AÇAÍ ENGORDA OU EMAGRECE? VEJA O QUE DIZ NURTICIONISTA E COMPARE CALORIAS

 

Açaí engorda ou emagrece? Veja o que diz nutricionista e compare calorias
Açaí engorda? Devo comer? Nutricionista tira dúvidas Ana Branco

Açaí engorda ou emagrece? Veja o que diz nutricionista e compare calorias

Fruta da região amazônica é 'queridinha' entre brasileiros, mas acompanhamentos podem torná-la hipercalórico; saiba seus benefícios e malefícios


Por Caio Bitencourt — São Paulo

 

O açaí, fruta descoberta há mais de mil anos por indígenas que habitavam a Floresta Amazônica, foi introduzido ao longo do tempo na dieta de boa parte dos brasileiros. Seu consumo, após diferentes modos de preparo e com diversos acompanhamentos, gera uma série de dúvidas, especialmente para os preocupados com as calorias que consomem. Entre elas, a principal: açaí engorda?

A nutricionista Ana Luisa Nunes, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, explica que o consumo há de ser visto com cautela, como com qualquer outro alimento:

AÇAÍ E ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS ACOMPANHAMENTOS — Foto: Editoria de Arte

AÇAÍ E ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS ACOMPANHAMENTOS — Foto: Editoria de Arte

— Nenhum alimento sozinho é capaz de engordar ou emagrecer ninguém. Mas o açaí consumido com açúcares concentra calorias e pode contribuir para aumento de gordura corporal. Quando falamos do fruto puro, ele tem cerca de 70 kcal a cada 100g. Mas se estamos falando de misturas que levam açaí (cremes, sorvetes, etc), esse valor calórico se torna bem maior.

Quais são os benefícios do açaí?

Ana Luisa destaca que o açaí é uma fruta oleosa/gordurosa, fonte de antioxidantes (substâncias que reduzem os radicais livres, aumentando o tempo de vida das células). Consequentemente, reduz doenças cardiovasculares e melhora a disposição, o que ela declara “valer a pena inserir na rotina”. Mas com um alerta:

— O problema é: com o que e quanto se adoça o açaí. É um fruto sem sabor, mas que tem uma caloria considerável por causa de sua gordura. Ao acrescentar leite condensado, a caloria dessa mistura fica muito maior, já que o leite condensado concentra bastante açúcar em sua composição. Se o objetivo for emagrecimento, pode atrapalhar muito, já que essa meta necessita de consumo calórico mais baixo.

Qual o jeito mais saudável de tomar açaí?

Em meio às diferentes possibilidades de se comer o açaí — acompanhado de carnes e vegetais ou misturados a frutas e doces —, Ana Luisa crava: ele é mais nutritivo da forma que é utilizado principalmente na região Norte, como parte da culinária diária.

— O açaí é extremamente nutritivo, o cuidado deve ser apenas na quantidade e com o que o acompanha. Se esse acompanhamento for rico em açúcares ou gorduras saturadas, como é o jeito consumido no Sudeste, a mistura deixa de ser nutritiva — completa a nutricionista.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/guia/2022/06/acai-engorda-veja-o-que-diz-nutricionista-e-compare-calorias.ghtml

Comentários