AUSTRALIANA É DIAGNOSTICADA COM ALZHEIMER AOS 37 ANOS APÓS INFESTAÇÃO DE MOFO EM CASA: 'NÃO CONSEGUIA LEMBRAR MEU NOME'

 

Australiana é diagnosticada com Alzheimer aos 37 anos após infestação de mofo em casa: 'não conseguia lembrar meu nome'
A australiana Amie Skilton foi diagnosticada com Alzheimer aos 37 anos Reprodução

Australiana é diagnosticada com Alzheimer aos 37 anos após infestação de mofo em casa: 'não conseguia lembrar meu nome'

Amie Skilton descobriu que tem uma síndrome genética, responsável por desencadear uma "enorme resposta inflamatória no corpo quando exposta ao mofo"


Por O Globo — Sydney

 

Aos 37 anos, uma australiana recebeu um diagnóstico de Alzheimer no estágio 3, a fase grave da doença, após sofrer uma infestação de mofo dentro de casa, na cidade de Sydney. Para ela, os dois problemas estão relacionados e agora busca conscientizar outras pessoas sobre os perigos de ter mofo em suas residências.

Segundo a emissora 7 News, os primeiros sinais de que havia algo de errado com Amie Skilton, hoje com 42 anos, foram alergias crônicas e ganho de peso, mas seus sintomas progrediram rapidamente. Ela contou que o mais aterrorizante de todos foi quando esqueceu seu próprio nome.

— Aquele ano inteiro foi um borrão — disse ela ao programa Sunrise. —Supõe-se que seja a pergunta mais fácil em um teste. Eu estava preenchendo um formulário e a caixa em branco permaneceu em branco, assim como minha mente, eu literalmente não conseguia lembrar meu nome.

O médico Mark Donahoo alertou ao Sunrise os perigos causados pelo mofo preto, capaz de causar "alergias, asma, doenças respiratórias e pode afetar todas as partes do sistema nervoso, o que pode causar doenças de Alzheimer, como no caso de Amie". Segundo ele, o mofo produz esporos e toxinas que, em algumas pessoas, se acumulam no corpo, de forma que elas não consigam limpá-lo facilmente, o que pode acabar afetando o sistema nervoso.

Mofo estava escondido embaixo do carpete na casa da australiana Amie Skilton, que foi diagnosticada com Alzheimer aos 37 anos — Foto: Reprodução / 7 News

Mofo estava escondido embaixo do carpete na casa da australiana Amie Skilton, que foi diagnosticada com Alzheimer aos 37 anos — Foto: Reprodução / 7 News

Há cinco anos, Amie não imaginava que pudesse ter relação entre sua exposição ao mofo escondido debaixo do carpete com o diagnóstico. Foi somente depois que ela descobriu que tem uma síndrome genética, responsável por desencadear uma "enorme resposta inflamatória no corpo quando exposta ao mofo", conforme informou a mídia australiana nesta terça-feira.

Amie fez então um curso para testar e saber detectar mofo enquanto buscava uma nova casa que lhe fosse saudável. Mas seu esforço não parou aí. Ela quis se aprimorar para ajudar outras pessoas e agora é uma especialista que ministra seu próprio curso online sobre detecção de mofo.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2022/08/australiana-e-diagnosticada-com-alzheimer-aos-37-anos-apos-infestacao-de-mofo-em-casa-nao-conseguia-lembrar-meu-nome.ghtml


Comentários