MINDFUL EATING: ATENÇÃO PLENA AO COMER

Imagem relacionada

MINDFUL EATING: ATENÇÃO PLENA AO COMER

A expressão “comer consciente” é a tradução de Mindful Eating, um conceito que propõe levar a prática budista do mindfulness para a hora das refeições. A prática se baseia na ideia de estar presente e dedicar sua total atenção ao que está acontecendo no momento, tanto externa quanto internamente, evitando que a mente vagueie por distrações ou perturbações.
por PRÓ-VIDA — publicado em 27/09/2016 18:09
Mindful Eating: atenção plena ao comer

 Você já ouviu falar sobre o mindfulness? É um conceito do pensamento budista introduzido na área de psicologia por Jon Kabat-Zinn, médico especialista em meditação Zen, e definido, pelo próprio, como o processo de se tornar intencionalmente consciente dos pensamentos e ações no momento presente (Kabat-Zinn, J.- 2005). “É estar atento, sem julgamentos, a todos os estados mentais e emocionais”, explicam Izabella C. Carvalho Crochemore Selma Bordin, nutricionista clínica e psicóloga do Einstein, respectivamente.
Ao transportar esse conceito para a alimentação chegamos ao mindful eating, que pode ser traduzido como comer com atenção plena. Segundo a dra. Jan Chozen Bays, pediatra e especialista em meditação Zen, comer com atenção plena “nos imerge nas cores, texturas, aromas, sabores e até mesmo nos sons do ato de comer e beber. Aqueles que comem com atenção plena são, portanto, não julgadores, e estão atentos ao sabor, textura e ao próprio processo de comer”.
Nossa cultura e sociedade impõe um ritmo de trabalho cada vez mais acelerado, reduzindo e desrespeitando nosso tempo disponível para comer. Dessa forma, praticar o mindful eating é um grande, mas compensador, desafio. “Pois promove uma relação de maior satisfação e plenitude em relação aos alimentos”, afirmam as especialistas do Einstein.
Lembre-se: a maneira como comemos é tão ou mais importante quanto o que comemos. Confira nossas dicas:

Fonte:http://www.tjdft.jus.br/acesso-rapido/acoes/pro-vida/pilulas-de-saude/mindful-eating-atencao-plena-ao-comer

Comentários