CORONAVÍRUS: QUAIS OS SINTOMAS E OS RISCOS DA DOENÇA,E QUANTO PODE DURAR E GRAVIDADE APÓS A FASE CONTAGIOSA
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Coronavírus: quais os sintomas e os riscos da doença covid-19
James GallagherBBC News
O novo coronavírus, causador de uma doença pulmonar grave — a covid-19 —, já se espalhou para pelo menos 43 países.
Mais de 80 mil casos foram registrados ao redor do mundo, e 2.762 pessoas morreram — sendo mais de 95% delas na China.
O Brasil registrou nesta quarta-feira (26) o primeiro caso da doença.
Quais são os sintomas?
A doença parece se manifestar com um quadro de febre, acompanhada por tosse seca.
Após uma semana, provoca dificuldade para respirar e alguns pacientes necessitam de tratamento hospitalar.
Raramente, a infecção parece causar espirros ou secreção nasal.
O período de incubação — tempo decorrido entre o contágio e o surgimento dos primeiros sintomas — dura até 14 dias, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mas alguns pesquisadores acreditam que pode ser de até 24 dias.
E, segundo cientistas chineses, alguns pacientes podem transmitir o vírus mesmo antes do aparecimento dos sintomas.
Quão letal é o novo coronavírus?
Com base em dados de 44 mil pacientes infectados pelo novo coronavírus, a OMS informa que:
- 81% desenvolvem sintomas leves;
- 14% desenvolvem sintomas graves;
- 5% ficam em estado crítico.
A proporção de mortes causadas pela doença parece baixa (entre 1% e 2%) — mas as estatísticas não são confiáveis.
Milhares de pacientes que ainda estão sendo tratadas podem morrer, o que aumentaria a taxa. Por outro lado, também não está claro quantos casos leves podem não ter sido reportados, então a taxa de mortalidade também pode ser menor.
Para efeito de comparação, cerca de um bilhão de pessoas pegam influenza, vírus da gripe, todos os anos, que provoca de 290 mil a 650 mil mortes. A gravidade da gripe muda a cada ano.
O coronavírus tem tratamento ou cura?
No momento, o tratamento consiste no básico — manter o corpo do paciente funcionando, o que inclui oferecer suporte respiratório, até que o sistema imunológico dele seja capaz de combater o vírus.
Mas os cientistas estão trabalhando para desenvolver uma vacina, e a expectativa é que seja testada em humanos até o fim deste ano.
Os hospitais também estão testando medicamentos antivirais para verificar se têm algum efeito.
Como posso me proteger?
A OMS recomenda:
- Lavar as mãos (sabão ou álcool em gel podem matar o vírus);
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, de preferência com um lenço de papel, e lavar as mãos depois, para evitar que o vírus se propague;
- Evitar passar a mão nos olhos, nariz e boca — se você tocar uma superfície contaminada pelo vírus, poderá transferi-lo para o seu corpo;
- Não ficar muito perto de pessoas tossindo, espirrando ou com febre. Idealmente, mantenha pelo menos 1 metro de distância.
Quão rápido o vírus se espalha?
Milhares de novos casos estão sendo registrados todos os dias. No entanto, os analistas acreditam que a real dimensão do surto pode ser 10 vezes maior que os números oficiais indicam.
Já foram registrados casos em mais de 40 países, o que aumenta o temor de que se torne uma pandemia — termo usado para descrever quando uma doença infecciosa ameaça diferentes partes do mundo simultaneamente.
A OMS disse estar preocupada com o número de casos sem relação direta com a China e afirmou que a "janela de oportunidade para conter o vírus está se estreitando".
Como gripes e resfriados tendem a se espalhar mais rapidamente no inverno, há esperança de que a mudança de estação no hemisfério norte possa ajudar a deter o surto.
É importante lembrar, no entanto, que uma variedade diferente de coronavírus — causador da síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers), por exemplo — surgiu no verão, na Arábia Saudita, então não há garantias de que o clima mais quente interrompa o surto.
Como o surto de covid-19 começou?
Este vírus não é de fato "novo" — é novo apenas para os seres humanos, tendo passado de uma espécie para outra.
Dos primeiros casos registrados, muitos estavam ligados ao Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan, na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto.
Os cientistas estão tentando encontrar o animal que foi a origem do surto. Uma grande variedade de animais pode ter servido como "hospedeiro" do vírus, como o morcego e, na sequência, o pangolim, antes de ser transmitido aos seres humanos.
Na China, muita gente tem contato próximo com animais portadores de vírus — e devido à alta densidade populacional do país, a doença pode ser facilmente disseminada.
A síndrome respiratória aguda grave (Sars), que também é causada por um coronavírus, começou em morcegos e passou para a civeta, que por sua vez transmitiu o vírus a seres humanos.
O surto de Sars, que teve início na China em 2002, matou 774 das 8.098 pessoas infectadas.
O vírus atual — um dos sete tipos de coronavírus — não parece ter sofrido mutação até o momento. Mas, embora pareça estabilizado, isso é algo que os cientistas estão observando de perto.
Coronavírus: Sintomas aparecem em média 5 dias após infecção e fase contagiosa pode durar 2 semanas, mostra estudo
Michelle RobertsEditora de saúde, BBC News online
Demora em média cinco dias para as pessoas começarem a mostrar sintomas do novo coronavírus, segundo cientistas.
A doença covid-19, que pode causar febre, tosse e problemas respiratórios, está se espalhando pelo mundo e já afetou mais de 114 mil pessoas.
Uma equipe americana analisou casos conhecidos da China e outros países para entender mais sobre a doença.
A maioria das pessoas que desenvolve sintomas começam a aparentá-los ao redor do quinto dia.
Pessoas que não desenvolveram sintomas até o dia 12 têm pouca probabilidade de desenvolvê-los, mas ainda podem carregar a infecção.
Os pesquisadores aconselham as pessoas que podem estar infectadas — tenham elas sintomas ou não — a se isolar voluntariamente por 14 dias para evitar espalhar a doença para os outros.
Se seguirem essa orientação — que já foi adotada no Reino Unido e nos EUA —, estima-se que para cada 100 pessoas em quarentena durante 15 dias, uma delas pode desenvolver sintomas depois de ser liberada, segundo o periódico Annals of Internal Medicine
O pesquisador Justin Lessler, da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos, disse que os resultados foram as mais rápidas estimativas até agora, baseada em 181 casos no total.
Mas ele disse que ainda há muito mais o que aprender sobre o vírus.
Não está claro quantas pessoas desenvolvem os sintomas —o estudo não analisou isso.
Especialistas dizem acreditar que a maioria das pessoas que são infectadas só ficam com uma doença leve. Algumas ficam assintomáticas, ou seja, carregam o vírus, mas não experimentam os sintomas.
Mas a doença pode ser bem séria e fatal para alguns —normalmente pessoas mais velhas com problemas de saúde pré-existentes.
O professor Jonathan Ball, um especialista em virologia molecular na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse que o estudo confirmou que, para a grande maioria dos casos, a incubação do novo coronavírus, e portanto o período de quarentena, é de 14 dias.
E ele diz, ainda: "Há pouca evidência de que as pessoas podem rotineiramente transmitir o vírus durante o período assintomático".
A melhor maneira de proteger-se e prevenir infecções é:
- Evitar o contato com pessoas que não estão se sentindo bem
- Evitar tocar nos seus olhos, nariz e boca antes de lavar as mãos
- Usar lenços descartáveis para tosses e espirros, e então jogá-los no lixo e lavar as mãos
- Lavar as mãos com frequência com água e sabão
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
HERPES é uma doença grave e recorrente que não pode ser curada por medicamentos ou injeções pelos médicos americanos, mas a melhor maneira de lidar com o Herpes é tomando remédios naturais, li sobre DR JAMES o grande médico herbalista que curou me do hHerpes com seu poderoso remédio herbal. Entrei em contato com ele para saber como ele pode me ajudar e ele me disse para nunca se preocupar em me ajudar com a mistura natural de ervas depois de 2 dias em contato com ele, ele me disse que a cura estava pronta e a enviou para mim via UPS SPEED POST e chegou a mim depois de 3 dias! Eu usei o remédio como ele me instruiu (MANHÃ E NOITE) e eu fui curada! É realmente como um sonho, mas estou muito feliz! para as pessoas que sofrem das seguintes doenças, doença ovariana, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, HPV, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, lúpus, nefrologia e hipertensão, neurologia, obstetrícia, ginecologia e Saúde da mulher, Oncologia, Pediatria, Pneumologia, Mielofibrose aguda, sintomas de Alzheimer, câncer de mama, diabetes, perda de cabelo e tratamento capilar, DOENÇAS RENAIS, LEUCEMIA, LEUCEMIA MIELÓIDE, TRATAMENTO DE CÉLULAS-TRONCO e outras pessoas que estejam em contato com ele para tomar o medicamento testemunho e fui curado de herpes e seu medicamento é legítimo. Enviei o que ele pediu e ele me enviou o remédio que tomei por 3 boas semanas e hoje estou aqui com resultado negativo. quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de tomar o remédio. você pode alcançá-lo através
ResponderExcluirEmail drjamesherbalmix@gmail.com
Whatsapp: +2348152855846