Bruna Tavares (Foto: Instagram/Reprodução)
Bruna Tavares (Foto: Instagram/Reprodução)
9 influencers visionárias que empreenderam além das redes sociais
- THAIS VARELA
Elas aproveitaram o sucesso conquistado na Internet para criar ganhar dinheiro no mundo real
Se no passado já houve quem torcesse o nariz para o termo 'influenciadora", hoje as mulheres que atingiram dezenas (e centenas) de milhares de seguidores viraram empreendedoras de sucesso. Elas conquistaram o respeito de marcas de renome e passaram a ser vistas como visionárias que souberam usar a Internet para alçar voos mais altos...e fazer dinheiro, é claro.
No Glamour Beauty Festival, que acontecerá no dia 24.11 em São Paulo (ingressos aqui), as influencers Mari Saad e Bruna Tavares abrirão o jogo e contarão o que ninguém sabe sobre ser influenciadora e dona do seu próprio negócio. Não dá para perder um bate-papo tão atual, né?
E, para já entrar no clima desse assunto, reunimos os cases de sucesso de blogueiras brasileiras e internacionais que construíram verdadeiros impérios a partir da influência online. Confira!
Bruna Tavares
Em 2009, a jornalista Bruna Tavares criou o blog Pausa para Feminices como um portfólio para sua carreira de formação. A plataforma deu tão certo que hoje a nossa convidada para o talk do Glamour Beauty Festival se dedica integralmente a ele.
Quando citamos o alcance de Bruna e suas redes sociais - a influenciadora possui 1,7 milhões de seguidores em seu Instagram pessoal, 923 mil na página da rede social do blog e 830 mil followers na conta da sua linha de maquiagem - dá para entender um pouco mais sobre esse fenômeno da Internet e empresarial que ela se tornou. Além da sua marca própria de maquiagem, a Linha Bruna Tavares, que está à venda em locais como Renner, Riachuelo e Sephora, a influenciadora também já desenvolveu diversos produtos com outros parceiros e é uma das blogueiras de beleza com maior coleção de make assinada do país.
Mari Saad
Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e 1,5 milhão de inscritos no YouTube, Mari Saad é uma das influenciadoras de beleza mais famosas do Brasil. A nossa convidada especial para o talk do Glamour Beauty Festival sempre foi apaixonada por maquiagem e resolveu investir para valer na carreira de YouTuber há 6 anos, quando se mudou de Jales, sua cidade natal no interior de São Paulo, para a capital.
Hoje, além dos acessos, publiposts e presenças em eventos, a influenciadora conta com parcerias em linhas de pincéis, batons e sombras. A empresária e maquiadora também idealizou um curso online de maquiagem com 20 aulas e certificado de conclusão.
Camila Coutinho
A pernambucana, que já foi capa da Glamour em duas edições diferentes e ganhou na categoria Blogueira do Ano na premiação Geração Glamour 2018, é um verdadeiro sucesso. Contabilizando mais de 2 milhões de seguidores no seu Instagram pessoal e mais de 1 milhão na rede social do blog Garotas Estúpidas, ela já entrou para a famosa lista das 500 pessoas mais influentes no mundo da moda, publicada pelo site Business of Fashion.
Desde 2006, quando criou o blog Garotas Estúpidas, Cami lançou parcerias e licenciados com fast-fashion, marcas de sapato e, recentemente, passou a empreender também no mundo da beleza com a sua primeira linha assinada de esmaltes. Na moda internacional, a influencer é presença garantida nos eventos e desfiles das semanas de moda e já trabalhou com grifes superfamosas, como Calvin Klein, Revolve e Adidas.
Este ano foi de grandes conquistas profissionais e pessoais para a blogueira. Ela lançou o seu primeiro livro, Estúpida, Eu?, que conta detalhes dos seus 12 anos de carreira e compartilha dicas de sucesso para quem está começando. Além disso, a empresária também estreou a sua própria agência de conteúdo para executar campanhas com marcas, a Iconoclasts.
Chiara Ferragni
A italiana é uma potência em tudo o que faz. Uma prova recente do seu grau de influência está no fato da sua festa de casamento com o rapper italiano Fedez, que aconteceu em setembro, ter sido uma das maiores celebrações de 2018 e o vestido de noiva usado por ela, um modelo feito com exclusividade pela Dior, ter recebido mais engajamento nas redes sociais do que o escolhido por Meghan Markle para o seu enlace com o príncipe Harry. É poder que fala?
Em 2009, Chiara criou o blog The Blonde Salad, que hoje vai muito além dos looks do dia da empresária e se transformou em uma plataforma de experiência digital, na qual o leitor pode se informar, buscar inspirações e comprar peças e acessórios, tudo no mesmo lugar. O sucesso da italiana foi tanto que em 2015 a Harvard Business School decidiu fazer o primeiro estudo de caso de uma influenciadora usando o seu modelo de negócio.
Hoje, o The Blonde Salad faz parte do grupo TBS, no qual Chiara é fundadora e CEO, e divide espaço com outras atividades encabeçadas pela blogueira, como a agência de talentos que representa a influenciadora e sua irmã, Valentina. Outra vertente dos negócios da empresária é a sua linha de sapatos e acessórios, que foi lançada online em 2015 e atualmente conta com lojas físicas nos Estados Unidos, Itália e China, além de ser vendida em mais de 300 multimarcas ao redor do mundo.
O reconhecimento do sucesso de Chiara vem crescendo a cada ano e em 2017 ela foi eleita a blogueira de moda mais influente do mundo pela revista norte-americana Forbes. Todo o prestígio da influenciadora também impacta no seu patrimônio, que é estimado pelo site Spear's de, mais ou menos, 8,5 milhões de libras (aproximadamente 40,1 milhões de reais).
Helena Bordon
Helena Bordon (que recentemente foi capa da Glamour) sempre esteve no meio do mundo da moda e dos negócios. Em 2009, ela colocou em prática uma das suas primeiras iniciativas como empresária e abriu ao lado dos amigos Luciana, Marcella e Bernardo Tranchesi a marca de roupa feminina 284.
Hoje, a empresária conta com um site de moda, beleza e lifestyle homônimo, a marca de óculos By Helena Bordon e inúmeras colaborações. Reconhecida por transitar no mercado internacional e ser queridinha de vários estilistas renomado, ela já foi convidada a integrar a passarela da Dolce&Gabbana com um grupo de millennials escolhidos a dedo pela grife, além de já ter assinado coleções de joias, roupas e sapatos com diversos parceiros.
Em 2016, a influenciadora apostou na sua primeira loja física, na cidade de São Paulo, para apresentar a sua linha de óculos. Com o crescimento do público, o local se tornou um espaço de convivência, trazendo também uma curadoria de peças feita especialmente por Helena e o restaurante HB Café.
Niina Secrets
A YouTuber Bruna Santina, mais conhecida como Niina Secrets, começou a compartilhar vídeos com dicas de penteados e maquiagem em 2010, aos 16 anos, e hoje é uma das maiores influenciadoras de beleza do país. Com linhas assinadas para marcas como Seda, Sephora e T Blogs, a blogueira conquistou recentemente um grande reconhecimento e produziu o seu primeiro batom para a gigante canadense M.A.C.
Mas não é só nas redes sociais ou parcerias com marcas de beleza que a empreendedora investe, Niina também já lançou coleções de sapatos, acessórios e teve uma linha de roupas femininas junto com a sua mãe, Marisa Santina, a Niina Secrets Store.
Além de todo o sucesso que conquistou e ainda vem conquistando, Niina também divide a fama e os negócios com a família. A YouTuber influenciou os dois irmão, Fabi Santina e Bruno Santina, a mãe, Marisa, e até os primos, Carol, Rick e Sophia Santina, a se unirem a ela no mundo dos vídeos online.
Camila Coelho
Camila Coelho começou a publicar tutoriais de maquiagem em seu canal no YouTube em 2010. De lá para cá, a blogueira conquistou lugares que nenhuma outra celebridade digital havia chegado e foi a primeira influenciadora a assinar uma linha de produtos de beleza para a Lâncome e a desfilar com o vestido de noiva da grife Ralph & Russo, encerrando o desfile da marca na semana de alta-costura de 2018, em Paris.
Além de tanto prestígio, a mineira radicada em Boston, nos Estados Unidos, também conta com uma grande rede de negócios e já assinou parcerias com marcas de fast-fashion, skincare, esmaltes, maquiagens e bolsas. Mas não é só isso, Camila já alcançou o status de estrela de televisão e participou, inclusive, de comerciais na telinha para a empresa de higiene bucal Colgate, da qual era garota-propaganda.
Segundo o levantamento Instagram Rich List, produzido pela empresa inglesa Hopper HQ, Camila ganha em torno de 10.750,00 dólares por post, algo como, aproximadamente, 40 mil reais. Ufa, a empresária realmente é um fenômeno nos negócios e, não à toa, já venceu na categoria Beauty Influencer no nosso prêmio Geração Glamour, em 2016.
Thássia Naves
Thássia Naves acumula parcerias de longa data e linhas assinadas de roupas, peças fitness, sapatos e cosméticos. Sempre em destinos incríveis pelo mundo, não é raro vê-la à bordo de produções das marcas Iorane ou Skazi, que trabalham há longos anos com a influencer, ou estrelando editoriais internacionais vestindo peças de estilistas amigos, como a Dolce&Gabbana.
O Blog da Thássia foi lançado em 2009 e, desde então, ela vê seus números e influência crescerem a cada dia. Hoje, o Instagram da empresária conta com mais de 3 milhões de seguidores e seu canal no YouTube soma 185 mil inscritos ávidos por saberem mais sobre o dia a dia da blogueira, que compartilha vídeos de viagens e até a preparação para o seu recente noivado.
Não bastasse o reconhecimento nacional e internacional, Thássia explora outros formatos e, em 2014, lançou o livro Look, no qual dava dicas sobre moda, beleza e lifestyle, além de trazer um capítulo dedicado a mulheres que a inspiraram.
Aimee Song
Em novembro, a influenciadora norte-americana Aimee Song comemorou 10 anos da criação do blog Song of Style e, durante esse período, ela somou sucessos e empreendeu além das plataformas digitais.
Aimee tem a sua própria linha de roupas e lançou uma marca de joias que leva o seu nome. Além de parcerias com grifes famosas como Chloé, Dior, Laura Mercier e Revolve, a empresária também é autora do livro Capture Your Style, que entrou para a lista de best-sellers do jornal New York Times, e acaba de divulgar a sua segunda aposta no mundo literário, a obra Aimee Song: World of Style.
Em 2017, Aimee foi eleita pela revista Forbes como uma das 10 blogueiras de moda mais influentes do mundo. Mas não é só isso, a empresária também marcou presença na lista dos 30 jovens mais bem-sucedidos da publicação, em 2016.
Comentários
Postar um comentário