6 LIVROS INFANTIS SOBRE DIVERSIDADE,INCLUSÃO E REPRESENTATIVIDADE PARA LER JÁ

 

Livros infantis (Foto: Reprodução )

Livros infantis (Foto: Reprodução )

6 livros infantis sobre diversidade, inclusão e representatividade para ler já

"Só que se na minha infância eu tivesse tido contato com realidades mais próximas da que eu vivia, se tivesse ouvido histórias de meninas gordas e me sentisse representada na literatura, na mídia ou para onde eu olhava, talvez esse período tivesse sido menos traumático e solitário", escreve Ju Ferraz em nova coluna para o Vogue Gente

Quando eu era criança, sofria por ser gorda. Me chamavam de todos os nomes que se pode imaginar, me sentia incomodada com meu corpo e, muitas vezes, passava por isso sozinha. Mas nunca me deixei derrotar pelo bullying. Desenvolvi, por isso, a minha personalidade expansiva e, assim, atraía as atenções e passava a me sentir parte do todo.

Só que se na minha infância eu tivesse tido contato com realidades mais próximas da que eu vivia, se tivesse ouvido histórias de meninas gordas e me sentisse representada na literatura, na mídia ou para onde eu olhava, talvez esse período tivesse sido menos traumático e solitário. 

Livros infantis (Foto: Reprodução )

Livros infantis (Foto: Reprodução)

E por que estou falando sobre isso? Porque dia desses eu li sobre um livro lindo, chamado Her Body Can (O corpo dela pode), das blogueiras e influenciadoras do corpo positivo Katie Crenshaw e Ady Meschke. O livro me tocou logo na primeira página: ”O corpo dela é bonito, forte, gentil e inteligente. Todos os corpos são amáveis, não importa o tamanho". Esse, pasmem!, é um dos primeiros livro infantis no mundo que possui como tema central a importância do corpo positivo e a necessidade de mostrar para as crianças que não existe um único padrão, que todo mundo pode e deve ser feliz com o formato e tamanho do seu corpo (seja ele gordo ou magro). 

Ao me deparar com isso, pensei muito sobre como eu gostaria de ter lido um livro como esse quando eu era uma menina em Salvador. Fui atrás de conhecer outras publicações que praticam a inclusão, a diversidade e a representatividade para os nossos pequenos - e nas suas mais diversas diferenças - e descobri muita coisa legal.

Livros infantis (Foto: Reprodução )

Livros infantis (Foto: Reprodução )

Amoras, por exemplo, primeiro livro do rapper Emicida, fala sobre a importância da valorização de quem somos e que traz o enaltecimento da beleza negra por meio de alusões com a natureza e o reconhecimento de si.

Livros infantis (Foto: Reprodução )

Livros infantis (Foto: Reprodução )

Ainda nessa seara do movimento negro, temos o poético livro de Lupita Nyong'o, que retrata as consequências do racismo no psicológico de uma criança negra. A autora, que também é uma atriz de muito sucesso, revela o cotidiano solitário da personagem Sulwe, que não tem amigos e se sente sozinha. Ao compartilhar sua dor com sua mãe, ela passa a entender que o seu brilho e beleza estavam nela mesma, e não no exterior. 

Livros infantis (Foto: Reprodução )

Livros infantis (Foto: Reprodução )

Já o Livro Serei Sereia?, de Kely Castro, é a história de Inaê, uma menina que já nasceu com um grande desafio a vencer: o fato de não poder andar. Nessa narrativa mágica, a bordo de sua cadeira de rodas, Inaê enfrenta obstáculos e, aos poucos, com o apoio de sua mãe, descobre que pode construir sua própria história.

Livros infantis (Foto: Reprodução )

Livros infantis (Foto: Reprodução )

No universo da deficiência auditiva, o livro infantil E Não É Que Eu Ouvi?, de Lak Lobato, conta a história de Lalá – uma menina que deixa de ouvir durante o sono – e sua busca para poder ouvir de novo e encontrar o som mais lindo do mundo: o pôr do sol. Escrito em parceria com Eduardo Suarez (que também fez as ilustrações), a história foi desenvolvida para que crianças que convivem com a deficiência auditiva possam se identificar, seja porque usam implante coclear ou possuam parentes e colegas que fazem uso dessa tecnologia auditiva para pessoas com surdez severa ou profunda.

Fonte:https://vogue.globo.com/Vogue-Gente/noticia/2020/05/6-livros-infantis-sobre-diversidade-inclusao-e-representatividade-para-ler-ja.html


Comentários