DIETA CETOGÊNICA: COMO FUNCIONA, PRÓS E CONTRAS E QUEM PODE FAZER

 

Dieta cetogênica: como funciona, prós e contras e quem pode fazer
Dieta cetogênica se baseia na diminuição dos carboidratos e no aumento das proteínas e gorduras Brooke Lark/Unsplash

Dieta cetogênica: como funciona, prós e contras e quem pode fazer

Em alta, modelo se baseia no aumento do consumo de proteínas e gorduras em detrimento dos carboidratos. Nutricionista reforça importância de acompanhamento profissional


Por Laís Malek — Rio de Janeiro

 

 

Queridinha do momento, a dieta cetogênica é uma das dietas low carb, ou seja, com baixa ingestão de carboidratos. O plano nutricional consiste em consumir apenas 20% de carboidratos, e os 80% restantes ficam para as proteínas e as gorduras. A estratégia hiperproteica pode ajudar a emagrecer, mas é preciso realizar acompanhamento com um profissional.


Como funciona a dieta cetogênica?

A nutricionista Luiza Ferracini explica que as dietas que têm de 20 a 55% do plano alimentar baseado em carboidratos são consideradas low carb, e a cetogênica é a que tem o menor índice entre elas. Com a diminuição dos carboidratos, principal fonte de energia do corpo, o organismo recorre a outros alimentos que produzem energia; no caso dessa dieta, as gorduras. Assim, as células de gordura são quebradas para produzir energia, e o emagrecimento pode ocorrer.

Mas é preciso ter cuidado ao seguir esse modelo, por se tratar de uma mudança brusca em relação à alimentação média dos pacientes. Para quem sofre com problemas renais, por exemplo, a estratégia não é recomendada. Já para pacientes diabéticos, ela pode ser uma boa opção.

— É preciso se adaptar a essa dieta. Nos primeiros dias, os pacientes podem experienciar dor de cabeça e tonturas, então a adaptação é mais complicada. Não são todos que vão conseguir manter a dieta — avalia a nutricionista.

O que pode e o que não pode comer na dieta cetogênica?

Luiza explica que as proteínas e as gorduras, que compõem a maior parte da dieta, devem vir de “boas fontes”. Ela recomenda carnes magras, principalmente as brancas, como peixe e frango, e ovo. Em relação às gorduras, as oleaginosas são uma boa opção, como abacate, coco, azeite e castanhas.

Já o grupo alimentar proibido para essa estratégia é, claro, o dos carboidratos. Luiza explica que os 20% do nutriente que compõem a dieta estão presentes em outros alimentos consumidos ao longo do dia.

— É muito difícil fazer a dieta com alimentos ricos em carboidratos, como arroz, pães e massas, porque só com uma refeição você já atinge os 20% de carboidratos. O carboidrato deve ser obtido através de outros grupos, como os legumes, por exemplo — finaliza.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/guia/2022/07/dieta-cetogenica-como-funciona-pros-e-contras-e-quem-pode-fazer.ghtml

Comentários