Após a 4ª Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, o mundo moderno sofreu mudanças abismalmente rápidas e em taxas jamais vistas antes. Essas mudanças afetaram radicalmente quase todos os aspectos de nossas vidas, fazendo com que praticamente todos os países tivessem de remodelar seus cenários competitivos, a distribuição da pobreza e muito mais.
Normalmente, uma revolução industrial é caracterizada como um período de mudanças radicais e que afetam a sociedade, as indústrias, as economias e o meio ambiente. Existem vários momentos ao longo da história humana onde novos avanços tecnológicos colidiram juntos fazendo com que novas dimensões elevassem as dinâmicas dos processos e dos comportamentos em decorrência dos novos avanços e descobertas.
As revoluções industriais até então moldaram nosso mundo de hoje em uma sociedade globalmente inter e pluri conectada e passaram a alimentar o crescimento exponencial em quase que incontáveis esferas. Uma revolução geralmente surge como uma evolução, mas as três novas revoluções que estamos vivenciando de forma matricial e em rede são de natureza exponencial.
O efeito exponencial é difícil de compreender. Mas sem usar os velhos e batidos exemplos da Singularity University, vamos exemplificar aqui usando o “Experimento Gedanken”: se você quiser viajar até a lua a pé e cada passo que você der terá o dobro de comprimento, quantos passos você terá de dar até chegar à lua? A resposta neste caso é que você chegará à lua no passo 29. E por sua vez, o passo 30 o trará de volta à Terra.
Existem atualmente seis mudanças de paradigma subjacentes que são a força motriz da ruptura exponencial. As mudanças de paradigma subjacentes são:
1. Inovações exponenciais
2. Alterações climáticas
3. Períodos de extinção em massa
4. Nova Era Econômica
5. Sobrecarga de consumo
6. Realidade Quântica
Enquanto na Indústria 4.0, era observada a fusão dos mundos digital, virtual e físico, também chamados de sistemas ciberfísicos, nas três novas revoluções que estamos vivenciando hoje pelo ponto de vista social, informacional e tecnológico, a revolução que cunhei de Revolução Tridimensional, temos oportunidades incomparáveis de crescimento e produtividade.
Estas oportunidades estão redefinindo o cenário competitivo em uma escala nunca antes vista com produtos e serviços mais inteligentes, novos modelos de consumo e de interações humanas e, por sua vez, estão criando a próxima geração de excelência operacional, automação inteligente, conectividade e alinhamento em toda a cadeia de valor.
Em sua escala, escopo e complexidade, a Revolução Tridimensional altera fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos, consumimos, as economias e como nos relacionamos, diferentemente de tudo que a humanidade já experimentou.
Isso perturba todos os aspectos de nossas vidas, sociedade, todas as indústrias e todos os países. Os principais tópicos incluem:
*Juan Pablo D. Boeira, PhD e Mestre em Inovação pela UNISINOS, Certificação em Inovação por Harvard e Business pelo MIT e CEO da AAA Inovação
Fonte:https://epocanegocios.globo.com/colunas/Changemaker/noticia/2021/09/da-industria-40-para-revolucao-tridimensional.html
Comentários
Postar um comentário