FENG SHUI NA QUARENTENA: DICAS PARA FICAR BEM EM CASA E HARMONIZAR O AMBIENTE

Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash
Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash
Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash

Feng Shui na quarentena: dicas para ficar bem em casa e harmonizar o ambiente

Comece agradecendo seu lar por acolher você e conceder segurança em tempos de isolamento social


É hora de ficar em casa. E para ficar bem nesse momento que requer isolamento social comece por aceitar a casa como ela é. Amar a casa como ela é. Agradecer a casa, considerá-la um espaço sagrado, um refúgio, um lugar que acolhe, abraça e concede estabilidade e segurança.
Passar mais tempo dentro de casa e com a casa pode ser um desafio, pois também é um relacionamento. Pode ser que os defeitos se realcem, pois haverá mais tempo para olhar e enxergar: uma pintura descascando, um quadro torto, um móvel lascado, uma torneira pingando, uma rachadura na parede, um piso manchado.


Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash

Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash
Mas, agora, nesse momento de ficar em casa, o mais importante é aceitar os defeitos e marcar um encontro com as qualidades do seu lar. Então, para cada defeito que encontrar, sugiro que você anote uma qualidade. E o Feng Shui pode ser um ótimo aliado nesta hora.
Feng Shui é uma antiga prática chinesa – que envolve arte, técnica e sabedoria – que permite harmonizar residências e empresas por meio da decoração de interiores, de projetos arquitetônicos, do paisagismo, da disposição dos móveis, da escolha de cores, quadros e objetos que compõem os ambientes.

DICAS SIMPLES PARA FORTALECER A ENERGIA VITAL DA CASA

  • Cama: deve ter uma cabeceira forte, inteiriça e é importante ter espaço para circulação embaixo, por isso não guarde objetos embaixo dela. A posição ideal da cama é com a cabeceira encostada na parede. Evite encostar a cabeceira na janela (que causa sensação de insegurança) ou na parede do banheiro (que suga as energias).
  • Fogão: deve ser usado e sempre em perfeito funcionamento, pois o fogão simboliza a prosperidade. Quando está cozinhando, o ideal é que você veja quem entra na cozinha. Se o fogão estiver ao lado da pia, coloque um sino de vento ou um cristal entre eles para que o elemento “água” presente na pia não entre em conflito com o elemento “fogo” das chamas do fogão, protegendo, assim, a sua prosperidade.
  • Sofás e poltronas: devem estar encostados numa parede e de frente para a porta de entrada para tornar o ambiente hospitaleiro e permitir que a energia circule.
  • Entrada: a porta de entrada (do lado de fora) e o hall de entrada devem ser bem iluminados, limpos e decorados com plantas, cores, quadros, fontes ou espelhos para convidar a boa energia (chi) para seu lar.
  • Corredores: procure colocar quadros, imagens ou tapetes, principalmente quando são muito extensos, para ajudar a energia a circular por toda a casa.
  • Banheiros: cuide da manutenção e evite qualquer vazamento. Mantenha tampas dos vasos sanitários abaixadas e portas dos banheiros fechadas para evitar que a energia vá embora. Plantas no banheiro também são ótimas para manter a energia em equilíbrio.

Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash

Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash

FIQUE BEM, FIQUE EM CASA

Para conviver e se relacionar é preciso coragem, tolerância, aceitação, diálogo. E, como dialogar com a sua casa? É como se você realmente estivesse conversando com uma pessoa.
Você pode fazer perguntas ou pode mentalizar: casa querida, no que eu posso te ajudar? E pode pedir: casa eu preciso de sua ajuda, preciso de sua proteção e agradeço por você me acolher.

Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash

Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash

DICAS PARA AJUDAR NO CAMINHO DA ACEITAÇÃO DA CASA

  • Alternar momentos de silêncio que ajudam a ouvir a casa com momentos de músicas para alegrar o ambiente.
  • Mudar alguns objetos de lugar. Podem ser quadros, itens de decoração, almofadas.
  • Cuidar das plantas. Além de regar, coloque terra e adubo, limpe as folhas com um algodão ou pano úmido com água – principalmente aquelas que costumam acumular poeira.
  • Montar um canto zen: vale um tapete, uma canga e algumas almofadas para meditar, fazer exercícios, ler, brincar com os pets e/ou filhos.
  • Andar pelos cômodos e agradecer a cada um deles pela função e acolhimento que oferecem.

Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash

Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash

QUATRO AÇÕES IMPRESCINDÍVEIS PARA AS JANELAS DE CASA

  • Janelas sempre fechadas prejudicam a circulação do ar e, consequentemente, a renovação de energia.
  • Abra as janelas ao acordar para que a casa receba a brisa fresca da manhã e a primeira luz do dia.
  • Depois da chuva também é muito bom abrir as janelas para refrescar o ambiente e renovar o ar parado.
  • Nos dias de sol, a luz do astro rei entrando pela janela é energizante e traz a vibração da energia yang (masculina) que traz vitalidade e atitude.

Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash

Dicas de Feng Shui — Foto: Reprodução/Unsplash

JANELAS DE CASA PODEM REFLETIR SEUS SENTIMENTOS

Reflita sobre o seu momento presente e perceba se há algo que você não quer enfrentar ou enxergar. Pense bem, pois janelas e cortinas fechadas o tempo todo podem simbolizar que existe algo que não quer enxergar de verdade, ou o adiamento de uma situação que precisa ser resolvida, ou tarefas que estão sendo postergadas. É quase como se o mundo fosse visto sob as lentes dos óculos escuros deixando escapar as oportunidades, as soluções, as mudanças, as novidades e tudo o que pode estar ligado com o futuro e o mundo do lado de fora da casa.
A janela de casa pode ser decorada com cortinas, que simbolizam afeto e acolhimento. Outras opções são decorar com flores, móbiles, cristais e outros objetos – desde que a janela não fique bloqueada. Um cristal multifacetado, muito usado em curas de Feng Shui, pode ser pendurado na janela ou colocado bem em frente para que a luz natural incida sobre o cristal e reproduza o prisma do arco-íris, trazendo boas energias e sorte para a casa.

Comentários