AROMATERAPIA: COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS

Aromaterapia (Foto: Getty Images)
Aromaterapia (Foto: Getty Images)

Aromaterapia: como usar os óleos essenciais

Óleos essenciais podem ajudar em tratamentos diversos; uso deve acontecer com cautela e acompanhamento profissional

Estresse, insônia, somatizações: cada vez mais pessoas vão em busca da aromaterapia como tratamento alternativo ou complementar para diversas questões de saúde. Mas os óleos essenciais são realmente eficazes?
aromaterapia consiste no uso de óleos essenciais para o tratamento de várias doenças, como estresse e insônia. Ela tem sido a opção de diversas pessoas em uma combinação com medicamentos tradicionais. Para entendermos com mais clareza seus efeitos e benefícios, falamos com o Dr. Goeb, especialista em óleos essenciais para os laboratórios da Omega Farma.
"A aromaterapia não é um tratamento básico,mas sim uma ajuda que atua a curto prazo", lembra ele. Seja para combater um resfriado, uma sinusite, seja para problemas de articulação e respiratórios, os óleos essenciais podem ser grandes parceiros nos cuidados.
Aromaterapia sob prescrição: óleos essenciais e como atuam

Aromaterapia (Foto: Getty Images)
Aromaterapia (Foto: Getty Images)

Em primeiro lugar, é importante frisar que o manuseio de óleos essenciais prescreve o acompanhamento de um profissional. O uso incorreto desse tipo de substância pode, inclusive, acarretar problemas de saúde.
Gripe
O Ravintsara ajuda a tratar a gripe. Também é possível usar Melaleuca quinquenervia ou Niaouli, um excelente antiviral. Para combater um resfriado intenso ou sinusite, uma opção é a inalação de óleos essenciais, colocando algumas gotas em um lenço ou em uma tigela de água quente. Os melhores óleos são Eucalyptus radiata, Eucalyptus Globulus, Neroli e Rosemary officinalis, ou seja, todos os óleos essenciais que contêm cineol, que atua no descongestionamento e afinamento da membrana mucosa.
Dor nas articulações
Para aliviar dores nas articulações, são utilizados óleos essenciais anti-inflamatórios, como o de sândalo, que também atua como analgésico, ou o Eucalyptus Citriodora.



Insônia ou estresse

Óleo de lavanda (Foto: Getty Images)
Óleo de lavanda (Foto: Getty Images)

Para reduzir a insônia ou o estresse, opte pelos óleos de lavanda, Ravintsara e de Petitgrain. Este último óleo essencial pode ser usado em massagem, difusão ou tomado via oral. Usado em massagem, duas gotas em cada pulso permitem um relaxamento de uma hora.
Cólicas
Para remediar cólicas agudas, o óleo Bigaradier em gotas ou massageado na região pélvica ou nas costas é um aliado potente.
Para limpar o ar
Difusores de óleos essenciais são eficientes na limpeza do ar, mas é necessário garantir que o ambiente esteja arejado. Caso contrário, o local rapidamente fica sufocante.
Óleos essenciais: benefícios comprovados, mas sob estreita vigilância

Aromaterapia deve ser feita com acompanhamento profissional (Foto: Getty Images)
Aromaterapia deve ser feita com acompanhamento profissional (Foto: Getty Images)

Hoje, são mais de 3.000 óleos essenciais identificados, mas diariamente novas propriedades são descobertas e estudadas. Como ainda não dominamos a aromaterapia em sua totalidade (faz menos de um século que conhecemos e usamos óleos essenciais), seu uso requer vigilância e prudência. É imperativo procurar aconselhamento de um farmacêutico de aromaterapia ou alergista antes de usar óleos essenciais.
"Sem o conselho de um profissional, as pessoas tendem a fazer sua própria cozinha com riscos, especialmente toxicidade”, frisa Dr. Goeb. Também é desaconselhado o uso de aromaterapia para mulheres grávidas ou lactantes, crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas e em ambientes com animais. Outra proibição é usar óleos no nariz, boca, olhos e membranas mucosas.


Comentários