiatr., São Paulo , v. 57, n. 3A, Sept. 1999 . PDF Jul, 2014
  17.  Kewal K. Jain (2011). The Handbook of Neuroprotection. [S.l.]: Springer. 547 páginas
  18.  McCabe, Sean Esteban; Knight, John R.; Teter, Christian J.; Wechsler, Henry (1 de janeiro de 2005). «Non-medical use of prescription stimulants among US college students: prevalence and correlates from a national survey»Addiction100 (1): 96–106. PMID 15598197doi:10.1111/j.1360-0443.2005.00944.x. Consultado em 15 de agosto de 2013
  19. ↑ a b Sattler, S.; Sauer, C.; Mehlkop, G.; Graeff, P. (2013). «The Rationale for Consuming Cognitive Enhancement Drugs in University Students and Teachers»PLoS ONE8 (7): e68821. PMC 3714277Acessível livrementePMID 23874778doi:10.1371/journal.pone.0068821
  20. ↑ a b Sattler, Sebastian; Wiegel, Constantin (25 de fevereiro de 2013). «Cognitive Test Anxiety and Cognitive Enhancement: The Influence of Students' Worries on Their Use of Performance-Enhancing Drugs». Informa Healthcare New York. Substance Use & Misuse48 (3): 220–232. doi:10.3109/10826084.2012.751426. Consultado em 5 de abril de 2014
  21.  Bossaer, John. «The Use and Misuse of Prescription Stimulants as "Cognitive Enhancers" by Students at One Academic Health Sciences Center». Academic Medicine. Consultado em 6 de outubro de 2014. Arquivado do original em 10 de abril de 2015. Overall, 11.3% of responders admitted to misusing prescription stimulants. There was more misuse by respiratory therapy students, although this was not statistically significant (10.9% medicine, 9.7% pharmacy, 26.3% respiratory therapy; P = .087). Reasons for prescription stimulant misuse included to enhance alertness/energy (65.9%), to improve academic performance (56.7%), to experiment (18.2%), and to use recreationally/get high (4.5%).
  22.  Teter CJ, McCabe SE, LaGrange K, Cranford JA, Boyd CJ (outubro de 2006). «Illicit use of specific prescription stimulants among college students: prevalence, motives, and routes of administration»Pharmacotherapy26 (10): 1501–1510. PMC 1794223Acessível livrementePMID 16999660doi:10.1592/phco.26.10.1501
  23.  Weyandt LL, Oster DR, Marraccini ME, Gudmundsdottir BG, Munro BA, Zavras BM, Kuhar B (setembro de 2014). «Pharmacological interventions for adolescents and adults with ADHD: stimulant and nonstimulant medications and misuse of prescription stimulants»Psychol. Res. Behav. Manag7: 223–249. PMC 4164338Acessível livrementePMID 25228824doi:10.2147/PRBM.S47013misuse of prescription stimulants has become a serious problem on college campuses across the US and has been recently documented in other countries as well. ... Indeed, large numbers of students claim to have engaged in the nonmedical use of prescription stimulants, which is reflected in lifetime prevalence rates of prescription stimulant misuse ranging from 5% to nearly 34% of students.
  24.  Clemow DB, Walker DJ (setembro de 2014). «The potential for misuse and abuse of medications in ADHD: a review». Postgrad. Med126 (5): 64–81. PMID 25295651doi:10.3810/pgm.2014.09.2801Overall, the data suggest that ADHD medication misuse and diversion are common health care problems for stimulant medications, with the prevalence believed to be approximately 5% to 10% of high school students and 5% to 35% of college students, depending on the study.
  25.  Sattler, Sebastian; Mehlkop, Guido; Graeff, Peter; Sauer, Carsten (1 de fevereiro de 2014). «Evaluating the drivers of and obstacles to the willingness to use cognitive enhancement drugs: the influence of drug characteristics, social environment, and personal characteristics»Substance Abuse Treatment, Prevention, and Policy. BioMed Central Ltd. p. 8. ISSN 1747-597Xdoi:10.1186/1747-597X-9-8. Consultado em 5 de abril de 2014
  26.  Sattler, Sebastian; Forlini, Cynthia; Racine, Éric; Sauer, Carsten (5 de agosto de 2013). «Impact of Contextual Factors and Substance Characteristics on Perspectives toward Cognitive Enhancement». PLOS. PLOS ONE8 (8): e71452. ISSN 1932-6203LCCN 2006214532OCLC 228234657PMC 3733969Acessível livrementePMID 23940757doi:10.1371/journal.pone.0071452. Consultado em 5 de abril de 2014
  27.  Hegyi, J.; Schwartz, R. A.; Hegyi, V. (2004). «Pellagra: Dermatitis, dementia, and diarrhea». International Journal of Dermatology43 (1): 1–5. PMID 14693013doi:10.1111/j.1365-4632.2004.01959.x
  28.  VASCONCELLOS, Luiz Felipe Rocha et al . Mielopatia por deficiência de vitamina B12 apresentando-se como mielite transversa. Arq. Neuro-Psiquiatr., São Paulo , v. 60, n. 1, Mar. 2002 . Available at http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2002000100028&lng=en&nrm=iso - access on 15 Aug. 2014
  29.  CATHARINO, Rodrigo R. et al . Fast Analysis of Taurine in Energetic Drinks by Electrospray Ionization Mass Spectrometry. J. Braz. Chem. Soc., São Paulo , v. 22, n. 4, 2011 . Available at http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-50532011000400026&lng=en&nrm=iso - access on 14 Aug. 2014
  30.  Zeisel SH; da Costa KA (novembro de 2009). «Choline: an essential nutrient for public health»Nutrition Reviews67 (11): 615–23. PMC 2782876Acessível livrementePMID 19906248doi:10.1111/j.1753-4887.2009.00246.x
  31.  "Choline Arquivado em 9 de janeiro de 2010, no Wayback Machine." (An interview with Steven Zeisel, Editor-in-Chief of the Journal of Nutritional Biochemistry), Radio National Health Report with Norman Swan, Monday 17 April 2000
  32.  "[1]" Dietary Reference Intakes for Thiamin, Riboflavin, Niacin, Vitamin B6, Folate, Vitamin B12, Pantothenic Acid, Biotin, and Choline (1998), Institute of Medicine.
  33.  GUERRA, Ricardo Oliveira; BERNARDO, Gerlane Coelho; GUTIERREZ, Carmen Villaverde. Cafeína e esporte. Rev Bras Med Esporte, Niterói , v. 6, n. 2, Apr. 2000 . Available at http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922000000200006&lng=en&nrm=iso - access on 15 Aug. 2014
  34.  Emma K. Keenan, Mike D A Finnie, Paul S. Jones, Peter J. Rogers, Caroline M. Priestley; How much theanine in a cup of tea? Effects of tea type and method of preparation. Food Chemistry (2011); Volume: 125, Issue: 2, Pages: 588-594 Mendeley
  35.  Chin JM, Merves ML, Goldberger BA, Sampson-Cone A, Cone EJ; Caffeine content of brewed teas. Journal of analytical toxicology, 2008 Oct;32(8):702-4. PubMed
  36.  «Benefícios do consumo da erva mate» Ehow.com.br
  37.  «Brazilian Archives of Biology and Technology - Jurema-Preta (Mimosa tenuiflora [Willd.] Poir.): a review of its traditional use, phytochemistry and pharmacology». scielo.br. Consultado em 14 de janeiro de 2009

Bibliografia adicional

HALL, Stephen S. A busca da pílula da inteligência. Scientific American Brasil nº 17. 2013 Acesso Jul. 2014

WINSTON, David; MAIMES, Steven. Adaptogens: Herbs for Strength, Stamina, and Stress Relief. Vermon, Healing Arts Press, 2007. Google Books Acesso Jul. 2014

ARCHIBALDO DONOSO, S; DELGADO D, Carolina. Perspectivas en la prevención y tratamiento farmacológico de la enfermedad de Alzheimer. Rev. méd. Chile, Santiago , v. 137, n. 2, feb. 2009 . Disponible en: http://www.scielo.cl/pdf/rmc/v137n2/art16.pdf (Jul. 2014)

Ligações externas

Comentários