5 PRODUTOS SUSTENTÁVEIS PARA TER EM CASA


produtos sustentáveis

5 produtos sustentáveis para ter em casa

Nos últimos anos, consumir tem deixado de ser uma ação automática. Cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e optam por levar para casa produtos sustentáveis, que causem baixo impacto na natureza e sejam inclusive mais saudáveis do que produtos convencionais.
Para entender o que são produtos sustentáveis, e entender o conceito de consumo consciente, procure analisar seus ciclos de vida, ou seja, a sua duração. A forma como foi extraída a matéria-prima usada em sua produção, a quantidade de recursos naturais – como água e energia elétrica necessários para sua fabricação, o emprego de mão de obra remunerada de acordo com o mercado e leis trabalhistas vigentes e, ainda, a possibilidade de descartá-lo corretamente ao final de sua vida útil. Estes são alguns critérios que se deve analisar antes da compra e que classificam o produto como sustentável ou não.
Enquanto isso, que tal conhecer o Relatório de Sustentabilidade da Portobello? Clique aqui e veja nosso relatório!

Ao fazer compras para a casa, é possível fazer escolhas de menor impacto ao meio ambiente. O consumo consciente é uma tendência dos últimos anos que chegou para ficar, pois o tema preocupação ambiental está cada vez mais presente na nossa rotina. A pesquisa Earth Day 2019, realizada em vários países pela Ipsos, revelou que os brasileiros estão cada vez mais preocupados com questões ambientais. Desmatamento, poluição da água, destino dos resíduos e aquecimento global são termos que apareceram entre os mais preocupantes.

Conheça agora 5 produtos sustentáveis para ter em casa

Escolher produtos sustentáveis, que não estão relacionados a problemas ambientais e sociais – como desmatamento, desperdício de recursos naturais, impossibilidade de reciclagem e condições desumanas de trabalho – é uma boa forma de colaborar com a proteção do meio ambiente e um mundo melhor para todos. É fazer um consumo consciente! Veja a seguir cinco opções para aderir em casa:

1 – Produtos de limpeza biodegradáveis

Em geral, os produtos convencionais de limpeza possuem diversas substâncias químicas que poluem cursos d´água, prejudicam a vida de animais e até podem causar problemas para a saúde. Escolha produtos feitos a partir de ingredientes naturais, como água, vinagre e álcool, ou que tenham em sua composição substâncias biodegradáveis, ou seja, que possam ser absorvidos pela natureza. Se preferir produtos com aromas, prefira óleos essenciais no lugar de perfumes sintéticos.

2 – Invista em uma cisterna para captar água da chuva

Um dos produtos sustentáveis mais interessantes para se ter em casa é uma cisterna, que nada mais é do que um depósito ou reservatório que serve para captar, armazenar e conservar água, seja da chuva ou de reuso, como aquela que é descartada da máquina de lavar.

produtos sustentáveis

Você pode usar essa água para higienizar calçadas, quintal ou mesmo os utensílios de jardim.

3 – Sacolas retornáveis e duráveis

Também chamadas de ecobags, essas sacolas costumam ser baratas e podem substituir perfeitamente as sacolas plásticas usadas para carregar compras. Prefira as feitas de tecido, como o algodão, que são laváveis e podem ser usadas em qualquer lugar. Para quem quer ir além do básico, você pode usar sacolas retornáveis também na pesagem de frutas e verduras. Aquelas transparentes distribuídas nos mercados ou feiras dificilmente são reutilizadas.
Alguns estabelecimentos já fizeram a troca por sacolas biodegradáveis, mas como ainda não são todos, que tal começar fazendo a sua parte e recusando as sacolinhas de plástico?

4 – Esponjas naturais de limpeza

Sabe aquelas esponjas naturais, também chamadas de buchas, que muita gente costuma usar no banho? Que tal usá-las também para lavar louça e substituir as esponjas comuns?
As buchas são naturais, vêm de uma planta e ao final de sua vida útil podem ser compostadas em um aterro sanitário, onde desapareceriam rapidamente. No começo, você pode estranhar um pouco, mas depois verá que elas funcionam tão bem quanto as sintéticas, com a diferença que no final, você está ajudando o meio ambiente e produzindo um lixo a menos!

5 – Troque as lâmpadas comuns pelas versões em LED

As lâmpadas em LED são mais sustentáveis que a versão comum. Elas são ecoeficientes, ou seja, consomem menos energia, são mais resistentes e, portanto, tem uma durabilidade maior. Além disso, têm baixa emissão de calor e tensão. São consideradas as melhores opções para iluminação.

produtos sustentáveis

Uma outra alternativa que surge no caso da iluminação, é além de trocar as lâmpadas comuns por LED, utilizar as de abastecimento solar, para iluminar a parte externa da sua casa. Uma boa não é mesmo? Menos agressão ao meio ambiente e ainda economia na conta de luz!

Sustentabilidade também no ambiente de trabalho

Optar por produtos sustentáveis no dia a dia e procurar adotar atitudes amigáveis ao meio ambiente, são ações que devem ser comemoradas e cada vez mais difundidas. A Portobello, maior empresa de cerâmica da América Latina, tem a sustentabilidade como um de seus pilares, por isso procura investir em processos cada vez mais ambientalmente corretos dentro e fora da empresa.
O tratamento e reuso de água, a utilização de energia não poluente, o destino correto de resíduos e o cuidado com a extração de matéria prima são algumas das ações desenvolvidas nas unidades da empresa em Santa Catarina e Alagoas.


Comentários