CITTASLOW: O MOVIMENTO QUE PROPÕE MELHOR QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES


Dobre Miasto, município na Polônia, é um dos adeptos do movimento (Foto: Reprodução / Instragram / Cittaslow)

Dobre Miasto, município na Polônia, é um dos adeptos do movimento (Foto: Reprodução / Instragram / Cittaslow


  • POR EVELYN NOGUEIRA
 ATUALIZADO EM 

Você provavelmente já ouviu falar em "Slow Food", movimento que propõe uma maior valorização da comida, produto, produtor e meio ambiente. Esse conceito inspirou a criação do movimento Cittaslow, uma organização não-governamental que busca reduzir a velocidade de vida nas cidades, para melhorar a qualidade das pessoas que nelas vivem.

O movimento Cittaslow foi criado em 1999 por Paolo Saturnini, ex-prefeito de uma pequena cidade na Toscana, Itália. A ideia de Paolo era pensar em uma nova forma de desenvolvimento para as metrópoles.

No site oficial da organização, o principal objetivo é definido como uma forma de ampliar a filosofia do Slow Food para comunidades locais e governos, além de ampliar conceitos de eco-gastronomia no dia a dia.

Socorro, no interior de São Paulo, foi classificada como cidade Cittaslow em 2021 (Foto: Divulgação / Reserva CARRARO)

Socorro, no interior de São Paulo, foi classificada como uma cidade Cittaslow em 2021 (Foto: Divulgação / Reserva CARRARO)

Atualmente, o movimento é praticado em 287 cidades de 33 países. Alguns deles são Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Japão, Luxemburgo, Nova Zelândia e também no Brasil.

Por aqui, a cidade de Socorro, no interior de São Paulo, preza pelo conceito. A metrópole foi qualificada como "membro" da lista Cittaslow em 2021, por estar alinhada com os princípios de sustentabilidade social, ambiental e de governança. Socorro preza pela qualidade de vida dos moradores e também na conservação de riquezas naturais.

O Reserva CARRARO é um exemplo de empreendimento sustentável na cidade. O local tem pontos de recarga para veículos elétricos e uma infraestrutura sustentável, além de propor contato com o meio ambiente em casa.

O empreendimento propõe o contato com a natureza  (Foto: Divulgação / Reserva CARRARO)

O empreendimento propõe o contato com a natureza (Foto: Divulgação / Reserva CARRARO)

“O Reserva CARRARO é um loteamento fechado em meio à belíssima natureza de Socorro, para famílias que buscam um refúgio no campo com conforto, segurança e estrutura de condomínios de médio e alto padrão. Além disso, estamos em sintonia com o futuro e este é um dos primeiros empreendimentos da cidade com vagas para carros elétricos”, diz Marco Carraro, um dos sócios da construtora.

projeto é visto como um refúgio na natureza e também como um complexo de lazer. Além disso, o empreendimento tem soluções de economia de energia elétrica através do uso de placas fotovoltaicas.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Sustentabilidade/noticia/2022/06/cittaslow-o-movimento-que-propoe-melhor-qualidade-de-vida-nas-cidades.html

Comentários