OS OITO PRINCIPAIS BENEFÍCIOS MENTAIS DO ESPORTE - ENTENDA POR QUE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS PODEM FUNCIONAR COMO TERAPIA


Os oito principais benefícios mentais do esporte

Os oito principais benefícios mentais do esporte

Médica explica como a prática esportiva age no cérebro das pessoas; confira



Por Ana Paula Simões, São Paulo
 



Você já ouviu falar que alguém melhorou da depressão após iniciar um esporte? Ou que seu estado emocional mudou após começar a correr por exemplo? Então, veja aqui como a prática esportiva age no cérebro das pessoas:
- Melhora o humor
- Aumenta a concentração
- Reduz o estresse e a depressão
- Melhora a qualidade do sono
- Mantém o peso saudável
- Melhora a confiança
- Estimula a liderança
- Melhora o desempenho escolar
Praticar esportes como corrida pode melhorar o seu humor (Foto: Getty Images)
Praticar esportes como corrida pode melhorar o seu humor (Foto: Getty Images)

Nos últimos anos, pesquisas também descobriram que a participação esportiva pode afetar positivamente sua saúde mental. Veja as sete principais alterações do bem:
1. Esportes melhoram seu humor
Quer uma explosão de felicidade e relaxamento? Envolva-se em uma atividade física. Se você está praticando esportes, malhando na academia ou fazendo um passeio rápido, o esporte provoca a liberação de substâncias químicas cerebrais que fazem você se sentir mais feliz e relaxado. Os esportes coletivos, em particular, oferecem também a possibilidade de se envolver em um desafio satisfatório que melhora sua condição física. Eles também fornecem benefícios sociais, permitindo que você se conecte com colegas de equipe e amigos em um ambiente de lazer.
2. Os esportes melhoram sua concentração
Atividade física regular ajuda a manter suas principais habilidades mentais afiadas e reguladas, o que com a idade tende a diminuir. Isso inclui pensamento crítico, aprendizado e bom senso. Costumo recomendar uma mistura de atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular, pois é especialmente mais produtivo. Pesquisas também já comprovaram que participar de atividades esportivas de três a cinco vezes por semana por pelo menos 30 minutos podem fornecer esses benefícios para melhorar a concentração e inclusive a memória.
3. Esportes reduzem o estresse e a depressão
Quando você é fisicamente ativo, sua mente é distraída dos estressores diários. Isso pode ajudá-lo a evitar ser prejudicado por pensamentos negativos. O exercício reduz os níveis de hormônios do estresse em seu corpo. Ao mesmo tempo, estimula a produção de endorfinas. Estes elevam os hormônios naturais geradores de bom humor que podem manter o estresse e a depressão à distância. As endorfinas também tendem à deixá-lo mais relaxado e otimista após um treino intenso. Acredito que mais pesquisas de qualidade são necessárias para determinar a relação entre esportes e depressão, mas costumo recomendar como receita médica inicial após uma consulta: fazer esporte é o melhor remédio para qualquer tristeza e tensão !
4. Esportes melhoram os hábitos de sono
Esportes e outras formas de atividade física melhoram a qualidade do sono. Eles fazem isso ajudando você a adormecer mais rapidamente e aprofundar seu sono (fase do sono onde fazemos a reparação de tecidos, cicatrização e sedimentamos informações). Dormir melhor pode melhorar sua visão mental no dia seguinte, assim como o seu humor. Apenas tome cuidado para não praticar esportes muito tarde no dia. As práticas noturnas algumas horas antes de dormir podem deixar algumas pessoas com muita energia dificultando o sono. Neste caso, troque o horário do esporte.
5. Esportes ajudam você a manter um peso saudável e adequado
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)* recomendam a participação esportiva como uma maneira saudável de manter o peso. Esportes individuais, como corrida, ciclismo e musculação são formas particularmente eficazes de queimar calorias e/ou construir músculos. Manter-se dentro de uma faixa de peso recomendada reduz a probabilidade de se desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão, entre outras doenças.
6. Esportes aumentam sua autoconfiança
O exercício regular que vem com a prática de esportes pode aumentar sua confiança e melhorar sua autoestima. À medida que sua força, habilidade e resistência aumentam com a prática de esportes, sua autoimagem também melhora. Com o vigor renovado e energia que vem da atividade física, você tem mais probabilidade de ter sucesso em tarefas diárias e no trabalho devido ao seu autocontrole e reforço positivo estar em alta.
7. Os esportes estão ligados a traços de liderança
Os esportes coletivos, como futebol, beisebol e basquete, são locais de reprodução para características de liderança. Estudos realizados em escolas secundárias revelam uma correlação entre a participação esportiva e as qualidades de liderança. Por causa da oportunidade de treinar, competir, ganhar ou perder juntos, as pessoas envolvidas em esportes estão naturalmente mais inclinadas a adotar uma “mentalidade de equipe” no local de trabalho e em situações sociais. A mentalidade da equipe leva a fortes qualidades de liderança ao longo do tempo, principalmente a a proatividade.
8. Benefícios mentais para as crianças
Os esportes podem beneficiar as crianças de muitas maneiras que beneficiam os adultos. A maior diferença é que quando as crianças começam a participar de esportes em tenra idade, elas são muito mais propensas a permanecerem ativas à medida que envelhecem. Acredito que participar de um esporte em equipe melhora o desempenho acadêmico/escolar e resulta em mais participação na escola, além de melhorar em alguns casos inclusive a timidez.
O que ter em mente
Alguns esportes coletivos populares, incluindo futebol, vôlei e basquete, por exemplo, geralmente devido ao contato físico resultam em lesões, que frequentemente relatadas incluem entorses, contusões e fraturas. A maioria das lesões esportivas resultará em uma recuperação completa se houver atenção por um médico com título da sociedade brasileira de medicina do exercício e esporte, de forma adequada. No entanto, algumas lesões, como trauma cerebral e concussão (desmaio/convulsão), podem causar danos mais sérios e, às vezes, duradouros ao atleta.
As concussões receberam mais atenção da comunidade esportiva nos últimos anos à medida que sua ocorrência aumentou, ou seu diagnostico está sendo melhor comunicado e realizado. Temos diretrizes específicas no Brasil sobre como evitar e se recuperar de contusões relacionadas a esportes. Por isso, pratique sim, mas saiba que estamos aptos para tratar da melhor forma.
Asma induzida por exercício é outra condição relatada por muitos atletas. Se você pratica um esporte várias vezes por semana e começa a desenvolver sintomas de asma, é importante prestar atenção e perguntar ao seu médico ou a um especialista em treinamento sobre exercícios respiratórios para praticar sua prevenção.
Portanto, a ideia desses alertas é que o esporte tem muitos benefícios à mente, mas se algo der errado e não for o esperado, não desanime e procure ajuda. Principalmente nos esportes mais competitivos, onde a cobrança é grande. As vantagens de participar de esportes são abundantes, desde as que proporcionam às crianças pequenas até a comprovada ligação com a saúde mental e a felicidade, e, claro, as endorfinas que desencadeiam tudo isso. Não há escassez de razões para encontrar um esporte e praticá-lo.
Fale com seu médico antes de começar qualquer atividade esportiva. Certifique-se de que seu coração esteja saudável o suficiente para exercícios mais intensos. E divirta-se! Bons treinos!
Fonte:
https://doi.org/10.1136/bmj.322.7289.763
https://www.cdc.gov/healthyweight/physical_activity/
https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/os-8-principais-beneficios-mentais-dos-esportes.ghtml

Entenda por que os exercícios físicos podem funcionar como terapia

Entenda por que os exercícios físicos podem funcionar como terapia

A ordem é treinar e relaxar para não ser atingido emocionalmente pelos problemas do dia a dia. A prática esportiva, principalmente em grupo, reduz ansiedade e depressão, diz médico


Por Eu Atleta, Rio de Janeiro
 
Vamos falar então dos efeitos psicológicos positivos, que envolvem quem é ativo regularmente. Ou seja, quando os exercícios funcionam como uma verdadeira terapia. Primeiro, a importante sociabilidade, em pares ou grupos de atletas amadores que se tornam amigos.
Dessa forma, reduzem o isolamento social que eventualmente existe em algumas pessoas. Outros efeitos psicológicos aparecem, como aumento da autoestima, alívio mais efetivo do estresse e mudança da autoimagem, que melhora incrivelmente até entre os mais tímidos. As informações são do cardiologista Nabil Ghorayeb, especialista do Eu Atleta.
Os grandes males da vida moderna, como a ansiedade e depressão, têm uma evolução bem mais favorável mesmo nos que necessitaram de medicação em algum momento do seu tratamento.
Os resultados são incríveis porque todos se ajudam de uma maneira ou outra. As partidas de tênis, vôlei, futebol e outras, dos fins de semana, se tornam verdadeiros momentos de psicoterapia em grupo para alguns, até aqueles com exageros rompantes das atitudes não tão esportivas.
Treinar e relaxar para não ser atingido emocionalmente, diz médico (Foto: Getty Images)
Treinar e relaxar para não ser atingido emocionalmente, diz médico (Foto: Getty Images)

- Ganho na autonomia individual e na imagem completam os ganhos advindos dessa terapia psicológica. Todos conhecemos amigos que se tornaram casais felizes formados nos grupos de atividade esportiva, por exemplo - ressaltou Nabil.
Vejam que maravilha equilibrar ou mesmo vencer as agruras psicológicas, que nos afligem em tempos de baixa confiança nos nossos dirigentes políticos, econômicos e, como não, esportivos. A ordem é treinar e relaxar para não ser atingido emocionalmente pelos tempos tão negativos.

Fonte:https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/entenda-por-que-os-exercicios-fisicos-podem-funcionar-como-terapia.ghtml



Comentários