COMO DIMINUIR A ANSIEDADE E AUMENTAR A CONCENTRAÇÃO COM AROMATERAPIA

Como diminuir a ansiedade e aumentar a concentração com a aromaterapia (Foto: Reprodução/Unsplash Christin Hume)
Como diminuir a ansiedade e aumentar a concentração com a aromaterapia (Foto: Reprodução/Unsplash Christin Hume)

Como diminuir a ansiedade e aumentar a concentração com aromaterapia

Veja como aproveitar os benefícios dos óleos essenciais no dia a dia

aromaterapia  é uma unanimidade entre os especialistas em bem-estar e está ganhando cada vez mais espaço nos estudos científicos e na nossa rotina. As comprovações de seus benefícios são enormes na literatura acadêmica e isso acontece porque o olfato é interpretado pelo sistema límbico - o mesmo que controla o comportamento e as emoções no nosso cérebro – e, portanto, tem grande influência na maneira como nos sentimos.
Em tempos de pandemia, como o Coronavírus (COVID-19) e práticas de isolamento a sensação de ansiedade e pânico, além da falta de concentração no home office, por exemplo, podem se tornar ainda maiores. Para resolver questões assim, além da ajuda de um profissional, lançar mão de terapias alternativas pode ser uma boa saída para diminuir os níveis de estresse e ansiedade. “O uso aromaterapêutico de óleos essenciais pode ser um grande aliado durante o período de quarentena”, diz Ana Volpe, psicóloga com especialização em psicanálise e farmacêutica industrial com especialização em cosmetologia e perfumaria.
Para além de perfumar a casa, incluir esse óleos na rotina de beleza  pode ser uma ótima saída para controlar a ansiedade ou aumentar a concentração durante o home office e até mesmo na hora de relaxar depois do trabalho ou se se sentir mais confiante antes de uma reunião, por exemplo. “Vale usar diluído em água no difusor ou pingar uma ou duas gotinhas na palma das mãos e inspirar por alguns segundos”, diz Beatriz Ioshimura, da Aromalife em São Paulo.
Para quem quer começar, a psicóloga indica dois cheiros comuns, mas muito eficientes: cravo e canela. “Nada mais familiar (e é disso que precisamos nos cercar neste momento de incertezas para nos sentirmos protegidos e seguros) do que o cravo e a canela”, diz Ana Volpe. Um dos jeitos de aproveitar a propriedade aromática, é esfregar, macerar, ou quebrar essas especiarias e mantê-las próxima de nós de forma a sentir seu aroma. “Já quem tem o óleo essencial, pode pingar 20 gotas dissolvidas em água em um difusor”, completa.
Veja a seguir 5 opções de óleos essenciais e suas propriedades aromáticas.

Cravo


Este óleo essencial estimula a concentração, foco, energiza e desobstrui os 7 chakras. Instiga em quem o utiliza fazer as coisas acontecerem, avançar e seguir em frente. Especial para quando estamos com medo de enfrentar ou aceitar uma situação. Pode ser útil quando precisamos de um toque de inspiração para resolver um problema ou uma situação. Além disso, ele é ótimo para usar em casa ou trabalho afastando toda a negatividade e protegendo o ambiente. Excelente para manter o foco.


Óleo essencial Cravo, BIOessência, R$ 26 (Foto: divulgação)
Óleo essencial Cravo, BIOessência, R$ 26 (Foto: divulgação)

Canela


No aspecto emocional e vibracional, este é um óleo conhecido por aquecer os corações, trazendo aconchego, adoçando a vida e protegendo o campo áurico. É um óleo essencial bastante utilizado nesta época do ano, por ter também em seu aspecto vibracional a característica de atratividade, sendo muito utilizado para atrair prosperidade, boa sorte, amor, sucesso.

Limão Siciliano


Quando difundido, ajuda a purificar o ar. Além disso, é muito energizante e edificante, melhora e eleva o senso de humor.

Hortelã-pimenta

Estudos comprovam que esse óleo essencial, quando usado diariamente, pode auxiliar no combate a ameaças sazonais. Quando inalado, traz um senso de renovação e uma abertura para um bem-estar.

Óleo essencial Peppermint, dōTERRA (preço sob consulta) (Foto: divulgação)
Óleo essencial Peppermint, dōTERRA (preço sob consulta) (Foto: divulgação)

Lavanda

Um clássico, traz sensação de calma e tranquilidade. Ótimo para ser usado em  momentos de estresse ou antes de dormir.


Comentários