PEIXES KOI COLORIDOS NADAM PELOS CANAIS DE DRENAGEM DA CIDADE JAPONESA DE SHIMABARA


Peixes Koi coloridos nadam pelos canais de drenagem desta cidade japonesa

O habitat incomum de peixes koi em Shimabara é consequência de um terremoto e tsunami em 1792 que desencadeou uma abundância de nascentes de água doce.


Peixes Koi coloridos nadam pelos canais de drenagem da cidade japonesa de Shimabara


Quando se trata de buscar maneiras para atrair turistas, poucos lugares têm algo tão peculiar e atraente quanto esta cidade japonesa. Shimabara, perto de Nagasaki, no extremo sudoeste do país, atrai visitantes por causa dos seus canais de drenagem repletos de peixes koi.

As águas das nascentes naturais fluem por mais de 100 metros pelos canais ao redor da cidade e elas sçao tão limpas que as carpas são capazes de nadar tranquilamente nelas. Os peixes de cores vivas e brilhantes ajudam a trazer uma sensação de calma e tranquilidade à área.

Conhecida como Koi-No-Oyogo-Machi – ou Cidade das Carpas Natantes – Shimabara possui dezenas de nascentes de água naturais que jorram e gotejam pela cidade, consequência das atividades vulcânicas do Monte Unzen que resultaram do terremoto e tsunami de 1792.

Infelizmente, o trágico desastre natural matou 15.000 pessoas, mas por outro lado criou um ambiente propício para as carpas que, para sobreviverem, dependem de uma qualidade de água extremamente alta. O local onde vivem é uma verdadeira prova da pureza da água.

Imagem: Wikimedia Commons

Então, em 1978, as autoridades locais decidiram lançar um peixe koi colorido no rio de 100 metros de comprimento. A notícia se espalhou, e eles decidiram colocar mais peixes no canal, resultando em centenas de peixes coloridos que podem chegar a 70 cm de comprimento.

Shimabara tornou-se uma atração popular não só para os moradores locais como também para turistas de toda parte do Japão. Qualquer pessoa facilmente seria capaz de passar horas observando as cores vibrantes das carpas enquanto elas nadam graciosamente pelos canais estreitos. Esta cidade é um belo exemplo de harmonia entre a natureza e o homem.


Link do vídeo (YouTube)

Os moradores de Shimabara sentem muito orgulho de seus canais repletos de carpas e trabalham juntos para garantir que os canais permaneçam os mais limpos possíveis.

Por outro lado, apesar de haver um aviso dizendo para ‘não alimentar os peixes’, turistas frequentemente são vistos se abaixando próximo ao canal, oferecendo-lhes guloseimas.

Castelo de Shimabara (photo-ac.com)

Castelo de Shimabara (photo-ac.com)

Mas as atrações de Shimabara não se limitam somente aos peixes. Além de ostentar um impressionante castelo de cinco andares do século 17 e residências de samurais, este lugar abriga belos jardins zen e muitas casas de estilo minka, que remontam ao Japão antigo.

Fonte:https://www.japaoemfoco.com/peixes-koi-coloridos-nadam-pelos-canais-de-drenagem-desta-cidade-japonesa/


Comentários