PUTIN SE COMPARA AO CZAR PEDRO O GRANDE, UM CONQUISTADOR DE TERRAS QUE APROXIMOU A RÚSSIA DA EUROPA


Quadro de Pedro o Grande feito pelo pintor francês Jean-Marc Nattier — Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Quadro de Pedro o Grande feito pelo pintor francês Jean-Marc Nattier — Foto: Reprodução/Wikimedia Commons


Putin se compara ao czar Pedro o Grande, um conquistador de terras que aproximou a Rússia da Europa


Em conversa com jovens empresários, o presidente russo fez várias comparações entre ele próprio e o primeiro czar russo, que fundou São Petersburgo em território que tomou da Suécia.




Por g1

 


Um dos ídolos de Vladimir Putin é Pedro o Grande, o primeiro imperador da Rússia —perto da mesa do presidente há até uma estátua do czar, que viveu entre os séculos 17 e 18.

Desde que começou a invasão da Ucrânia , analistas e especialistas levantam a possibilidade de que uma das motivações do líder do Kremlin para a agressão militar contra o país vizinho seja uma suposta necessidade de cumprir o que ele talvez enxergue como sua missão, que seria reconstruir o Império Russo.

Nesta quinta-feira (9), Putin contribuiu mais uma vez para corroborar essa análise: num evento, ele se comparou a Pedro o Grande.

Na data do aniversário de 350 anos do czar, Putin visitou uma mostra sobre Pedro o Grande em Moscou, e depois fez um encontro com jovens empresários. Nessa conversa, discorreu sobre uma das batalhas do czar no século 18, contra a Suécia.

Para o presidente russo, nessa campanha do passado, Pedro conquistou terras que eram, por direito, russas. Putin disse: “Ele estava retomando e fortalecendo. Bem, aparentemente, também cabe a nós retomar e fortalecer”.

Putin ouve explicações em exposição sobre Pedro o Grande em Moscou, em 9 de junho de 2022 — Foto: Mikhail Metzel/Kremlin/Via Reuters

Putin ouve explicações em exposição sobre Pedro o Grande em Moscou, em 9 de junho de 2022 — Foto: Mikhail Metzel/Kremlin/Via Reuters

Putin continuou a tecer comparações entre ele mesmo, no presente, e o antigo czar, em seu tempo. Pedro, disse, fundou uma nova cidade, São Petersburgo, em terra que havia conquistado, e, na época, nenhum país europeu reconheceu que a terra era russa.

Como aponta o “New York Times”, a comparação com a guerra na Ucrânia tem alguns problemas. Ainda que Pedro o Grande tenha conquistado terra, ele foi também o responsável por aproximar a Rússia da Europa, culturalmente —São Petersburgo foi construída como uma cidade europeia, ele levou novidades tecnológicas e cultura europeias para seu país.

Putin afirmou, neste encontro desta quinta-feira, que não tem planos de fechar o país economicamente, e que se os Estados Unidos e os países europeus não quiserem fazer negócio com a Rússia, ainda há os asiáticos, os latino-americanos e os africanos, segundo ele.

"Não teremos uma economia fechada, não tivemos e não teremos", disse. "Não tínhamos uma economia fechada - ou melhor, tínhamos nos tempos soviéticos quando nos fechamos, criamos a chamada Cortina de Ferro, criamos com nossas próprias mãos. Não cometeremos o mesmo erro novamente - nossa economia ficará aberta."


Fonte:https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/06/09/putin-se-compara-ao-czar-pedro-o-grande-um-conquistador-de-terras-que-aproximou-a-russia-da-europa.ghtml

Comentários