CIENTISTAS DIZEM QUANDO PRIMEIRA VACINA CONTRA O CÂNCER ESTARÁ PRONTA


vacina cancer
Crédito: Wildpixel/istock Primeira vacina contra o câncer já tem previsão de quando estará pronta

Cientistas dizem quando primeira vacina contra o câncer estará pronta

Fabricantes dizem estar animados com o impacto que a tecnologia utilizada na vacina pode ter no tratamento da doença

Por: Redação

A primeira vacina do mundo contra o câncer já tem uma previsão de quando estará pronta. De acordo os seus desenvolvedores, o imunizante revolucionário, que poderá prevenir milhares de mortes a cada ano, está na segunda fase de testes, antes de partir para a terceira e última fase.

As fabricantes Moderna e Merck (MSD no Brasil) disseram que os resultados do teste, que determinará se a vacina impede que o câncer volte, são esperados até o final do ano, ou seja – em até três meses – o mundo poderá ter sua vacina contra o câncer pronta.

A vacina experimental é baseada na mesma tecnologia de RNA mensageiro (mRNA ) que foi usada para criar as vacinas contra a covid.

Ela está sendo estudada no tratamento de pacientes com melanoma de alto risco, a forma mais mortal de câncer de pele. E os testes de fase 2 envolveram 157 pacientes com essa forma da doença.

Como a vacina contra a câncer vai funcionar?

Usando apenas o código genético do vírus, as vacinas de mRNA são injetadas no corpo, entrando nas células e dando comando para elas criarem antígenos. Esses antígenos são reconhecidos pelo sistema imunológico e o preparam para gerar uma resposta antitumoral personalizada contra a mutação tumoral específica.

Nenhum vírus é necessário para criar uma vacina de mRNA. Isso significa que a taxa na qual a vacina pode ser produzida é acelerada.

vacina câncer
Crédito: Pornpak Khunatorn/istock Vacina dá um comando para o sistema imunológico gerar uma resposta contra o tumor

Para aumentar a ação da vacina, a dose está sendo administrada juntamente com um anticorpo monoclonal da MSD, chamado Keytruda, considerado tratamento padrão para o melanoma. Esse medicamento também ativa o sistema imune para reconhecer as células cancerígenas e atacá-las.

“Esta colaboração de longo prazo combinando a experiência da Merck em imuno-oncologia com a tecnologia pioneira de mRNA da Moderna resultou em uma nova abordagem de vacina sob medida”, comentou o chefe de desenvolvimento clínico global e vice-presidente sênior da Merck Research Laboratories, Dr. Eliav Barr.

O presidente da Moderna, Stephen Hoge, disse que os dados dos testes são esperados neste trimestre. “Continuamos animados com o futuro e o impacto que o mRNA pode ter como um novo paradigma de tratamento no tratamento do câncer”, acrescentou.

Fonte:https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/cientistas-dizem-quando-primeira-vacina-contra-o-cancer-estara-pronta/


Comentários