9 APPS E CANAIS DE YOGA E MEDITAÇÃO PARA FAZER EM CASA

Ashley Graham grávida praticando yoga (Foto: Reprodução: Instagram (@ashleygraham))
Ashley Graham grávida praticando yoga (Foto: Reprodução: Instagram (@ashleygraham))

9 apps e canais de yoga e meditação para fazer em casa

Práticas devem ser feitas em um local tranquilo e silencioso

Está em casa e quer continuar fazendo aulas de yoga e meditação? Ou melhor, quer começar a praticar? Saiba que já existem alguns aplicativos e canais que oferecem instruções sem que você saia do conforto seu lar. Mas antes, veja quais são os cuidados que você precisa ter para não se machucar.
"Para fazer yoga em casa não é preciso muita coisa. Se você já tem um tapete próprio para isso é perfeito, mas caso não tenha, use o tapete de casa mesmo. “Não é indicado que você faça as posições no chão sem qualquer superfície firme, porque algumas osanas precisam de um pouco de conforto para não machucar, por exemplo, quando você fica de joelhos ou se deita no chão”, explica Andrea Wellbaum, co-fundadora e professora de yoga da escola Hot Yoga, em São Paulo.
Outro ponto é que, em algumas posturas, usa-se os bloquinhos de yoga, mas caso você tenha dá para usar o que tem em casa. “Podemos usar uma pilha de livros, por exemplo, que servem como bloquinhos. Em certas posturas, em que o bloco não precisa ser tão firme, você pode usar uma almofada de sofá”, diz. Já, outras posturas pedem o uso de uma faixa elástica. "Se estamos sentados no chão esticando as pernas e não alcançamos os pés, essa faixa pode ser a extensão do nosso braço para alcançá-los - para isso você pode usar um cinto ou uma fita mais fininha".

Mulher praticando meditação (Foto: Reprodução: Madison Lavern no Unsplash)
Mulher praticando meditação (Foto: Reprodução: Madison Lavern no Unsplash)

O lugar ideal

Nem sempre o espaço mais confortável, agradável ou espaçoso é o melhor lugar para isso. Se você tem uma sala grande, mas com grande circulação de pessoas e distrações frequentes, não vai conseguir ter concentração.
“Escolha um local onde você terá mais foco, porque imagine se você está na cozinha, as chances de querer abrir a geladeira para tomar água ou fazer qualquer outra coisa são grandes. Se casar o fato de um lugar grande ser um ambiente sem distrações, ótimo!”, orienta Andrea.

A roupa certa 

Sabemos que há roupas indicadas para o treino físico de yoga, certo? Mas como estamos em casa, podemos nos dar o luxo de usar roupas mais "gastas". Aproveite para escolher peças confortáveis, que não apertem a barriga, coloque um top que dê mais  liberdade de respiração.
Só evite usar roupas muito soltas e largas, porque podem atrapalhar em algumas posições.
Depois dessas dicas é hora de separar os acessórios, ir para o cômodo mais tranquilo e começar!
Veja algumas opções de aplicativos para praticar yoga e meditação em casa:

Grazi Massafera_Yoga (Foto: Reprodução Instagram)
Grazi Massafera_Yoga (Foto: Reprodução Instagram)

1 - Daily Yoga
Um dos mais populares e mais completo quando se trata de yoga, o aplicativo traz movimentos que podem ser feitos tanto por iniciantes quanto profissionais. Ele conta com mais de 500 asanas (posições) e 200 aulas online e, mesmo que você não domine o inglês, pode seguir as orientações tranquilamente, porque é tudo feito de forma bastante interativa. Você ainda escolhe a série de acordo com o seu objetivo.
2 - Asana Rebel
Se você é iniciante na prática do yoga, essa pode ser uma boa indicação de aplicativo, já que ele ensina métodos para criar uma disciplina e combina yoga com exercícios físicos para tonificar os músculos, treino de alongamento, de pernas, tronco, abdômen e atividades para aumentar a flexibilidade do corpo. Os treinos costumam ser curtos e prometem resultados rápidos.
3 -  Hot Yoga
A escola de yoga transmite aulas todos os dias ao vivo pelo Instagram em horários diferentes, mas se você não conseguir assistir à live, pode acessar o conteúdo completo nos Stories pra fazer em 24 horas após a gravação. São orientações baseadas nas aulas de Hatha Yoga, Vinyasa, Yin Yoga, Bikram Yoga.
4 - My Yoga
Também por conta do fechamento das unidades neste período, a escola My Yoga começa a oferecer aulas gratuitas de yoga sem que você saia de casa. É só acessar o Instagram, onde acontecem lives das aulas e também no canal do YouTube. Hatha Yoga, Vinyasa e Mindfullness são algumas das opções para quem não quer ficar parado.
5 - Calm
O aplicativo de meditação permite que você personalize seu relaxamento com opções que vão desde melhora do sono até redução da ansiedade. A partir daí, você escolhe o tempo (entre dois e 30 minutos . Ele oferece um plano de meditação gratuito por sete dias e conta com mais de 100 tipos de meditações guiadas.

Grazi Massafera_Yoga (Foto: Reprodução Instagram)
Grazi Massafera_Yoga (Foto: Reprodução Instagram)

6 - Meditopia
De fácil navegação, o app também traz técnicas de meditação para acalmar a mente, diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida. Por meio de mensagens de voz guiadas por música,  é possível aprender passo a passo e também algumas técnicas respiratórias. Para quem tem dificuldade de dormir, o aplicativo tem programas que auxiliam na melhorar do sono.
7 - 5 Minutos
Como o nome sugere, a ideia do aplicativo é que você pare 5 minutos do dia para relaxar um pouco. Além de meditações curtas, há outras um pouco mais longas. É ideal para quem nunca se aventurou, porque é bem fácil de navegar e traz disciplina de horários, isto é, caso queira programar sua próxima meditação, é só você clicar em “lembre-me de meditar”, ajustar o relógio e pronto!

Meditação é uma das técnicas anti-estresse (Foto: Getty)
Meditação é uma das técnicas anti-estresse (Foto: Getty)

8 - Vivo Meditação
Com mensagens narradas pelo monge brasileiro Satyanatha, o app traz mais de mil opções de meditações, técnicas de mindfulness, concentração, postura e respiração. Há vídeos explicativos de cada etapa para que você se familiarize com o programa. Além disso, é possível escolher a trilha sonora das meditações.
9 - Zen
Criado pela ex-bbb, jornalista e influenciadora Juliana Goes, o Zen é um aplicativo gratuito (com alguns conteúdos pagos) que oferece uma gama bem completa de bem estar - de reflexões diárias e trilhas sonoras a vídeos para relaxamento e, é claro, meditações.


Comentários