RITUAIS DO LAR: COMO A ARQUITETURA SE DEDICA AO BEM-ESTAR EMOCIONAL

 

Arrumar a casa e controlar a entrada de luz natural podem ajudar a criar um ambiente mais aconchegante no lar  (Foto: Dani Neves / @andovendotudo / Divulgação)

Arrumar a casa e controlar a entrada de luz natural podem ajudar a criar um ambiente mais aconchegante no lar (Foto: Dani Neves / @andovendotudo / Divulgação)


  • POR BEATRIZ GATTI COM ALEX ALCANTARA
 ATUALIZADO EM 

A partir das mudanças trazidas pela Covid-19, é papel da arquitetura e do design abrir caminho a experiências que possam recriar confortos antes conhecidos em qualquer ambiente, sugere Mirela. “O uso de materiais curativos e táteis, cores que estimulam o humor e texturas terrosas serão aliados para nos ajudar a conectar de volta à natureza e aos rituais antigos e holísticos”, aponta.

Em meio a um longo período de pandemia, muitas pessoas passaram a olhar para suas casas com mais atenção. O lar se tornou um refúgio para o bem-estar físico e mental, e sua funcionalidade e estética uniram-se a novos hábitos cotidianos para redefinir os conceitos do que é “sentir-se em casa”.

“Foi natural os consumidores passarem a projetar os seus espaços e criar rituais diários como uma extensão do autocuidado”, diz Mirela Dufrayer, líder de marketing na WGSN América Latina, empresa de previsão de tendências de comportamento e de consumo.

Regar as plantas, preparar um chá ou passar um bom tempo na cozinha são só alguns dos muitos exemplos de rituais cotidianos. “Entendo o lar como local para acomodar a vida. Todas as atividades que desenvolvemos em casa podem ser encaradas como rituais”, define a arquiteta Fernanda Ness, do escritório Arqsimplifica (@arqsimplifica).

A profissional compartilha da ideia de que os projetos arquitetônicos devem começar pelo final, ou seja, primeiro é necessário conhecer as experiências que os moradores buscam viver naquele espaço. “Nós, arquitetos(as), aprendemos a interagir com os vazios do espaço físico e da intimidade das pessoas. É um processo muito mais interno do que material”, acrescenta Fernanda.

Passar um cafézinho está entre os rituais preferidos da arquiteta Fernanda Ness  (Foto: Dani Neves / @andovendotudo / Divulgação)

Passar um café está entre os rituais preferidos da arquiteta Fernanda Ness (Foto: Dani Neves / @andovendotudo / Divulgação)

Para isso, o passo inicial é criar uma relação com os moradores que vá além dos requisitos práticos que eles reivindicam. “Para conseguirmos chegar na essência do projeto e do cotidiano das pessoas, sugerimos alguns exercícios durante o processo. Pedimos que, além de descrever as 'cenas' que a casa poderá proporcionar, os moradores façam um tour pelo espaço que ainda não existe”, comenta a arquiteta. É nesse momento que o projeto nasce, segundo ela.

A especialista também tem seus próprios rituais e garante que isso contribui para o desenvolvimento de seu trabalho. “Em um momento tão tecnológico, colocar um vinil para tocar e passar um café é libertador no meu cotidiano”, compartilha. “O meu ritual favorito é pegar um café, abrir a janela e ver a vida acontecendo lá fora. Prefiro a relação direta com a cidade do que a vista exuberante.”

Segundo a chefe de marketing da WGSN, um dos rituais que ganharam bastante destaque nos últimos tempos foram os banhos e sua preparação: seja com cheiros e luzes, seja com sons.

O ritual de regar as plantas é um dos preferidos dos orgulhosos plant parents  (Foto: Dani Neves / @andovendotudo / Divulgação)

O ritual de regar as plantas é um dos preferidos dos orgulhosos 'plant parents' (Foto: Dani Neves / @andovendotudo / Divulgação)


Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Bem-Estar/noticia/2022/06/rituais-do-lar-como-arquitetura-se-dedica-ao-bem-estar-emocional.html


Comentários