ANSIEDADE: 5 APPS PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DURANTE O ISOLAMENTO

Ansiedade: 5 apps para cuidar da saúde mental durante o isolamento ...

Apps que ajudam a manter a saúde mental em dia (Foto: reprodução Getty Images)

Ansiedade: 5 apps para cuidar da saúde mental durante o isolamento

Coronavírus: hábitos que ajudam a mandar a ansiedade e o pânico bem longe

De acordo com dados da Organização Mundial da Sáude, o Brasil ocupa o primeiro lugar na lista de países com habitantes ansiosos: cerca de 9,3% da população sofre com o problema. E, é natural que em situações de estresse e tensão, como é o caso do isolamento social, causado Novo Coronavírus (COVID19), esse número seja ainda maior. “Nesse período de confinamento é normal que estejamos apreensivos e ansiosos com o presente e futuro próximo, o que pode fazer com que façamos tudo no piloto automático enquanto nossa cabeça permanece ligada no assunto gerando ainda mais estresse", explica a Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista, membro do Colégio Americano de Medicina do Estilo de Vida.

Gerenciar o estresse nesse período e manter a sanidade mental é fundamental para diminuir a incidência de depressão e não afetar o sistema imunológico. De acordo com o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e médico voluntário no atendimento a casos suspeitos de Covid-19 no Hospital São Paulo, o estresse causa diversas reações no organismo que impactam inclusive na imunidade. "Por isso, os contatos sociais, mesmo que virtuais, são fundamentais, para que você consiga liberar serotonina e dopamina e aumentar a sua imunidade”, diz.
Mas afinal, o que fazer para gerenciar esse estresse? “Agora, mais do que nunca, dedique parte do seu dia para fazer o que gosta. Isso ajuda a controlar o estresse e ansiedade em passar tantas horas dentro de casa em isolamento social", sugere a Ana Carolina Lúcio Pereira, ginecologista membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
Para te ajudar nessa missão, listamos 5 aplicativos eficientes que prometem te ajudar a manter o equílibrio e a saúde mental em dia: 

Para meditar: app Meditação Natura

"A prática da meditação, pelo menos 15 minutos por dia, é bem potente em momentos de ansiedade e sobrecarga mental”, explica o Mário Farinazzo.
De meditações temátiCas guiadas em português para serem feitas entre 4 e 10 minutos a trilhas de paisagens sonoras e pílulas de conteúdo e exercícios práticos, o Meditação Natura oferece quatro práticas de meditação simples e gratuita - seja você iniciante ou já expert nessa jornada. Gratuito e disponível em Android e IOS. 
meditação meditar (Foto: Getty Images)
meditação meditar (Foto: Getty Images)

Para controlar a ansiedade: AnxietyCoach

O "AnxietyCoach" pede que você faça uma lista do que o assusta e usa ferramentas de terapia cognitivo-comportamental para guiá-lo para um lugar onde elas não parecem tão aterrorizantes. Este aplicativo é ótimo para pessoas que gostam de acompanhar seu progresso e estão abertas a receber muitos comentários. 

Para se organizar: MoodTools


Planejamento, nesse momento, é fundamental. É importante estabelecer uma rotina para não ficar desregrado, segundo o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez. “Procure ter horário para acordar, de refeições e para dormir. Use seu tempo para coisas que você queria fazer antes e não conseguia ou não teve atitude de começar.
O, o aplicativo "MoodTools" cria um plano para ajudá-lo a entender e aliviar seus sintomas de depressão. As ferramentas incluem: um diário de ideias que o ajudará a controlar seu humor; um plano de segurança para ideação suicida; e atividades cerebrais para quando você está se sentindo triste. O aplicativo é gratuito, mas oferece uma experiência atualizada que começa em US $ 4,99 / mês.

Para dormir melhor: Meditopia

Melhorar a qualidade do sono é fundamental também para gerenciar o estresse. “As oito horas de sono com qualidade durante a noite é fundamental para o organismo em uma série de fatores, dentre eles a imunidade e saúde mental.
Com mais de meio milhão de downloads, o "Calm" é um dos principais aplicativos para sono, meditação e relaxamento. Com sua programação em mente, além dos programas de meditação (que variam de 3 a 25 minutos), o aplicativo também possui um recurso chamado "Histórias do sono" que tem celebridades como Matthew McConaughey lendo para você uma história para dormir.
Dieta do sono (Foto: Divulgação)
Dieta do sono (Foto: Divulgação)

Para turbinar o humor: Happify


Se você estiver de mau humor, tente um jogo de "Happify". O aplicativo afirma que suas atividades baseadas em evidências ajudam a reduzir o estresse e aliviar sentimentos negativos - além disso, você pode acompanhar seu humor ao longo do tempo, para ver como progrediu ao usar o app.

Comentários