Você já ouviu falar em homeopatia? Ela é considerada uma medicina terapêutica que trata todos os tipos de enfermidade, utilizando medicamentos compostos por doses ínfimas de substâncias minerais, animais ou vegetais que se assemelham com os sintomas da doença do paciente, segundo Viviane Campos Garcia, médica-veterinária e especialista em homeopatia veterinária.
“Esse ramo considera o indivíduo como um todo, com todos os órgãos, tecidos e células interligados”, explica Cassia Yumi Ikuta, médica-veterinária especialista em Homeopatia Veterinária. A técnica foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, em 1980, e foi a primeira especialidade médico-veterinária reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em 2000.
Dra. Viviane explica que a homeopatia é recomendada animais e que, hoje em dia, ela é utilizada em cães, gatos, cavalos, bovinos, porcos, aves, animais silvestres e até peixes.
Outro fator importante é que a técnica em si não é considerada complementar, mas uma medicina completa que pode ser usada para qualquer doença que não envolva alteração estrutural, explica Dra. Cassia. “Os tratamentos que não podem ser completamente homeopáticos são aqueles que necessitam de cirurgia, como, por exemplo, uma fratura exposta, mas, mesmo nesses casos, existem medicamentos homeopáticos que auxiliam na cicatrização e na recuperação pós-anestésica do paciente”, conta Dra. Viviane.
Para compreender como os medicamentos homeopáticos agem no organismo do pet, é necessário entender como eles são preparados. De acordo com Dra. Cassia, primeiramente, é feita uma diluição inicial da matéria-prima em água, seguida de uma agitação da solução e, a partir disso, novas diluições são feitas com a substância anterior. Isso provoca uma alteração no campo eletromagnético das moléculas do remédio, que, mais tarde, quando consumido, gera um estímulo energético no corpo do animal como resposta.
Dra. Viviane esclarece que o medicamento pode ser oferecido em glóbulos, tinturas, tabletes, solução alcoólica ou diluído na água. “Para que se possa alcançar uma boa resolução do problema, o pet precisa ser acompanhado por um profissional do ramo da homeopatia durante todo o tratamento, que poderá ser alterado no decorrer do tempo”, finaliza.
Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Vida-de-Bicho/Saude/noticia/2022/02/homeopatia-veterinaria-pode-ajudar-no-tratamento-de-doencas.html
Comentários
Postar um comentário