'DESEMBRULHADA DIGITALMENTE': O QUE A TECNOLOGIA REVELA SOBRE A MÚMIA DE UM FARAÓ DE 3500 ANOS

 

Máscara mortuária de Amenotepe I e o que ela esconde: seu rosto mumificado, que pode ser visto pela primeira vez em milênios por meio de tecnologia 3D Foto: Reprodução Saleem;Hawass
Máscara mortuária de Amenotepe I e o que ela esconde: seu rosto mumificado, que pode ser visto pela primeira vez em milênios por meio de tecnologia 3D Foto: Reprodução Saleem;Hawass

'Desembrulhada digitalmente': o que a tecnologia revela sobre a múmia de um faraó de 3.500 anos

Corpo de Amenotepe I foi analisado por pesquisadores da Universidade do Cairo através de tecnologia de tomografia 3D

Época

28/12/2021 - 08:59 / Atualizado em 28/12/2021 - 09:15

CAIRO - Uma das poucas múmias egípcias de reis do seu período a nunca ter sido 'desembrulhada' por  egiptólogos modernos, ou seja, retirada das faixas que cobrem seu corpo quase que inteiramente, o faraó Amenotepe I teve seus restos mortais analisados por um grupo de cientistas em detalhes pela primeira vez. A integridade da múmia não foi violada, e os pesquisadores se utilizaram de equipamentos de tomografia 3D para concluir o trabalho, publicado como artigo na revista científica Frontiers in Medicine, nesta terça-feira.

O artigo é assinado pela professora da Universidade do Cairo, a médica radiologista Sahar Saleem, especialista no estudo de múmias, e o arqueólogo Zahi Hawass, ex-ministro de Antiguidades do Egito e famoso por sua participação em documentários para a televisão sobre o antigo Egito.

— Mostramos que Amenotepe tinha aproximadamente 35 anos ao morrer. Ele tinha também 1, 69m de altura, além de ser circuncisado e ter dentes em boas condições. Ele foi mumificado com 30 amuletos e um cinto de ouro — disse  Sahar Saleem ao jornal britânico 'The Guardian'.

Ele foi descrito pelos pesquisadores como parecido com o pai, Amósis I, por conta de seu queixo estreito, nariz pequeno e cabelo crespo. A qualidade do estado em que se encontram os dentes do faraó é um indicativo da sofisticação do processo de mumificação ao qual seu corpo foi submetido:

— Até mesmo pequenos ossos dentro do ouvido foram preservados — diz Saleem.

Dentes e cérebro intactos

Assim como os dentes, o cérebro do faraó também encontra-se intacto, algo não muito comum entre  outras múmias, como a de Tutankhamon e Ramses II.

Amenotepe I foi o segundo rei da 18ª dinastia. Ele chegou ao poder após a morte do pai Amósis I, e reinou no Egito por 21 anos, entre 1525 e 1504 a.C. Seu reinado é caracterizado por ter sido um período de paz, no qual ele teve a oportunidade de focar em questões administrativas.

Comentários