AMECA, O ROBÔ HUMANÓIDE QUE IMPRESSIONA POR SEMEHANÇA COM HUMANOS APRESENTADO NA CES 2022

 

 (Engineered Arts/Divulgação)
(Engineered Arts/Divulgação)

Ameca, o robô humanoide que chamou atenção na CES 2022


Projetada para hospedar inteligência artificial, a criação da Engineered Arts surpreendeu visitantes da maior feira de tecnologia do mundo por suas expressões realistas e capacidade de comunicação; veja vídeos!
Laura Pancini

Publicado em 08/01/2022 às 08:00.

Última atualização em 11/01/2022 às 16:30.

O futuro ao lado dos robôs humanoide está mais perto do que nunca. Após um vídeo seu viralizar em dezembro de 2021 (com direito a um "eca" de Elon Musk), o robô Ameca da britânica Engineered Arts foi um dos assuntos mais falados durante a CES 2022, maior feira de tecnologia e inovação do mundo, que aconteceu nesta última semana.

Diferente de robôs como os da Boston Dynamics, que dançam coreografias completas, o Ameca não corre ou pula. Tampouco é um ajudante doméstico como os idealizados pela ToyotaSamsung e Amazon. Ameca chama atenção pelas suas expressões faciais realistas e capacidade de conversar sozinha  no estande da sua empresa, o próprio robô era responsável por explicar o que era.

O corpo acinzentado de metal e plástico remove um pouco do aspecto humano, mas seu rosto traz expressões faciais extremamente vívidas (e até dentes).

Para obter tal efeito, a Engineered Arts colocou 17 motores individuais na cabeça do robô, construídos a partir de scans 3D internos de pessoas reais. Assim, foi possível imitar não só as expressões humanas, como também a estrutura óssea e a textura da pele.

O humanoide da Engineered Arts foi projetado como uma plataforma para hospedar inteligência artificial (IA), mas não há nada embutido ainda. Por enquanto, ele conta somente com essa série de movimentos pré-programados, feitos para simular o movimento humano.

Outro fato interessante é que o Ameca foi projetado para ser modular, o que significa que a cabeça pode ser removida com um clique e sem ferramentas, permitindo que seja trocada por outra caso algo dê errado.

Por enquanto, os planos da empresa Engineered Arts são de continuar desenvolvendo o robô humanoide. Ameca deve ter um IA em breve, e há plos de novas versões na qual ele é capaz de andar. Esperamos que não para muito longe.

Ameca, o robô humanoide que impressiona por semelhança com humanos; vídeo acima!


Imagem do robô "acordando para a vida" revelada esta semana viralizou e chama a atenção pelo realismo das expressões. Modelo servirá como base de teste para inteligência artificial, e será vendido por cerca de R$ 770.000 cada.


Por Rafael Miotto, g1

 

Seu nome é Ameca. Ele é o novo robô da empresa britânica Engineered Arts, especializada em máquinas humanoides. Sua extrema semelhança com seres humanos acabou chamando atenção de internautas nas redes sociais.

imagem do robô "acordando para a vida" revelada esta semana viralizou deixando muita gente impressionada, e outros "assustados".

Seu lançamento oficial será na próxima Consumer Electronics Show (CES) 2022, mas alguns detalhes do modelo já foram divulgados pela fabricante.

Em seu anúncio, a empresa afirmou que "Ameca é o robô em forma humana mais avançado do mundo". Seus criadores dizem que ele pode servir de plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias robóticas.

"A razão para fazer um robô que se pareça com uma pessoa é para interagir com as pessoas", disse Will Jackson, CEO da Engineered Arts, em entrevista à Reuters. "É por isso que construímos esses robôs expressivos".

Apesar da alta tecnologia, o robô ainda não possui a habilidade de andar. Segundo a empresa, caminhar é uma tarefa difícil, mas está nos planos de desenvolvimento.

Veja o que se sabe sobre o Ameca:

  • Projeto levou 15 anos de trabalho.
  • Seu preço será de cerca de 100 mil libras, equivalente a R$ 770.000.
  • Robô pode ser utilizado para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e machine learning.
  • Hardware e software que permitem atualização constante.
  • Divisão em módulos. Segunda a empresa, é possível ter apenas "uma mão" o "braço" do modelo, não há necessidade de ter o robô completo para funcionar.
  • Conexão em nuvem: todos os dados do robô ficam disponíveis remotamente.
  • Movimentos suaves e realistas que buscam estabelecer um "relacionamento instantâneo com pessoas", segundo a fabricante.

·         Ameca estará disponível para aluguel, na participação de eventos, e também para a venda.

·         "O custo é realmente variável de acordo com as capacidades de cada unidade, mas fica acima de 100 mil [libras] no Reino Unido, e será realmente sobre o que você precisa que seu robô faça", afirmou Jackson.

 Fonte:https://g1.globo.com/inovacao/noticia/2021/12/03/ameca-o-robo-humanoide-que-impressiona-por-semelhanca-com-humanos-video.ghtml


Comentários