HÁ SINAIS DE QUE RÚSSIA PREPARA ATAQUE TOTAL CONTA UCRÂNIA,DIZ OTAN

 


 Soldado ucraniano, em local não revelado, examina lançador de míssil antitanque de origem sueco-britânica recebido como parte da assistência militar


Foto: STR / ARMED FORCES OF UKRAINE / AFP


Há sinais de que Rússia prepara ataque total contra Ucrânia, diz Otan


Monitores registram mais de 1.500 violações do cessar-fogo em 24 horas no leste separatista pró-Rússia da Ucrânia


"Todos os sinais indicam que a Rússia está planejando um ataque total à Ucrânia", afirmou o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, à televisão alemã ARD neste sábado (19). "Todos concordamos que o risco de um ataque é muito alto", acrescentou Stoltenberg, que participou da Conferência de Segurança de Munique.

Monitores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) registraram mais de 1.500 violações do cessar-fogo em 24 horas no leste separatista pró-Rússia da Ucrânia, um recorde até agora neste ano, informou a instituição neste sábado (19). 

Da tarde de quinta-feira à noite de sexta-feira (18), observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) registraram 591 violações do cessar-fogo em Donetsk e 975 em Luhansk, os dois enclaves separatistas. 

Os combates mais intensos ocorreram no noroeste da região de Lugansk, cerca de 20 quilômetros a sudeste de Severodonetsk, uma localidade leal ao governo de Kiev. 

A OSCE, cujos membros incluem a Rússia e os Estados Unidos, implantou sua missão de paz na Ucrânia em 2014, após a anexação da Crimeia pela Rússia e a eclosão de um conflito entre Kiev e separatistas na região de Donbas, que deixou mais de 14.000 mortos.

Neste sábado, a organização alertou para um "aumento drástico" nas violações do cessar-fogo assinado em 2015. 

O exército ucraniano informou que dois soldados foram mortos neste sábado em um bombardeio por separatistas. 

Mais de dez bombas explodiram a algumas centenas de metros do ministro do Interior ucraniano, Denis Monastirski, quando ele visitava a linha de frente com os separatistas, informaram repórteres da AFP.

Fonte:https://www.otempo.com.br/mundo/ha-sinais-de-que-russia-prepara-ataque-total-contra-ucrania-diz-otan-1.2616804



Comentários