DIETA DETOX (ANTI-AMA) PARA MULHERES

Ayurveda para mulheres

DIETA DETOX (ANTI-AMA) PARA MULHERES

Quando pensei neste tema, foi á principio para homenagear as Mulheres em seu mês, mas me vi tão beneficiada das descobertas nesta área, com a visão do Ayurveda, que achei bom compartilhar na corrente do bem. Porém Entendam que as falas aqui, são voltas as Mulheres pelo mês de comemoração destinado á elas, não deve ser remetido a nenhuma conotação. O Ayurveda é para todos.
Vou escrever sobre o que vivencio em meu trabalho como Terapeuta e Doula Ayurvédica. De forma oportuna também citarei os grandes Mestres do Ayurveda. 
O Ayurveda é a ciência da longevidade.
Ele reconhece que a vida pode seguir por 4 cursos ou caminhos. Ser útil ou vantajosas, prejudicial ou não vantajosa, feliz, infeliz ou miserável. Praticar o Ayurveda é uma forma de guiar sua vida pelo melhor curso possível, que a meu ver, seria conduzi-la de maneira a ser útil e feliz.
Uma vez que estamos dispostos a absorver estes conhecimentos, poderemos encontrar meios para sustentar o caminho escolhido, ou mesmo tratar/equilibrar uma escolha que tenha conduzido a vida, por rumos opostos aos desejados.
O maior objetivo do Ayurveda é; manter equilibrado os elementos teciduais (ar, éter, água, fogo e terra), desta maneira mantendo VATA, PITTA e KAPHA, em proporções adequadas á cada um de nós. Uma vez que os elementos teciduais estejam em perturbação ou desarmonia (proporções não satisfatórias á cada tecido), então isso é a doença, enquanto que a manutenção do equilíbrio dos mesmos corresponderá a saúde.
Ayurveda e longevidade
Acho útil compreender alguns sinônimos dados ao termo Ayur, que compõe a palavra Ayurveda. Tais sinônimos para ele são: “dhari”-aquilo que previne a decadência do corpo, “jivita”, que conserva a vida, “nityaga” que serve como um substrato permanente deste corpo e “anubandha” que transmigra de um corpo para outro.  Diante disso o Ayurveda se torna a ciência mais benéfica para a humanidade, alcançando a ambos os mundos (ou seja, a esta vida e além da vida).
O Ayurveda se torna dentro dos Vedas o recurso mais sagrado para a vida. Ele pode ser vivenciado para promover benefícios para a humanidade, tanto com relação a sua vida atual quanto á vida futura. Desta maneira o Ayurveda se torna indispensável para a saúde e para as ações virtuosas através de seus ensinamentos.
No que podem ser úteis a nós Mulheres, ensinamentos se fazem amplos. Com atenção podemos observar rotinas simples, que tornam essa vivência nobre, auspiciosa, evolutiva e merecedora de gratidão.
Entender a beleza de ser Mulher não está em se tornar “mais uma mulher”, cujas vestes são semelhantes, os cabelos se aventuram no corte e coloração da moda, ou que a pele e o corpo se modele por técnicas de beleza inovadoras e mecânicas. Está em reconhecer seus talentos individuais e saber se expor a pessoas ou grupos, com confiança, sustentação de suas escolhas, desenvoltura e saúde. Uma saúde, física, emocional e espiritual. É ser condutora de uma luz que clareia na outra, os “seus” próprios talentos. É ter a capacidade de exalar seu conhecimento, de forma a ser exemplo, de funcionalidade e beleza, com o que se tem de melhor. É por excelência  ser capaz de assumir posturas diferenciadas, não para encaixar em padrões, mas para nutrir seu ojas e fazer bem ao seu agni, assim promovendo sua felicidade.  
Em tempos modernos o Ayurveda se apresenta como uma ciência que pode atuar em áreas femininas extremamente dominadas pelos recursos mais variados. Oferecendo um conhecimento simples a respeito de certos assuntos, ele pode apresentar soluções para amenizar problemas como envelhecimento precoce, desordens ginecológicas e até mesmo ansiedade e depressão. Em sua excelência no que eu mais admiro, ele ainda pode oferecer recursos para se gerar um filho saudável, tem uma gestação cheia de longevidade e ainda para ter um puerpério auspicioso e de fato reconstrutor. Pode amenizar desconfortos da menopausa, e ampliar os campos de possibilidades para mulheres nesta fase.
Ayurveda feminino sensualidade
Como isso é possível? Vou falar de algumas questões externas como a pele. Hoje ela é considerada um cartão de visita. e gera preocupação á muitas mulheres. O Ayurveda diz que a pele é nosso maior órgão, e tem a capacidade de levar alimento bom, ou ruim aos outros órgãos internos.
Doenças de pele são desordens que acometem 4 tecidos em ordem primária; o Rasa Dathu- plasma/ Mansa Dathu –músculos/ Rakta Dathu – sangue / Meda Dathu –Tecido gorduroso. Uma pele adoecida, por acnes, ou com rugas, ressecada, ou com excesso de oleosidade, por exemplo, ela é construída por desordens no funcionamento primeiramente nestes 4 tecidos, que consequentemente levam ou trazem desarmonias aos outros 3 tecidos que compõem nosso corpo (Asthi dathu –osso/ Majja dathu sist. Nervoso / Shukra Dathu – Sist.Reprodutivo).
Para o Ayurveda práticas simples de Rasayanas – Terapias de rejuvenescimento podem amenizar consideravelmente os excessos dessas desarmonias ou mesmo retardar a ocorrência das mesmas; como o envelhecimento precoce, o excesso de peso, e outras. As rotinas de Anti-Ama – Detox Ayurvédico podem auxiliar neste processo, além de ensinar novos hábitos e rotinas para toda a vida.
A logística é simples; se você entende que um problema tem causa em todos os tecidos que compõem o seu organismo, você deve pensar que a limpeza, desintoxicação, não será suficiente se feita apenas externamente, ou em um ou outro tecido. Esta descoberta traz a compreensão e a necessidade de rotinas que possam cuidar, e abranger todos os tecidos do seu corpo.
O melhor tratamento pra limpar, desintoxicar todos os 7 Dathus seria a prática de Panchakarma, que exige um tempo de reclusão, internação em local apropriado, como um Asharam. A prática do Anti-Ama, ou o Detox Ayurvédico, vem trazer a possibilidade de conhecer os benefícios de forma gradativa, até estar convencido ou preparado para seguir para um ritual de Panchakarma. Em tempos modernos,  pode ser feita individualmente e garantir muitos benefícios.
O Anti-ama de Outono, segue orientações que sugerem alimentação restritiva com objetivo de limpar o organismo dos excessos, adquiridos pelos hábitos não saudáveis, praticados anteriormente. Assim como todo Anti –Ama , o seu maior objetivo é liberar toxinas,fazer  desbloqueio, limpeza e promover resistência ao corpo.
Ayurveda e o cuidado com a pele nas estações
Uma das questões que mais aflige as Mulheres é o que ocorre na estação do verão. Antecedendo o outono, é nela que expomos mais ao sol, como se intuitivamente nosso corpo fizesse estoque de calor, vitaminas e até alegria, mas pode causar um excesso de PITTA na pele.
Pelo acúmulo de calor, proveniente da estação do verão podemos ter mais probabilidade a irritações, oleosidade, e outros problemas de pele como manchas, acne e até queimadura. Dentro das rotinas de limpeza externa para se associar as rotinas de Anti-ama , convém fazer nos 7 primeiros dias do outono ou os 7 dias que o antecedem , uma rotina para recuperar esta pele. No Ayurveda aplicar Ghee externo é muito eficaz para acalmar a pele agredida ou irritada pelo calor.
Esta prática promove nutrição nos 7 tecidos, uma vez que a pele é uma grande boca, e tudo que é passado nela se torna alimento para todo o corpo. Lembrando que; assim como a desarmonia vem dos 7 tecidos, a nutrição pode e deve ir aos 7 tecidos. Isso justifica a escolha de bons recursos para fazer qualquer tratamento no Ayurveda.
Estes cuidados podem ser para qualquer pele, que precisa se limpar das toxinas geradas, pelos excessos praticados no verão. Em especial as peles de Pitta e Kapha.
O outono em nosso País vem a ser uma estação mais amena, porém traz maior escuridão, igualando os dias com as noites. Em muitas pessoas isso gera desejo de ficar mais recluso, comer mais, passar mais tempo deitado. Vata e Kapha devem ter cuidado, pois o outono tem semelhança com as suas características, gerando assim um aumento delas.
Na pele, podemos notar uma palidez, ou mesmo uma “tristeza”. Convém para estes doshas manter rotinas de aquecimento e nutrição tanto externa, como interna. Os cuidados com a ativação da circulação e com o bom agni devem ser constantes, pois o frio do outono tente a esfriar internamente Vata e Kapha. Rotinas de limpeza com água de Aloe, nutrição com suco de romã serão bem vindas á pele dos três Doshas. Também o uso interno do Tikta Ghrita vai ajudar a remover as toxinas e melhorar o metabolismo e agni.
Para o corpo as esfoliações com pós (udwartanas) podem ser mais aquecedoras e agradar até mesmo aos Vatas. Auxiliar os Kaphas na desintoxicação dos excessos consumidos via alimentação. Conceder aos Pittas limpeza, bom perfume e pele sedosa. Para todos os Doshas convém a oleação matinal como prática do Anti Ama e posteriormente como ação nutritiva.
Ayurveda alimentos ervas especiarias e chás
A respeito da alimentação; para evitar acúmulos e eliminar toxinas, convém preferir alimentos de rasa/sabores amargos, adstringentes e levemente doces. Podemos fazer o uso de Tikta Ghrita – Ghee medicado com ervas amargas e adstringentes , que farão a limpeza de dentro para fora, atuando no Rakta Dathu, o sangue. Alimentos doces são mais indicados para os Vatas. Comer mel adstringente (com mais de 6 meses de colhido), alimentos mais cremosos, mas não totalmente úmidos, aquecidos, consumir especiarias como canela, gengibre, feno grego, cominho e erva-doce são bem vindas.
É indicado tomar diariamente uma água fluidificada, que sendo exposta ao  Sol, a Lua e a estrela Agastya, mais visível nesta época do ano – Hamsodaka – semelhante ao Amrutha – um néctar para manter a saúde do corpo.Promove aquecimento interno, melhora o sistema digestivo , concede discernimento e melhora a imunidade no outono.
Para as Mulheres que sentem esta estação, como se as fechassem para um momento de cura e renovação, de fato ela é. Por isso convém atentar para os períodos de menstruação.  
Praticar repouso, manter o corpo aquecido e limpo, porém evitar lavar os cabelos e ficar com os pés no chão. Manter abstinência sexual, distância de situações dramáticas ou de tristeza, evitar atividades físicas de intensidade, e devem manter seu coração aquecido com bons sentimentos e cultivar bons pensamentos. Alimentação aquecedora e rotinas de chás. Tais rotinas possibilitam a limpeza de seu útero e preparam seu corpo para novas possibilidades.
Ayurveda e fecundação
As Mulheres na fase Vata da vida (após 45-50 anos), para limpar o organismo dos excessos além de rotinas de Anti-Ama, devem auxiliar o corpo com oleação matinal, para não só ativar a circulação e eliminar toxinas, como para promover renovação celular e qualidade das mesmas. Após os 7 dias de Anti-Ama, devem seguir pelo outono com rotinas  nutritivas, tanto emocionais como fisiológicas. Sigam com as demais orientações para manter uma boa saúde nesta estação. Esta fase da vida concede as belezas mais sutis á uma Mulher.
Nos demais dias, faça passeios ao fim da tarde para receber a brisa que traz ondas de calor. Aquecerá a alma. Segundo Charaka se expor a luz da Lua, untando o corpo com pasta de sândalo, e usando adornos de pérolas e roupas brilhantes, são costumes  que amenizam os desconfortos desta estação e evitam o acúmulo de toxinas de tristeza, e embotamento; principalmente para as Mulheres Kapha. Concederá equilíbrio as Mulheres Vata, e confortará as Mulheres Pitta.
Todas as rotinas mencionadas acima devem ser intensificadas nos 7 dias que antecedem a estação ou nos 7 primeiros dias da estação vigente. 
Ayurveda e beleza feminina
Benefícios de atentar para estas Rotinas:
  • Melhora do agni – capacidade metabólica e fogo digestivo.
  • Liberação dos excessos adquiridos na estação anterior.
  • Conhecimento de suas necessidades e talentos individuais.
  • Melhoria do estado emocional, diante da beleza e sensação de completude.
  • Melhoria da circulação sanguínea.
  • Melhora no quadro ginecológico.
  • Disposição.
  • Equilíbrio de taxas de colesterol, pressão arterial.
  • Equilíbrio de oleosidade na pele e redução de tecido gorduroso nos casos de Kapha ou Pitta em desarmonia.
  • Nutrição da pele e melhor absorção de nutrientes por Vata.
  • Melhor consciência digestiva e de necessidades reais para os Pittas.
  • Clareza mental, emocional e espiritual.
  • Contato com suas necessidades reais e de fato importantes.
—————————————————————————–
Referências:
  • Astanga Hrdaya vol. I
  • Charaka Samrita Vol. I e II.
  • Minhas vivências e experimentos de Ayurveda em mim e com pacientes.
Fonte:https://www.escolhassaudaveis.com/dieta-detox-anti-ama-para-mulheres/

Comentários