ÓLEOS ESSENCIAIS: UM GUIA PARA INICIANTES

Óleos essenciais: como tirar o melhor proveito deles nos tratamentos naturais (Foto: Reprodução)
Óleos essenciais: um guia para iniciantes (Foto: Reprodução)

Óleos essenciais: um guia para iniciantes

As funções, propriedades e melhores formas de adicionar à sua rotina o produto-estrela da cena wellness

Qual é a sua primeira memória olfativa? Seja ela o perfume de alguém que ama ou o cheiro da natureza depois da chuva, é inegável que ao longo das nossas vidas somos capazes de armazenar diversas referências aromáticas que nos transportam pelas memórias e sensações. Mais do que isso, alguns cheiros são capazes de agir diretamente no nosso comportamento, despertando a atenção, melhorando o humor ou induzindo um relaxamento profundo.
E são nessas sensações que se apoiam a aromaterapia, técnica milenar de cura e bem-estar que traz consigo o uso de óleos essenciais, produto que se tornou estrela entre a turma ligada ao universo de wellness. A fim de aderir a tendência, mas não sabe por onde começar? Nós conversamos com a engenheira química Katarina Wagner, à frente da doTERRA, marca estadunidense especializada no ramo, e te contamos aqui tudo o que você precisa saber antes de adicionar um óleo essencial na sua rotina de beleza e bem-estar. Confira:

Afinal, o que é um óleo essencial?
“Os óleos essenciais são produtos naturais, extraídos de folhas, flores e até raízes das plantas. São compostos por moléculas levíssimas e muito voláteis que se espalham facilmente pelo ar e propagam o aroma”, explica Katarina. Um frasco de óleo essencial tem cerca 100 componentes diferentes, além de uma grande quantidade de matéria prima, no caso plantas. “Para ter uma ideia, a casca de 75 limões sicilianos rende 1 frasco de 15 ml do óleo essencial Lemon, um dos mais vendidos da marca”, conta a engenheira.

Como devem ser usados?
As propriedades e benefícios por trás do uso desses óleos é muito extensa, com ações e funções particulares que variam em cada extrato. Mas, em geral, eles podem ser usados das seguintes formas:
- Via tópica, comumente presentem em fórmulas de produtos de beleza
- Via aromática, através de difusores ou sprays de ambiente, por exemplo
- E como aroma natural para bebidas e alimentos
Contudo, toda atenção é necessária durante o uso, já que algumas essências não podem ser aplicadas diretamente na pele e precisam ser diluídas devido a sua alta concentração. “Para uso tópico é necessário a combinação com um óleo carregador, como de jojoba, amêndoa ou girassol”, explica Katarina.

Como e onde encontrar?
O Brasil hoje é berço de diversas marcas especializadas em óleos essenciais, caso da doTERRA, da linha Young Living, da Aveda, a coleção para aromaterapia Ki, da You & Oil e a By Samia. Além de comercializados individualmente, esses óleos podem ser usados em misturas para potencializar seus efeitos – e versões prontas desses blends são comumente oferecidos pelas marcas.

Qual óleo essencial devo escolher?
“Os óleos essenciais mais versáteis são justamente os que compõe o trio que indicamos à iniciantes aos óleos. O Lemon, que tem a habilidade de elevar seu humor e conferir maior energia, a Lavanda que promove sensação de relaxamento e o Peppermint que mantem alerta para uma tarefa que precisa ser cumprida”, conta Karina.

Abaixo, entenda suas funções e aprenda como usá-los no dia a dia:

- Lavanda: é usada há séculos como um potente aroma calmante e relaxante. Pode ser aplicada nas têmporas e nuca, misturada na água do banho ou borrifada em travesseiros e roupa de cama para ajudar no sono profundo.

- Tea Tree: também conhecido como óleo de melaleuca, possui mais de 92 compostos diferentes e aplicações ilimitadas. Nos produtos de beleza, é usado para limpar e desintoxicar a pele, ajudando no controle da acne e oleosidade. Quando disperso no ar, ajuda a purificar o ambiente.

- Copaíba: derivado da resina da árvore brasileira da Copaíba, esse óleo caiu nas graças da indústria como uma versão tão promissora para o tratamento do estresse quanto o CBD. Suas funções são de relaxamento profundo e diminuição de sentimentos de inquietação e ansiedade.

- Eucalipto: o eucalipto possui propriedades muito eficazes que ajudam na diminuição do sentimento de ansiedade e estresse. Quando disperso no ar ajuda na limpeza e purificação das vias aéreas – e é boa opção para misturar ao seu hidratante e dar um boost na automassagem.

- Lemongrass: graças ao aroma cítrico do capim-limão, esse extrato ajuda a aumentar a percepção e promover uma perspectiva positiva. É também ideal para massoterapia.

- Alecrim: entre sua vasta lista de benefícios, o alecrim é conhecido milenarmente por sua ajuda no aumento do foco e da concentração. No ambiente ajuda a purificar e energizar o ar.

- Tangerina: esse óleo promete aflorar o sentimento de alegria quando aplicado em regiões específicas do abdômen. O aroma doce e levemente picante é também um aliado no combate ao sentimento de inquietação e estresse.

- Hortelã: seu aroma doce e refrescante promete ser um elixir para melhorar humores. No ambiente, ajuda na purificação e é um ótimo estímulo para concentração e foco.




Comentários