LUTERO E A REFORMA PROTESTANTE: CRÍTICAS À IGREJA CATÓLICA ROMANA

 

Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante (Foto: Reprodução)

Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante (Foto: Reprodução)


Martinho Lutero, o monge que revolucionou o mundo

Com a publicação de suas 95 teses em 31 de outubro de 1517, o teólogo desencadeou a Reforma Protestante. Em busca de um Deus misericordioso, Lutero estudou a Bíblia e estabeleceu uma nova visão teológica.

Lutero e suas teses, em pintura de Ferdinand Pauwels, de 1872

Lutero e suas teses, em pintura de Ferdinand Pauwels, de 1872

Martinho Lutero queria apenas discutir os problemas na Igreja Católica, mas o que aconteceu na cidade alemã de Wittenberg em 31 de outubro de 1517 mudaria para sempre a Alemanha, a Europa e o mundo cristão. Para entender a agitação que Lutero desencadeou com suas 95 teses, é preciso voltar à época em que ele viveu.

No final da Idade Média e início da Idade Moderna, a fé cristã era dominada pelo monopólio da Igreja Católica. O dogma e as regras da Igreja ditavam a vida das pessoas, e Deus era visto como uma figura julgadora e rigorosa, que nunca deixava um erro impune.

Acontecimentos que não conseguiam ser explicados – como tragédias pessoais, colheitas ruins ou mesmo guerras e crises – eram vistos como consequências de pactos com o diabo. Aqueles que supostamente teriam feito tais acordos costumavam ser queimados na fogueira.

O raio determinante

Lutero nasceu na cidade alemã de Eisleben, em 1483, como filho de um mineiro. Em 1501, ele começou seus estudos na Universidade de Erfurt. Quatro anos mais tarde, ele completou um mestrado e, em seguida, começou a estudar Direito.

A casa onde Lutero nasceu, em Eisleben, na Alemanha

A casa onde Lutero nasceu, em Eisleben, na Alemanha

Então, um acontecimento mudou a vida de Lutero: em 2 de julho de 1505, durante uma grande tempestade, ele foi atingido por um raio. Diante da perspectiva da morte, ele temia ter que, despreparado, ficar diante de Deus. Então, ele clamou à Santa Ana, a padroeira dos mineiros, e prometeu se tornar um monge caso sobrevivesse.

Doze dias depois, Lutero bateu à porta do Mosteiro dos Agostinianos Eremitas, em Erfurt, e pediu para ser aceito na ordem.

Os primeiros anos como monge

Movido pela busca por um Deus misericordioso e pelo medo de não ter vida após a morte, Lutero viu uma oportunidade de ter uma existência plena no mosteiro. 

Desde o início, o jovem monge era visivelmente obediente. Ele orava até seis horas por dia, jejuava e praticava autorreflexão, mortificação e confissão. Mais tarde, Lutero disse: "Se alguma vez alguém conseguiu entrar no céu por ser um monge, eu quis fazer isso também."

Depois de 20 meses no mosteiro, Lutero foi ordenado sacerdote em 1507. O ensino teológico estava no centro de seus estudos, e ele se dedicou a ele com zelo.

Venda de indulgências

Em 1510, Lutero foi enviado a Roma pela ordem agostiniana para tratar de negócios – uma viagem que marcou a sua vida. A Cúria enfrentava graves problemas financeiros devido à custosa construção da Basílica de São Pedro.

Lutero viveu e estudou no Mosteiro dos Agostinianos Eremitas, em Erfurt, de 1505 a 1511

Lutero viveu e estudou no Mosteiro dos Agostinianos Eremitas, em Erfurt, de 1505 a 1511

Para arrecadar dinheiro, os líderes da Igreja introduziram a prática da venda de indulgências, alegando que as pessoas poderiam alcançar o perdão por seus pecados fazendo boas ações ou pagando à Igreja.

Os valores foram estabelecidos de acordo com a renda dos fiéis, e mesmo aqueles que já haviam morrido poderiam supostamente ser resgatados do purgatório se seus parentes desembolsassem algumas moedas. Não demoraria muito para que Lutero lançasse uma visão crítica sobre a prática que havia testemunhado.

A busca pela aceitação de Deus

Em 1512, Lutero – já muito respeitado por seus colegas e superiores – concluiu um doutorado em Teologia e se tornou professor na Universidade de Wittenberg.

No entanto, ele ainda buscava um Deus misericordioso e continuou a se perguntar: o que devo fazer para ser aprovado por Deus? Nenhum dos rituais ou regras da Igreja foi capaz de responder a essa pergunta.

Lutero continuou a ler fervorosamente a Bíblia e ficou particularmente comovido com a carta do Apóstolo Paulo à antiga igreja romana, onde leu sobre a justificação pelo sangue de Jesus Cristo. O teólogo compreendeu gradualmente o que se tornaria o núcleo da Reforma Luterana: Deus não é apenas um juiz justo e severo, mas também um pai que ama as pessoas que criou e enviou seu filho ao mundo para pagar o preço do pecado que o estava separando das pessoas.

Como Lutero descobriu na Bíblia, qualquer um que acredita em Deus e em seu filho Jesus Cristo recebe a dádiva da justificação perante o Todo-Poderoso. O monge finalmente encontrou a resposta para a sua pergunta.

Os quatro pilares da fé de Lutero

Por meio de seu estudo da Bíblia, Lutero desenvolveu quatro princípios teológicos fundamentais. O primeiro é a Sagrada Escritura. Ele viu a Bíblia como a única referência da verdade, enquanto a Igreja na época também se baseava em textos adicionais escritos pelo papa e pelo sínodo.

O segundo princípio é o de que a salvação só vem por meio da graça de Deus e não por boas ações. Essa crença tornava a venda de indulgências obsoleta.

Em terceiro lugar, Lutero concluiu que Jesus Cristo, através de sua morte na cruz, pagou a pena por todos os pecados e é a única ponte entre os homens e Deus.

E, finalmente, o quarto princípio: Lutero acreditava que as pessoas são salvas somente pela fé. "A vida cristã é inteiramente baseada na fé", afirmou. "Pela fé, Cristo vive em nós. Pela fé em Cristo, a justiça de Cristo se torna a nossa justiça, e o que é dele passa a ser nosso."

Até hoje, as 95 teses estão perpetuadas em bronze na porta da igreja em Wittenberg

Até hoje, as 95 teses estão perpetuadas em bronze na porta da igreja em Wittenberg

Essas crenças revolucionaram a relação entre os seres humanos e Deus. Percebendo que seriam aceitas por Deus somente graças à própria fé, as pessoas poderiam se aproximar dele diretamente, sem um sacerdote como intermediário.

Consequentemente, a Igreja perdeu poder com os ensinamentos de Lutero, e as hierarquias dela começaram a ruir. Embora seu trabalho tenha sido revolucionário, Lutero acreditava que estava simplesmente restabelecendo princípios velhos e esquecidos, e não manifestando crenças novas e indesejáveis.

Como professor de Teologia, Lutero transmitiu sua visão teológica a seus estudantes e a pregou em missas. No começo, ele passou despercebido. Mas ele estava determinado a corrigir a teologia não bíblica da Igreja e iniciar um retorno à origem da fé cristã. Acima de tudo, ele queria colocar fim à venda de indulgências, que se tornara uma prática comum na Alemanha.

As 95 teses de Lutero

Em outubro de 1517, Lutero organizou um debate sobre a prática de vender indulgências. Ninguém compareceu, e, então, ele resolveu enviar suas teses diretamente a Alberto de Brandenburgo, arcebispo de Mainz.

Ao mesmo tempo, ele fixou as 95 teses no portão da igreja de Todos os Santos em Wittenberg, que serviu como uma espécie de outdoor na época. O movimento desencadeou um debate que abalou os alicerces da Igreja. Com a ajuda de uma imprensa ainda relativamente nova, Lutero foi capaz de espalhar sua mensagem de forma rápida.

Em 2017, o dia 31 de outubro marcará o 500º aniversário da Reforma Protestante. A partir desta segunda-feira (31/10), uma série de eventos e exposições lembrará o ato revolucionário e o nascimento do protestantismo.

Fonte:https://www.dw.com/pt-br/martinho-lutero-o-monge-que-revolucionou-o-mundo/a-36213487

É provável que um dos maiores símbolos do início da Reforma Protestante não tenha acontecido de fato. De acordo com o historiador britânico Peter Marshall, Martinho Lutero não teria pregado suas teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517. Especialista no tema, Marshall afirma que o mais provável é que o líder da Reforma Protestante tenha apenas enviado uma carta a Alberto de Brandeburgo, o arcebispo de Mainz, dando início à ruptura com a Igreja Católica.

Para o historiador, não há evidências concretas de que o alemão tenha exibido publicamente suas críticas iniciais a práticas adotadas pelas lideranças católicas. Além de não existir testemunhas que presenciaram o episódio, o próprio Lutero era vago ao descrever esse acontecimento em suas memórias — esse teria sido um "mito" para fortalecer a narrativa que deu início a um dos episódios mais importantes da História.  

Sendo exibida de maneira pública ou não, as 95 Teses abalaram a ideologia e o poder central da Igreja Católica. À época, Martinho Lutero ainda era um monge agostiniano e professor de teologia, o que deu um peso ainda maior para a sua argumentação: em sua carta ao arcebispo de Mainz, o alemão criticava os dogmas construídos pela Igreja Católica — sobretudo, a comercialização do "perdão divino" (chamado de indulgências). O monge também criticava o poder sem limites do papa e a divisão da Igreja entre sacerdotes e leigos.

Responsável pela controle ideológico da Europa Medieval, a Igreja Católica também exercia influência política e econômica, já que era dona de extensas porções de terras. Obviamente, os líderes de Roma condenaram as teses de Lutero como uma heresia e o excomungaram.

As críticas à Igreja Católica, no entanto, ganharam apoio de setores da sociedade alemã, inclusive de membros da nobreza local. A contestação ganhou eco em outros países, com a atuação do francês João Calvino e do suíço Ulrico Zuínglio.

O poder central de Roma jamais conseguiria recuperar sua hegemonia ideológica na Europa e disputaria fiéis nas terras que seriam conquistadas na América, África e Ásia. Hoje, 500 anos após o início da Reforma,  estima-se que há quase 1 bilhão de protestantes pelo mundo, divididas em diferentes denominações cristãs.

Fonte:https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2017/10/teses-de-martinho-lutero-nao-foram-fixadas-em-porta-de-igreja.html

Reforma Protestante

 

Reforma Protestante é o nome dado ao movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI. Esse movimento iniciou-se a partir de Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica. A atuação de Lutero teve como ponto de partida a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero, surgiu o protestantismo.

 

Causas da Reforma Protestante

 

A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticoseconômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa. Por fim, foi imposta a questão dos interesses econômicos, uma vez que a Igreja estipulava a cobrança de impostos de todos seus fiéis.

No aspecto teológico, o ponto imediato a ser destacado é a insatisfação de Martinho Lutero com as práticas da Igreja Católica. A Igreja de Roma era, naquele período, a maior autoridade da Europa Ocidental e detinha um imenso poder, uma vez que era dona de terras e riquezas gigantescas.

Além disso, a autoridade do papa impunha-se além do campo religioso, alcançando o campo secular (político). Os reis da Europa tinham seu poder sustentado pela autoridade da Igreja, uma vez que era praticamente impossível manter-se no comando sem a aprovação do papa. Sendo assim, a Igreja Católica possuía o monopólio da vida política e religiosa europeia.

Focando no aspecto teológico, muitos começaram a questionar as posições da Igreja. Antes mesmo de Lutero, já havia existido na Europa movimentos religiosos e figuras do clero católico que questionavam determinados princípios do catolicismo. A longo prazo, pode-se ressaltar, por exemplo, os valdenses, que surgiram na França no final do século XII.

Em um período imediato, isto é, poucos anos antes do início da reforma, existiram os pré-reformadores na Europa, que teceram críticas à Igreja de Roma. Dois nomes que se destacaram nesse contexto foram John Wycliffe e Jan Hus. O primeiro criticava o acúmulo de poder político e os desvios da Igreja dos verdadeiros ensinamentos de Jesus. O segundo tecia críticas parecidas contra o enriquecimento da Igreja e a venda de indulgências.

Em relação às questões políticas, existia uma série de reis, nobres e autoridades em geral que estavam interessados em romper o poder secular com o religioso. Isso significa que muitos viam o rompimento como uma forma de consolidar ou de assegurar mais poder sem a necessidade de ter que se sujeitar a outra autoridade – no caso, o papa.

Nas questões econômicas, há de se destacar que, na região norte da Europa, havia uma insatisfação muito grande com a quantidade de impostos que deveriam ser repassados para a Igreja. Tal questão intensificava-se em um contexto em que as penínsulas Itálica e Ibérica estavam em franco desenvolvimento e enriquecimento, enquanto regiões como a que corresponde à atual Alemanha eram pobres e enfrentavam dificuldades econômicas.

 

Martinho Lutero

 

A insatisfação e as críticas à Igreja Católica tiveram seu ápice em Martinho Lutero, monge agostiniano e professor de Teologia. Lutero estava insatisfeito com certas condutas da Igreja, sobretudo com as indulgências, que eram comuns na Igreja Católica da época. Nesse contexto, essa prática acontecia por meio dos dízimos feitos pelos fiéis para a Igreja em troca do perdão de seus pecados.

Além disso, o papa Leão X havia oferecido indulgências para aqueles que contribuíssem com dinheiro para a construção da Basília de São Pedro. Lutero tinha também discordâncias de conteúdo teológico a respeito da salvação e de outras práticas e ações da Igreja. Com isso, o monge elaborou um documento conhecido como 95 teses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir de então, as ideias de Lutero espalharam-se pela Europa com rapidez. Nesse momento, a intenção de Lutero não era romper com a Igreja Católica, ele queria apenas que se realizasse uma reforma em determinadas questões. O rompimento de Lutero com a Igreja Católica só aconteceu quando foi excomungado pelo papa, em 1521.

 

95 teses

 

As 95 teses, documento no qual Lutero manifestava sua oposição teológica às práticas da Igreja de Roma, foram enviadas para o arcebispo de Mainz, Alberto de Brandemburgo, em 31 de outubro de 1517. A intenção de Lutero era levantar um debate para que reformas dentro da Igreja acontecessem.

Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências. A base teológica de Lutero baseava-se em um versículo bíblico que afirmava que “o justo viverá pela fé”. Aqui, Lutero passou a defender a ideia de que não eram as boas ações que salvariam uma pessoa, mas sim a fé.

A construção teológica iniciada por Martinho Lutero deu origem a um princípio conhecido como Cinco Solas:

1. Sola fide (somente a fé)

2. Sola scriptura (somente a Escritura)

3. Solus Christus (somente Cristo)

4. Sola gratia (somente a graça)

5. Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

As 95 teses espalharam-se com rapidez pela Europa por conta da imprensa (criada em 1430 por Johann Gutenberg), a qual permitia a cópia e a impressão de livros em uma velocidade inédita para a época. Com isso, as ideias de Lutero propagaram-se e conquistaram seguidores em toda a Europa.

Um registro importante é a famosa imagem de Martinho Lutero pregando as 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Muitos consideram esse o ponto de partida da Reforma Protestante, mas os historiadores nunca conseguiram comprovar se esse episódio de fato aconteceu. Portanto, os historiadores consideram esse fato somente uma lenda.

 

Primeiros reformadores da Reforma Protestante

 

Antes de Lutero, já havia casos de cristãos que contestaram princípios e práticas da Igreja Católica. No século XII, a partir das pregações de Pedro Valdo, surgiram na França os valdenses, que se espalharam pelo norte da Itália, sobrevivendo às perseguições da Igreja Católica.

No caso específico da pré-reforma, os historiadores destacam Jan Hus e John Wycliff, que questionavam a riqueza da Igreja, a acumulação de poder temporal e a corrupção existente no clero. Caso tenha interesse em ampliar seus conhecimentos a respeito desses precursores da Reforma Protestante, sugerimos a leitura deste texto.

 

Protestantismo

 

Da atuação de Martinho Lutero, surgiu o protestantismo, vertente do cristianismo que rompeu com a Igreja Católica. Como citado, o rompimento de Lutero com a Igreja Católica aconteceu a partir do momento em que foi excomungado e passou a ser perseguido por ela.

As ideias de Lutero espelharam-se pela Europa, resultando na conversão de milhares de pessoas e no surgimento de outros reformadores, como João Calvino. Com isso, o protestantismo foi consolidando-se como vertente religiosa, e dele nasceram diversas igrejas e denominações protestantes.

Atualmente, existem várias denominações cristãs oriundas do protestantismo, como os batistas, os presbiterianos, os metodistas, os luteranos, os calvinistas, os anglicanos, etc. No Brasil, mais de 20% da população identifica-se como “evangélica”, denominação que agrupa igrejas teologicamente nascidas do protestantismo.


John Wyclif e Jan Hus: precursores de Lutero

 Crédito da Imagem: Biblioteca do Congresso dos EUA

Quadro retratando Lutero queimando sua excomunhão, tendo Wyclif no canto inferior esquerdo e Hus acima, junto a Savonarola.*
Quadro retratando Lutero queimando sua excomunhão, tendo Wyclif no canto inferior esquerdo e Hus acima, junto a Savonarola.*
Por Tales Pinto

Martinho Lutero foi o principal nome associado à Reforma Protestante do século XVI. Entretanto, partes consideráveis de suas ideias reformadoras vieram da inspiração de outros homens que haviam criticado a Igreja Católica décadas antes do padre alemão.

Na Inglaterra, no final do século XIV, o padre e teólogo John Wyclif apresentou uma série de críticas às doutrinas católicas que iria inspirar Martinho Lutero mais de um século depois. Dentre elas estavam a afirmação de que a salvação eterna era conseguida através da fé em Deus, bem como o posicionamento contrário à venda de indulgências – o perdão concedido pela igreja aos pecadores – praticada pelo clero católico.

Seguindo esses posicionamentos, Wyclif iria se colocar também contra a doutrina católica de que a realização de “boas obras” (como doações à igreja) seria também uma forma de se conseguir a salvação eterna. Essas posturas influenciaram diretamente Martinho Lutero na elaboração de suas 95 Teses afixadas na catedral de Wittenberg.

Jan Hus também foi outra importante fonte de inspiração para Lutero. Hus defendia, como Wyclif antes dele e Lutero posteriormente, a autoridade das Sagradas Escrituras, como a Bíblia, sobre a tradição da Igreja Católica e sobre a palavra do papa, que era tida como a palavra de Deus. Esse posicionamento afrontava o poder religioso do papa e abria caminho para que todos os fiéis pudessem ler e interpretar a bíblia. As consequências no plano terreno foram a ampliação da alfabetização para um número maior de pessoas, pois anteriormente apenas os padres liam a bíblia e expressavam oralmente sua interpretação dos textos sagrados aos fiéis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro ponto comum aos três era a crítica à riqueza e luxuosidade ostentadas pela Igreja católica. Para os três reformadores cristãos, a Igreja deveria seguir aquele que teria sido um dos primeiros ensinamentos de Cristo, mantendo uma Igreja pobre, mais preocupada com os negócios da fé do que com o acúmulo material.

Os posicionamentos dos três reformadores serviram ainda para embalar importantes conflitos sociais camponeses entre os séculos XIV e XVI. As questões religiosas no período passaram a tomar uma conformação de crítica prática, por parte do campesinato, ao poderio econômico, político e militar detido pela aristocracia. A diferença nesse caso é que Martinho Lutero se colocou contra as rebeliões, condenando as ações camponesas, ao passo que John Wyclif e Jan Hus as apoiaram e/ou as influenciaram.

Por fim, é interessante frisar que nesse período histórico, entre o fim da Idade Média e início da Idade Moderna, as divergências religiosas tomaram um caráter de conflito social muito em decorrência do fato de o poder religioso constituir a base do poder econômico.

Sendo a Igreja católica a maior proprietária de terras da Europa, bem como a posição social da aristocracia ser fundamentada por uma suposta vontade divina, as lutas do camponeses e demais classes populares contra a exploração acabavam atingindo os conceitos religiosos que justificavam ideologicamente toda essa situação social. Todos esses conflitos marcariam o declínio do poder católico e o início de um período histórico distinto, marcado pela força dos capitalistas.

Martinho Lutero

Martinho Lutero começou sua vida como católico e morreu como herege. Ele foi monge agostiniano, fervoroso nas meditações e orações, mas morreu casado com uma ex-freira. A cobrança de indulgências foi o principal motivo para que Lutero afixasse na porta da Igreja de Wittenberg suas 95 teses, criticando o que, de acordo com ele, eram práticas avarentas e pagãs dentro da Igreja Católica.

Ao dar início à Reforma Protestante, Lutero não imaginava que suas ideias motivariam rompimentos dentro do clero e uso político pelos reis e príncipes. A sua tradução da Bíblia para o alemão possibilitou a leitura e interpretação da Sagrada Escritura por parte do próprio fiel.

 

Biografia de Martinho Lutero

Martinho Lutero nasceu em Eisleben, Alemanha, em 10 de novembro de 1483. Filho de Hans Lutero e Margarethe Lindemann, ele estudou nas escolas de Mansfeld, Magdeburgo e Eisenach, pois seus pais queriam vê-lo como funcionário público para melhorar as condições financeiras da família. Em 1501, Lutero matriculou-se na Universidade de Erfurt, onde se graduou no curso de Filosofia. Atendendo aos pedidos da mãe, ele se matriculou no curso de Direito, na mesma universidade.

Tudo mudou na vida de Lutero em 1505. Enquanto caminhava por uma estrada em direção à casa dos pais, caiu uma grande tempestade com inúmeros raios cortando o céu. Uma descarga elétrica caiu perto dele. Temendo por sua vida, Lutero fez uma promessa a Sant’Ana de que, caso a tempestade parasse, ele se tornaria um monge. Como se o céu atendesse ao seu pedido, a tempestade parou e Lutero cumpriu sua promessa ao ingressar na Ordem Agostiniana.

Ao entrar na Ordem Agostiniana em Frankfurt, no dia 17 de julho de 1505, Lutero dedicou-se fielmente às orações, autoflagelação e meditações. Quanto mais se dedicava à vida religiosa, mais sentia o peso dos seus pecados.

O superior da ordem, Johann von Stauptuioz, percebendo que Lutero precisava de mais trabalhos do que apenas ter uma vida contemplativa, pediu que ele iniciasse sua carreira acadêmica. Em 1507, Lutero foi ordenado padre e, no ano seguinte, começou a lecionar na Universidade de Wittemberg. Além disso, ele aprofundou os estudos sobre o grego e o hebraico para melhor compreender as palavras da Bíblia.

Lutero colaborou na fuga de 12 freiras que escaparam do Convento de Nimbschen. Uma delas, chamada Catarina Von Bora, casou-se com ele em 13 de junho de 1525. Esse casamento incentivou vários padres e freiras a romperem o celibato e casarem-se. Logo após o seu rompimento com a Igreja Católica, Lutero traduziu a Bíblia para o alemão, permitindo que qualquer indivíduo pudesse fazer a leitura da Sagrada Escritura sem qualquer mediação. O ex-monge morreu de causas naturais em 18 de fevereiro de 1546.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ideias de Martinho Lutero

No início do século XVI, a Igreja Católica estava empenhada em arrecadar fundos para a construção da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Como o projeto era enorme, os recursos financeiros também eram altos. Para atrair o maior número de participação dos fiéis e maior arrecadação financeira, muitos bispos começaram a cobrar por serviços da Igreja que, até então, eram oferecidos gratuitamente aos fiéis. As indulgências, isto é, a remissão dos pecados, começou a ser cobrada.

Não bastava simplesmente o fiel fazer sacrifícios e ter uma vida penitente, era preciso pagar pelo perdão dos pecados. Isso chamou a atenção de Lutero ao perceber a vida de luxo e bonança que o alto clero vivia enquanto a maioria da população estava na miséria. A alma penitente, a confissão dos pecados e a busca pela santidade não valiam mais do que algumas moedas depositadas nos cofres da Igreja.

Reforma Protestante

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg 95 teses em que ele questionava as práticas mundanas do clero católico, a avareza e o paganismo que, na visão dele, existiam dentro da Igreja. As teses chamavam para uma disputa eclesiástica sobre elas. Rapidamente, elas se espalharam pela Alemanha e ganharam adeptos. Lutero não questionava abertamente a autoridade do papa para conceder as indulgências, mas, a partir do momento em que as teses foram divulgadas, seu propósito inicial foi interpretado de acordo com o interesse de quem as divulgava.

A Igreja, logo após Lutero afixar suas teses, nos primeiros dias, não tinha levado a sério o que pretendia o padre agostiniano. No entanto, como as ideias começaram a tornar-se conhecidas, o papa Leão X designou o professor de teologia Silvestro Mazzolini para respondê-las em tese acadêmica.

Ao publicar-se a réplica, Lutero respondeu ao teólogo, iniciando o debate sobre a autoridade do Sumo Pontífice. Como a controvérsia não tinha fim e os textos de Lutero, por causa da imprensa, eram divulgados rapidamente, o papa excomungou-o em 3 de janeiro de 1521. Para saber mais detalhes desse importante acontecimento histórico, leia: Reforma Protestante.

Lutero deu início à Reforma Protestante quando afixou na porta da Igreja de Wittenberg as suas 95 teses.
Lutero deu início à Reforma Protestante quando afixou na porta da Igreja de Wittenberg as suas 95 teses.

Dieta de Worms

Dieta de Worms era uma assembleia realizada no Sacro Império Germânico, na cidade de Worms, de caráter deliberativo, e suas decisões valiam para todo o império. O imperador Carlos V inaugurou a dieta em 1521 e convocou Lutero para que, perante a assembleia, renunciasse ou confirmasse suas ideias.

Em 16 de abril de 1521, Lutero compareceu à dieta, e Johann Eck, assistente do Arcebispo de Trier, pediu que ele verificasse se os livros ali expostos eram dele e para que ele confirmasse se acreditava no que neles estava escrito. Lutero pediu um tempo para pensar na resposta, o que lhe foi concedido.

No dia seguinte, ele voltou à assembleia e confirmou o que havia escrito. Os dias seguintes foram marcados por discussões sobre qual destino deveria ter Lutero. Enquanto isso, ele fugiu de Worms, e o imperador redigiu o Édito de Worms, em 25 de maio de 1521, considerando-o fugitivo e herege. Suas obras foram banidas do império.

Martinho Lutero tendo que se explicar na Dieta de Worms sobre os seus escritos. Ele confirmou tudo que escrevera e foi considerado um herege.
Martinho Lutero tendo que se explicar na Dieta de Worms sobre os seus escritos. Ele confirmou tudo que escrevera e foi considerado um herege.

Resumo sobre Martinho Lutero

  • Martinho Lutero foi monge agostiniano e questionou a cobrança de indulgências por parte do alto clero da Igreja Católica.
  • Na Dieta de Worms, Lutero foi convocado a confirmar ou negar o que escrevera, e ele confirmou. Isso o fez ser banido do Sacro Império Germânico.
  • Casou-se com uma ex-freira, o que incentivou outros religiosos a romperem o celibato.
  • Fez a primeira tradução da Bíblia para o alemão.

Fonte:https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/martinho-lutero.htm

Comentários