UM EM CADA TRÊS CUIDADORES OFERECE DOCE ÀS CRIANÇAS PARA DEIXÁ-LAS FELIZES E ISTO CONTRIBUI PARA A OBESIDADE

doce_guloseima_criança_obesidade_cookie_açúcar (Foto: Thinkstock)

 (Foto: Thinkstock)


Um em cada três cuidadores oferece doce às crianças para deixá-las felizes e isto contribui para a obesidade



Pesquisa de universidade irlandesa com mais de mil cuidadores revela que mudar o humor e recompensar bom comportamento são motivo para oferecer balas, chocolate e sorvete aos pequenos


Uma pesquisa da University College Dublin analisou mais de mil pais e mães, avós e demais cuidadores para estudar um comportamento comum: com que frequência e por que motivos eles oferecem doces a crianças?
O resultado foi que 1 em cada 3 desses adultos oferece balas, chocolates e sorvetes - os mais comuns - para fazer com que os pequenos se sintam melhor. 42% dos adultos o fazem porque as crianças pedem; outros 42% por recompensa a bom comportamento.
Mais de 90% disseram que esses doces são oferecidos em celebrações como aniversários e Natal, mas 68% dos entrevistados confessaram que também recorrem a esses alimentos em ritmo semanal ou até diário.
Os 1.039 participantes incluíam 651 pais, 210 avós, 61 babás e 117 profissionais de educação (incluindo professores e treinadores físicos). Estes últimos são os que menos fazem concessões quando o assunto é doce.
A pesquisa identificou que o consumo de alimentos de alta caloria na ausência de fome é um ponto crucial para a obesidade, que é uma preocupação mundial.
“O açúcar é um tipo de carboidrato que é rapidamente digerido e absorvido pelo corpo. Não precisamos dele, mas sim de carboidratos”, comenta a nutricionista e pesquisadora Viviane Laudelino Vieira, do CRNutri (Centro de Referência em Alimentação e Nutrição), da Universidade de São Paulo. “Dependendo da quantidade e da frequência, o açúcar pode provocar de cáries a obesidade”, completa ela, que aponta para dados nacionais que mostram consumo frequente de refrigerante por 40% dos menores de 5 anos e de biscoitos ou bolachas recheadas por 60% dos menores de 2 anos.
Viviane lembra que crianças com menos de 2 anos de idade não devem consumir açúcar e que, a partir dessa idade, a criança pode comer com moderação, ou seja, em quantidades pequenas, e com pouca frequência. “O açúcar também tende a condicionar o nosso paladar, ou seja, a criança terá maior tendência a gostar mais dos sabores doces em detrimento de outros mais amargos/azedos”, diz.
Fonte:https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Alimentacao/noticia/2018/06/1-em-cada-3-cuidadores-oferece-doce-criancas-para-deixa-las-felizes-e-contribui-com-obesidade.html



Comentários