A LUA CHEIA DE BUDA E SEU SIGNIFICADO: CONHEÇA O WESAK E PREPARE-SE PARA ESSA GRANDE CEREBRAÇÃO ESPIRITUAL
Conheça o Wesak, a Lua Cheia de Buda e prepare-se para este momento astral
Um dos festivais mais importantes do calendário budista, o Wesak (ou Vesak) será celebrado este ano no dia 26 de maio
Nos primeiros minutos da terça-feira, dia 27, exatamente à meia-noite e trinta e um, a Lua fica oposta ao Sol dando início à fase cheia. Vai ser a primeira Superlua de 2021 e não será uma superlua qualquer.
Sempre que o Sol está em Touro, como agora, a Lua é cheia no signo oposto, Escorpião; momento auspicioso já que o primeiro Buda, Sidarta Gautama nasceu, iluminou e ascendeu com esta configuração astral.
A Lua Cheia do Eixo Touro-Escorpião geralmente acontece em Maio, marcando o feriado de Wesak, uma data móvel. Mas, neste ano, a entrada do Sol nos signos está sendo mais cedo, assim como o plenilúnio do Eixo Touro-Escorpião que vai acontecer nesta terça, ainda em Abril.
Wesak, portanto, será diferente este ano, o Sol já vai estar em Gêmeos e a Lua em Sagitário sofrendo um Eclipse total. Mas é desde já, nesta Lua poderosa de transformação em Escorpião, que nos conectamos com Wesak e a energia búdica
Povos da Ásia e Oriente celebram na Lua Cheia de maio, a aproximação da energia Búdica e acreditam que nessa época, bençãos são derramadas por todo planeta. Inclusive é feriado nacional em diversos países como Sri Lanka, Nepal e Tibete. A data também é vista como um grande encontro espiritual do Oriente com o Ocidente.
Segundo as crenças, neste dia, Cristo e Buda se encontram para união do Ocidente com o Oriente unificando todas as religiões. Potencializando o amor e a compaixão.
É uma Lua muito curadora, poderosa energeticamente. Um dia de grande oportunidade espiritual para todos, onde muitas pessoas se unem para invocar energias de luz e amor através de meditações, preces e também muito silêncio interior, possibilitando uma expanção de consciência mais intensa do que em qualquer época do ano.
O momento ainda traz a chance de cada pessoa mergulhar em si mesma, assumindo desafios e se conectando com a própria luz. A partir dessa auto investigação, todos podem mudar padrões que não se conectam com a verdade interior e renascer para um novo momento de vida.
E o que a astrologia tem a ver com o Wesak?
É preciso entender que nada é aleatório. Não é por acaso que Sidarta Gautama nasceu taurino com a Lua em Escorpião e veio a se iluminar com a mesma configuração.
Touro é um signo de terra que representa a materialidade e estabilidade. É regido por Vênus, a conexão com a beleza e os prazeres são caraterísticas desse signo que pode ser apegado e viver mais na superfície da vida.
Já Escorpião dá acesso ao que falta em Touro, tem a profundidade, o entendimento da impermanência, da existência dos ciclos, onde vida e morte fazem parte.
Buda compreendeu que o sofrimento do Homem está conectado com o apego ao que considera bom e aversão ao que sente ser ruim. Iluminou quando não apenas entendeu racionalmente, mas integrou no corpo (Touro) a consciência e sabedoria da transitoriedade (Escorpião).
No dia de Wesak teremos esta força disponível no céu, disponível em terra. Tudo está interligado, não se esqueçam. Existe uma teia invisível que conecta todo o Universo. E o céu de Wesak nos dá a possiblidade de compreender os finais de ciclo, nos dá força para desapegar do que não está mais fluindo em nossas vidas. Este é o momento de abrir espaço e dar fim ao que você sabe que não funciona mais.
Lua Cheia em Escorpião é a Lua Cheia da bruxa, feiticeira que transforma sombra em Luz; do cirurgião que vai na ferida para curar. Temos disponível uma potente energia de regeneração.
Escorpião sabe ir na dor, sabe mergulhar na lama para trazer a flor de lótus e das cinzas virar fênix. Aquela força que você não sabia que tinha, mas que existe.
Respire fundo e deixa ir. O que for que seja. Se renda. Reverencie o que foi e se fortaleça para viver o que chega. Coragem para seguir em frente. Tome consciência de que em todo fim está o início.
Como se preparar para o Wesak?
Observe os acontecimentos dos últimos tempos, o que está vindo à tona para você olhar e perceber mudanças que precisam ser feitas? Durante a Lua Cheia tudo fica aparente e transborda, com a força do Wesak ainda mais forte para regenerar.
É possível também se conectar com esse momento através de meditações e orações individuais ou em grupos. É indicado fazer alimentações leves para deixar o corpo físico mais sutil em conexão com as energias elevadas.
Mas, principalmente, fortaleça o contato com a sua força interior. Acione o seu Buda interno através do mergulho no silêncio. Reconheça esta força em você. Fortaleça seu porto seguro interior e encontre dentro de você a paz que tanto busca.
Fonte:https://vogue.globo.com/Vogue-Gente/noticia/2021/04/conheca-o-wesak-lua-cheia-de-buda-e-prepare-se-para-este-momento-astral.html#
A Lua Cheia de Wesak é um momento muito especial também para a Astrologia e espiritualidade. Em 2021, seu ápice e celebração é entre os dias 26 e 27 de abril.
Confira o significado do Festival de Wesak e dicas de práticas para aproveitar essa energia!
O que é Lua de Wesak? Significado
Como já se sabe, as influências da Lua Cheia vão muito além de romantismo e encantamentos. Hoje vamos falar de uma Lua Cheia muito importante do calendário, onde se celebram várias festividades.
Shavout é uma data comemorada pelo povo judeu da outorga do Torá (conjunto de ensinamentos das leis de Deus), que ocorre 50 dias após a Páscoa.
Para católicos e ortodoxos a comemoração é do mês de Maria de Nazaré, mulher israelita que reuniu em si causas e condições (prática de virtudes e iniciações) para gerar Jesus, o mestre, representante dos desígnios de Deus.
Wesak, para os povos da Ásia e Oriente, que celebram a aproximação do Buda Maitreya (Buda da Compaixão), que nessa época derrama bênçãos por todo planeta. Uma forma de representá-lo foi vivida pelo Sidarta Gautama (o Buda iluminado), ser humano que percorreu o caminho para se tornar Buda.
Segundo as tradições, Buda teve seu nascimento, iluminação e morte sob a Lua Cheia de Maio, há mais de 2500 anos atrás.
Lua Cheia de Wesak e Astrologia
O que todas essas celebrações tem em comum, é que indicam um tempo onde energias muito intensas são emanadas à Terra vindas de uma configuração entre Sirius, Plêiades, Sol, Constelação de Touro à nos inspirar, e despertar para o caminho evolutivo.
O Sol em Touro tem o papel de estimular isso em nossa vida (posição no mapa astrológico), pelo conflito entre matéria e espírito, demonstrado de forma ávida pelos nossos desejos que são a expressão mais densa da nossa natureza. Noutro estágio, pela vontade ou propósito, expressão de nossa natureza elevada.
Na Lua Cheia de Wesak temos três influências:
- Energia de liberdade
- Energia de iluminação, que é a energia de Amor-Sabedoria
- Energia da Vontade de Deus, revelada como Plano-Propósito
Para nos conectarmos a essas energias, temos de conseguir nos libertar de nossas percepções distorcidas, tais como: superstições, preconceitos, encantos, ilusões, ignorância, orgulho, avareza, vaidade, entre outros.
Precisamos dirigir nossos esforços ao encontro e liberação da nossa centelha que é luz. Por isso, nosso sistema é Solar, tendo como objetivo encontrar e manifestar Luz em cada átomo, indivíduo, local, ser.
Então lembre-se: a energia da Lua Cheia de Wesak desperta o desejo. Se esse for absorvido pelos centros inferiores, desperta a matéria (materialismo), desejo de separação (egoísmo), medos (avareza) e ódio (ausência de amor). Se for absorvida pelos centros superiores trará a vontade de espiritualização, de cooperação, de altruísmo, de síntese, de iluminação.
Por isso também temos a Lua como nossa auxiliar, nos mantendo sempre em conexão com o propósito do Logos Solar.
Através da Lua, conseguimos nos adaptar ao estágio Terra, vindo de outras vidas e ou dimensões. Será pela Lua, que retornaremos aos estágios extra físicos, antes de sermos designados as moradas recuperadoras e possíveis encarnações. É a Lua que nos lembra da Luz do Sol mesmo quando ele não está presente.
A Lua Cheia de Wesak de 2021 estará no signo de Escorpião, signo da morte e renascimento, então este também é um momento de muita intensidade e transmutação. Aproveite!
Práticas para a Lua Cheia de Wesak
Sempre que olhar par a Lua, olhe-a com reverência e diga-lhe o verso:
“Lua Lua Luar, vem seu filho(a) ajudar!”
Outra prática poderosa, é o poema do arrependimento, recitado em toda Lua Cheia e nova, afim de transformarmos nosso karma:
“Todo Karma prejudicial alguma vez cometido por mim / desde tempos imemoráveis / devido a minha raiva, ganância e ignorância, / sem limites / nascido do meu corpo, boca e mente / agora, de tudo eu me arrependo.”
Deve ser repetido 3x com as mãos palma com palma. Após isso, faça uma reflexão sobre situações de conflito ou obstáculos em nosso dia a dia.
Procure nessa ocasião, estimular, desenvolver e praticar atividades, pensamentos e sentimentos que proporcionem a assimilação da energia pelos centros superiores como descritos anteriormente.
Lembrando que a celebração do Festival de Wesak, ou Vesak, ocorre 3 dias antes do plenilúnio – quando a Lua está com luminosidade total – para estabelecer o alinhamento correto dos nossos chakras. E 3 dias após, para que possamos absorver e reverenciar esta oportunidade.
Que todos e todas possam se tornar o caminho iluminado! Tashi delek.
Extra: Meditação para a Lua de Wesak:
Aproveite a celebração do Festival de Wesak para meditar, iluminar-se e conectar-se com esta energia.
Assista ao nascimento da Lua Cheia em um local especial!
Mentalize uma luz prateada sendo emanada pela Lua, e uma luz dourada sendo enviada pela Terra e pelo Sol, iluminando você e todo o planeta, ativando o bem!
Popular oração na Celebração de Wesak:
“Do Ponto de Luz na Mente de Deus
Flua a Luz às mentes dos homens
Que a Luz desça à Terra
Do Ponto de Amor no Coração de Deus
Flua Amor aos corações dos homens
Que o Iluminado volte à Terra
Do Centro onde a Vontade do Universo é conhecida
Que o Propósito guie as pequenas vontades dos homens
O Propósito que os Mestres conhecem e servem
Do Centro a que chamamos Raça dos Homens
Que se manifeste o Plano de Luz e Amor
E sele a porta onde se encontra o mal
Que a Luz o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra”
Fonte: https://guiadaalma.com.br/lua-cheia-de-wesak/
Wesak:
entenda a Lua cheia de Buda e o impacto espiritual da celebração
Resumidamente, o budismo theravada acredita que Buda tenha nascido, alcançado a iluminação e falecido no mesmo período do ano: a primeira Lua cheia no mês de Maio. Como o ponto de observação da Lua cheia varia de país para país, os budistas theravadas brasileiros celebram o Wesak hoje. Em outros países, a celebração será feita apenas no dia 26 de maio, na segunda Lua do período do mês.
O Wesak é o festival de Lua cheia mais comemorado do mundo e é feriado em diversos países do sudeste e do leste asiático, além de ser comemorado em todos os países com maioria do budismo theravada e tibetano. Ele é também comemorado por alguns setores do hinduísmo que consideram Buda dentro da cosmogonia hindu.
Diversas pessoas estão comemorando o festival de Wesak ou Vesak nesta semana. A celebração budista com pés na astrologia celebra o nascimento, a iluminação e a morte de Siddharta Gautama, o Buda.
A superlua rosa é um dos momentos mais especiais para os amantes de astronomia por se tratar do fenômeno perfeito para uma observação mais aproximada do nosso satélite. Para fotógrafos dedicados aos céus, esse é um dos períodos mais importantes do ano.Durante a cerimônia, os budistas se reúnem em grupos grandes (algo que infelizmente foi impedido por conta da pandemia) e celebram o Buda, o Dharma e seus ensinamentos, além de Sanga, a comunidade monástica que estuda os ensinamentos de Siddharta Gautama.
O período também está enquadrado no Ramadã islâmico. Em países como Myanmar ou Indonésia, onde a população é dividida entre muçulmanos e budistas, os meses de abril e maio são marcados por celebrações religiosas.
A ONU reconheceu nos anos 1990 o Wesak como festival de celebração religiosa e desde então adota o feriado como um dia de festa dentro de seu calendário oficial, além de escolher um país para receber grandes celebrações internacionais em homenagem ao Buda iluminado. A nação que mais abrigou o Wesak foi a Tailândia, segundo país mais budista do mundo, em que 93% da população segue os ensinamentos de Gautama.
Para alguns teóricos da astrologia, a Lua cheia em Escorpião durante o signo solar de Touro pode ser uma grande analogia para a existência do próprio Buda. O equilíbrio entre a lua (que representa as sombras da nossa alma e o lado mais obscuro de nossa alma) e o Sol (iluminação poderosa), entre escorpião (profundidade, escuridão, conhecimento dos ciclos) e touro (estabilidade, estética, materialismo). O evento astrológico vai acontecer concomitante à superlua rosa dessa terça-feira.
f Entenda:
Comentários
Postar um comentário