GRATIDÃO: 10 DICAS PARA APLICÁ-LA NO DIA A DIA

Resultado de imagem para Quer muito alguma coisa em 2020? Agradeça como se ela já tivesse acontecido

Quer muito alguma coisa em 2020? Agradeça como se ela já tivesse acontecido (Foto: Reprodução)


Gratidão: 10 dicas de como aplicá-la no dia a dia


Quem ensina é Marcia Luz, autora de “Minuto da Gratidão” – vale colar a lista na geladeira

#gratidão caiu no uso comum e virou até clichê no Instagram. Mas, quando aplicada de maneira real-oficial no dia a dia, ela pode (sim!) provocar efeitos arrasadores na vida. Tá, e como fazer? É exatamente isto que a psicóloga Marcia Luz explica em seu novo livro Minuto da Gratidão (Luz da Serra Editora). Por meio de exercícios diários, Marcia propõe um desafio de 90 dias para estimular o agradecimento. “Não é preciso acreditar, apenas seguir o método”, garante (olha só!). Abaixo, 10 dicas da profissional sobre como aplicar a gratidão em 2020 – é para começar já, beleza?

1. Quer muito alguma coisa em 2020? Agradeça como se ela já tivesse acontecido. “Isso vai acelerar a chegada delas. A vida dá mais do mesmo.”

2. Ame a si mesma mais do que tudo. “Ninguém dá o que não tem. Se você quer entregar amor de qualidade para as pessoas que são importantes em sua vida, comece amando a si mesmo.”

3. Ponha fim nos diálogos internos bad vibes. “No lugar de: ‘esse tipo de coisa só acontece comigo’, diga: ‘o que a vida está querendo que eu aprenda?’; substitua: ‘estou velho demais para trocar de emprego’, por: ‘tenho uma longa vida pela frente e maturidade para aprender com os novos desafios’.”

4. Chega de reclamar. “Reclamar é prejudicial, tanto para quem executa quanto para quem escuta. Além disso, reclamar é ‘clamar’ duas vezes pelo mesmo problema.”
5. Acredite no poder do elogio. “Elogiar é expressar a gratidão pela vida do próximo. Então, escolha uma ou duas pessoas hoje, e faça um elogio sincero.”

6. Aprenda a lidar com pessoas agressivas. E como? “Respire, coloque a língua no céu da boca (porque isso ajuda a relaxar), e repita três vezes, mentalmente: ‘cancela, cancela, cancela’. Com isso, você terá neutralizado o efeito nocivo do ‘esquentadinho’ sobre você.”
Resultado de imagem para Quer muito alguma coisa em 2020? Agradeça como se ela já tivesse acontecido
Para lidar com pessoas irritadas: respire, coloque a língua no céu da boca (porque isso ajuda a relaxar), e repita três vezes, mentalmente: ‘cancela, cancela, cancela' (Foto: Reprodução)

7. Aceite receber presentes. “Sinta-se merecedor. Demonstre que gostou. Não se sinta em dívida. Abra-se para receber as bênçãos da vida.”

8. Entenda: não é só uma mentirinha! Mentiras viciam [...]. Você evita falar a verdade por medo das consequências e acaba aumentando o problema. [...] Ao praticar a verdade, você cresce como ser humano.”

9. Diga não! “Essa dificuldade [de dizer não] é ainda maior para nós, mulheres. É como se tivéssemos medo de não agradar, de não sermos aceitas e amadas [...]. Pratique e agradeça a si mesmo, por todas as vezes que conseguir dizer ‘não’.”

10. Viva o hoje. “Quando você é grato, aprende a olhar em volta, e a apreciar as coisas que ocorrem no momento presente. Assim, escapa das armadilhas do LÁ e ENTÃO, de quem precisa antecipar o futuro, numa tentativa desesperada de manter o controle de tudo.”
Resultado de imagem para Quer muito alguma coisa em 2020? Agradeça como se ela já tivesse acontecido

Comentários