O CASO DOUTRINÁRIO PARA MOVIMENTOS DE PROTESTO BUDISTAS: 'BUDA PROTESTARIA,LAMENTARIA,SAIRIA PELO MUNDO E TENTARIA CONSERTAR AS COISAS...'


Foto de Andrew “Donovan” Valdivia.

O Caso Doutrinário para Movimentos de Protesto Budistas

“De que adianta um ser iluminado se virar as costas para o mundo?” pergunta o Sensei Alex Kakuyo. Aqui, ele compartilha por que os budistas pertencem a movimentos de protesto ativistas.

Existem muitas coisas que me atraem para o budismo. Eu me apaixonei por suas tradições, seus sacramentos e seus ensinamentos práticos e que afirmam a vida. Mas é a visão budista da humanidade que me mantém sentado e cantando em frente ao meu altar todos os dias. A melhor somatório de este ponto de vista é encontrada em The Nirvana Sutra , que diz:

Uma maneira de explicar isso é que o Buda expõe um caminho do meio no qual todos os seres vivos possuem a natureza de Buda, mas porque ela está obscurecida pelas contaminações, eles não a entendem e não a veem. Portanto, você deve cultivar todos os meios expedientes que puder para destruir essas contaminações.

-The Nirvana Sutra , 2013

Quando leio essa passagem, lembro-me do valor inerente que as pessoas possuem. Independentemente de sua raça, religião ou sexualidade, todos os seres são Buda. E todos os seres são dignos de proteção e cuidado. Dito isso, há um debate nas comunidades budistas sobre como manifestamos essa proteção.

A divisão gira em torno do papel dos protestos não violentos e da desobediência civil na prática budista. Existem aqueles que acreditam que não há lugar para budistas em movimentos ativistas; que nosso tempo é melhor gasto sentados em nossos templos.

O Buda se sentaria em um templo e não faria nada? Não, Buda protestaria, lamentaria, sairia pelo mundo e tentaria consertar as coisas que estão quebradas.

E embora seja verdade que somos chamados a trabalhar primeiro em nossa própria iluminação, essa abordagem sem intervenção da vida levanta a questão: "De que adianta um ser iluminado se virar as costas para o mundo?"

Mais do que isso, uma abordagem laisse-faire para o sofrimento do mundo está de acordo com o Dharma de Buda? É apoiado pelo exemplo dado pelo Buda histórico ou pelos budas e bodhisattvas que vieram depois dele?

Para responder a essa pergunta, devemos primeiro determinar como Buda vê os seres vivos das dez direções. Encontramos nossa resposta nesta conversa entre Kasyapa e Buda no Sutra do Nirvana :

Kasyapa: Honrado Pelo Mundo, o significado de sua explicação de que os bodhisattva-mahasattvas deveriam ver os seres vivos como seus próprios filhos é profundo, mas um tanto opaco, pois não consigo entendê-lo. Honrado Pelo Mundo, [no meu entendimento] o Tathagata não deveria dizer aos bodhisattvas para cultivar a imparcialidade para com os seres vivos, considerando-os [todos] como seus filhos.

Buda: “Mas é assim, é assim! Eu percebo os seres vivos verdadeiramente como meus filhos, como meu próprio filho Rahula. ”

Assim, Buda considera todos os seres como seus próprios filhos. E nós [como budistas] somos chamados a fazer o mesmo; cuidar de nossos vizinhos da mesma forma que um pai cuida de seu único filho.

Mas como Buda responderia se seu filho fosse morto por um policial enquanto brincava com uma arma de brinquedo (Tamir Rice, Cleveland, OH)? O que ele faria se seu filho passasse três anos na prisão de Rikers sem ser condenado por um crime (Kalief Browder, New York, NY)? Que atitude Buda tomaria se seu filho levasse sete tiros de um policial enquanto sua namorada e sua filha estavam no carro com ele? (Philando Castile, Minneapolis, MN)

Nunca saberemos a resposta a essas perguntas, mas é duvidoso que ele se sentasse em um templo e não fizesse nada. Não, Buda protestaria, ele lamentaria, sairia pelo mundo e tentaria consertar as coisas que estão quebradas da mesma maneira que ele saiu de debaixo da árvore Bodhi 2.600 anos atrás.

Vemos seu exemplo espelhado no Sutra Vimalakirti de Vimalakirti, que deixou um reino celestial para poder fornecer tutela aos estudantes de Dharma aqui na terra. Vemos isso novamente na história dos Três Sutras da Terra Pura de bodhisattva de Dharmakara, que responderam à natureza contaminada deste mundo construindo um melhor; jurando que qualquer pessoa que tivesse fé nele poderia ir para lá. Estamos errados por tentar seguir seus passos?

Ou será que o protesto não violento é um dos meios expedientes que Buda nos disse para cultivar; um método para limpar a nós mesmos e ao mundo das contaminações.

Uma rápida olhada na história nos mostra que foi a desobediência civil que garantiu o direito de votar para as mulheres, desagregou as escolas e quebrou a espinha de Jim Crow no sul. É um método eficaz para garantir que as pessoas sejam protegidas e cuidadas.

Portanto, a questão não é se deve haver movimentos de protesto budistas. A questão é: "Como devem ser esses movimentos?"

Seria impossível detalhar como todo protesto não violento deveria ser, no entanto, o budismo fornece diretrizes que garantem que os atos de desobediência civil estejam de acordo com os princípios budistas. Vemos isso em A Hundred Dharmas de Vasubandhu , a 4 ª mestre budista do século.

Vasubandhu ensinou que nossas ações plantam sementes cármicas na consciência do armazém, que amadurecem quando as condições são adequadas. Ele listou onze Dharmas benéficos que nos ajudam a plantar sementes cármicas que acabam com o sofrimento dos seres vivos.

Os que estão mais intimamente relacionados aos movimentos de protesto são os seguintes:

Nunca devemos perder de vista o fato de que todos os seres (mesmo que estejam no lado oposto de uma questão) possuem natureza de Buda; que eles merecem gentileza e respeito.

VIGOR

Devemos ser enérgicos e devotados tanto à nossa causa quanto à manutenção de nossa saúde física / mental.

AUSÊNCIA DE GANÂNCIA

Devemos agir com caridade; não buscando status ou ganho financeiro.

AUSÊNCIA DE RAIVA

Nossas ações devem estar enraizadas na compaixão e um profundo amor pelas outras pessoas.

NÃO PREJUDICIAL

Devemos nos abster de atos de violência física e verbal.

Por 2.600 anos, os budistas trabalharam para acabar com o sofrimento de todos os seres vivos. Na era atual, esse trabalho é mais importante do que nunca, e a desobediência civil fornece uma maneira eficaz de tirar nossa prática da almofada e levá-la ao mundo.

As apostas são altas e o trabalho é desafiador, mas se seguirmos o exemplo dos Budas e bodhisattvas, se nossos movimentos estiverem enraizados nos dharmas saudáveis ​​de Vasubandhu, podemos mudar este mundo para melhor.

Este artigo foi criado em colaboração com o Buddhist Justice Reporter,  que se descreve como  uma comunidade de praticantes do dharma BIPOC engajados na resistência pacífica à supremacia branca e à violência.

Fonte:https://www.lionsroar.com/the-doctrinal-case-for-buddhist-protest-movements/



Comentários