AROMA DE LAVANDA PODE TER FUNÇÕES TÃO EFICAZES QUANTO A DE REMÉDIOS CALMANTES

2-lugares-coloridos-lavanda-provenca-franca (Foto: Thinkstock)

O cheiro da lavanda é muito comum e pode vir da planta ou de aromas sintéticos (Foto: Thinkstock)

Aroma de lavanda pode ter funções tão eficazes quanto as de remédios 

calmantes

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Kagoshima comprovou as propriedades calmantes da lavanda

Utilizado em aromatizadoresvelas e produtos de beleza o cheirinho da lavanda é conhecido por trazer paz e até ajudar a dormir. Vindos das plantas, os óleos essenciais tem funções terapêuticas por meio do aroma.
Muitos podem desconfiar, mas surgem cada vez mais estudos comprovam o poder da aromaterapia. A Universidade de Kagoshima, no Japão, fez uma pesquisa sobre o poder do óleo essencial de lavanda. Comandados pelo fisiologista e cientista Hideki Kashiwadani, os cientistas compravaram que o cheiro do produto pode funcionar como um calmante. 
Publicada no jornal acadêmico Frontiers in Behavioral Neuroscience, a análise foi feita em ratos. Alguns deles foram submetidos a inspirarem o cheiro da linalool, uma substância que ocorre naturalmente no óleo essencial, enquanto outros ingeriam porções de fármacos chamados benzodiazepinas, substância presente em remédios calmantes como o Valium.
Os animais que foram influenciados pelo cheiro natural apresentaram sintomas de relaxamento. Kashiwadani afirma que a linalool ativa um neurotransmissor específico no cérebro por meio de células sensoriais olfativas. Além disso, os efeitos cerebrais foram muito próximos daqueles que ocorreram nos animais que tomavam remédio. Isso significa que o poder o aroma traz os mesmo benefícios do que um calmante fabricado, que ainda pode causar uma série de efeitos colaterais, como tontura e sonolência.
Outros estudos precisam ser conduzidos para assegurar que os mesmos resultados aconteçam em humanos, mas o fisiologista acredita que estamos em um futuro próximo de utilizar as propriedades da lavanda em casos clínicos.

Chá de lavanda (Foto: Thinkstock)
Aprenda a fazer chá de lavanda ao clicar na foto (Foto: Thinkstock)

Aproveite essa notícia para colocar a lavanda na sua vida! Você pode praticar a aromaterapia com óleos essenciais puros, sabonetes, sais de banho, chás, aromatizadores de ambiente e em fragrâncias corporais. Mas para que os efeitos sejam profundos, atente-se aos ingredientes dos produtos, já que o uso do aroma sintético é muito comum. O indicativo de que o item é natural é a presença de linalool na composição.

Receita de chá de lavanda

Com propriedades calmantes, a lavanda ajuda a combater a insônia e até algumas dores corporais. A nutricionista Stéphanie Corrêa da clínica Gastromed ensina a preparar o chá

Nem todo mundo conhece as propriedades gastronômicas da lavanda, uma vez que seu uso mais comum está restrito ao mercado de beleza. No entanto, o chá desta planta é um ótimo aliado no combate à insônia e a dores corporais, graças a seu poder analgésico natural. Ela também é uma grande amiga dos benefícios para a pele, já que combate o envelhecimento natural, ajuda a diminuir a febre, o estresse e a anemia. Veja só, quantos benefícios desconhecidos! Aprenda a preparar o chá de lavanda com a receita da nutricionista Stéphanie Corrêa, da clínica Gastromed.
Ingredientes
10 g folha lavanda;
500 ml água fervente.
Modo de preparo
1. Despeje a lavanda em uma panela com água e leve ao fogo.
2. Deixe no fogo até que a água comece a fazer bolinhas, mas antes de levantar fervura.
3. Desligue o fogo e sirva-se.

4 receitas para utilizar a lavanda

Quem disse que lugar de flor não é na comida? Perfume sua vida com as receitas abaixo

Quem nunca sonhou em correr livremente por um lindo campo de lavandas que se estende para além do horizonte? É por conta de seu lindo tom de lilás e aroma inconfundível que essa planta é conhecida por ter um efeito relaxante e calmante. Além de aromatizante, o seu suave perfume pode dar um toque especial aos seus pratos. Na lista abaixo você confere 4 receitas para saborear os prazeres da lavanda. É só clicar na foto para acessar a receita.
Soda de lavanda e borago

Soda de lavanda e borago (Foto: Rogério Voltan/Casa e Comida)
Soda de lavanda e borago (Foto: Rogério Voltan/Casa e Comida)

Bolo perfumado de lavanda

Bolo perfumado de lavanda (Foto: Divulgação)
Bolo perfumado de lavanda (Foto: Divulgação)
Drinque de lavanda
Drinque de lavanda (Foto: Cacá Brakte )
Drinque de lavanda (Foto: Cacá Brakte )

Bolo de pêssego e lavanda
Bolo de pêssego e lavanda (Foto: Cacá Bratke/Editora Globo)
Bolo de pêssego e lavanda (Foto: Cacá Bratke/Editora Globo

Como cuidar da lavanda

Com propriedades medicinais e perfume bem característico, esta planta é uma boa escolha para compor bordaduras ou canteiros isolados

Seleção natural; lavanda; 620x455 (Foto: Reprodução)


Seleção natural; lavanda; (Foto: Reprodução)
“Ela é um curinga, pois cresce logo após o plantio, o que esteticamente é ótimo. Gosto de usá-la em canteiros isolados. Como faz pouco tempo que as mudas estão disponíveis no Brasil, tome cuidado com o fornecedor: algumas duram muito pouco e não toleram a poda”.
Alex Hanazaki, paisagista


Comentários