EVITAR FRUTAS CÍTRICAS E ESCOVAR A LÍNGUA: AS DICAS DE ESPECIALISTAS PARA COMBATER O MAL HÁLITO

  

Mulher tapando a boca
Mulher tapando a boca Freepik

Evitar frutas cítricas e escovar a língua: as dicas de especialistas para combater o mau hálito

Não consumir determinados alimentos e seguir hábitos de higiene bucal corretos estão entre as orientações

 

Por Melinda Wenner Moyer, The New York Times

01/11/2022 04h30  Atualizado há um dia


Alho e cebola são duas das minhas comidas favoritas — eu sou conhecida por comer dentes de alho assados como se fossem doces — então não é surpresa que muitas vezes eu me pegue disfarçadamente cheirando meu hálito. Estudos sobre a prevalência do mau hálito são difíceis de encontrar, mas pesquisas estimam que até metade dos americanos se preocupam com o cheiro do hálito.

A má notícia é que o mau hálito pode ter muitas causas, algumas mais graves que outras. Já a boa notícia é que existem várias maneiras de lidar com isso, dependendo da causa. Conversei com dois dentistas restauradores que estudaram o mau hálito; um médico de ouvido, nariz e garganta; e um periodontista para ter sugestões do que fazer.

Saiba se seu hálito é ruim

Um problema importante com o mau hálito é que você nem sempre sabe quando tem, mesmo que todos ao seu redor provavelmente saibam.

Um teste popular e útil é colocar as mãos em concha sobre o nariz e a boca, expirar e depois inspirar, apontou o dentista restaurador da Penn Dental Medicine, Mark Wolff. Outro método é lamber as costas da mão algumas vezes, esperar um minuto para que a água evapore e as moléculas do odor se concentrem e, em seguida, cheira-la. Se o cheiro faz você querer desmaiar, é preciso fazer algo a respeito, disse o Wolff.

Apesar disso, nem sempre somos os melhores juízes de nossos odores bucais, de acordo com o periodontista da Faculdade de Odontologia Adams da Universidade da Carolina do Norte, Antonio Moretti. Às vezes, as pessoas pensam que têm mau hálito quando não têm, por isso ele sugeriu pedir alguém para fazer um teste de respiração para você.

Considere o que você come

Cebola e alho são culpados comuns do mau hálito por causa dos aromas fortes. Mas outros alimentos também podem desencadear o mau hálito. Por exemplo, alimentos e bebidas que podem causar refluxo gastrointestinal, como álcool, café, tomate, frutas cítricas e cebolas, podem incitar o odor bucal, porque fazem você arrotar ou mesmo regurgitar pequenas quantidades de alimentos, de acordo com Landon Duyka, um médico de ouvido, nariz e garganta na Northwestern Medicine.

Livre-se das bactérias da boca

Bactérias na boca são outra causa. Elas liberam os chamados compostos voláteis de enxofre, que 'cheiram a ovo podre, dedos fedorentos', disse Wolff. Escovar os dentes duas vezes ao dia e usar fio dental uma vez ao dia pode ajudar a eliminar esses germes, bem como as partículas de alimentos.

Esses microrganismos também podem prosperar se você tiver boca seca – uma condição causada por desidratação, doenças, como síndrome de Sjogren e diabetes, e como efeito colateral de medicamentos. A saliva ajuda a matar as bactérias, além de quebrar as partículas de alimentos e nos persuadir a engoli-las, então, quando não temos o suficiente, os germes podem prosperar, disse Duyka. Manter-se hidratado pode prevenir o mau hálito, assim como enxaguar a boca com um enxaguante bucal, recomendou.

Outros tipos de enxaguantes bucais também podem ajudar com o mau hálito — mas alguns funcionam melhor que outros. A dentista restauradora da Universidade de Buffalo Violet Haraszthy recomendou não enxaguar com álcool.

—Seca a boca do paciente, e é um ciclo vicioso, uma vez que o álcool seca, o mau hálito volta ainda pior — explicou. Ela recomendou enxaguantes sem álcool que contêm ingredientes antibacterianos, como o cloreto de cetilpiridínio.

A doença da gengiva pode ser outro culpado do mau hálito. Se suas gengivas sangram com frequência, você vê bolsas ao redor delas ou seus dentes parecem soltos é preciso consultar um dentista para determinar se você tem gengivas doentes, disse Moretti. A gengivite pode causar mau hálito, porque as bactérias ficam presas em pequenos bolsos ao redor das gengivas, 'fazendo um verdadeiro mau cheiro', afirmou Wolff.

Língua e amígdalas

As bactérias causadoras de odor não crescem apenas ao redor dos dentes e gengivas, elas também podem se desenvolver em pequenas fendas na língua. Se sua língua tem uma coloração branca ou amarelada, provavelmente abriga bactérias fétidas, segundo Moretti. Você pode querer escova-la suavemente com a escova de dentes ou um raspador de língua depois de escovar os dentes para removê-los, sugeriu ele. A pesquisa mostrou que a escovação da língua e a escovação regular melhoram o mau hálito mais do que apenas escovar os dentes.

As amígdalas são outra causa pouco conhecida de mau hálito, disse Duyka. As amígdalas têm fendas que abrigam bactérias. Às vezes, as bactérias podem se misturar com restos de comida e endurecer e se tornar o que chamamos de pedras da amígdala, que parecem pequenas protuberâncias brancas. Você não pode evitar pedras nas amígdalas, afirmou Duyka, mas você pode eliminá-las cutucando suavemente sua amígdala com um objeto rombudo ou dedo (limpo); por gargarejo com água salgada; ou enxaguando-as com um flosser de água.

Em casos raros, o mau hálito pode ser causado por outros tipos de doenças ou infecções — amigdalite, sinusite ou infecções pulmonares, cirrose hepática, doenças renais, faringite ou até câncer de boca ou pescoço. Se o seu mau hálito não melhorar com outros remédios, considere consultar seu médico de cuidados primários ou um otorrinolaringologista para descartar outras causas, sugeriu Duyka.

Eu não tinha ideia de que o mau hálito era um fenômeno tão complexo. Posso não estar disposta a desistir do alho — peço desculpas ao meu marido — mas vou tentar me manter hidratada e, talvez, investir em um raspador de língua para manter as bactérias da minha boca sob controle. Embora o mau hálito possa ser desagradável para quem recebe, lembre-se de que é comum e não é o fim do mundo.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2022/11/evitar-frutas-citricas-e-escovar-a-lingua-as-dicas-de-especialistas-para-combater-o-mau-halito.ghtml


Comentários