OS CINCO BENEFÍCIOS CIENTIFICAMENTE COMPROVADOS DA CORRIDA


Os cinco benefícios cientificamente comprovados da corrida

Foto:iStock Getty Images

Os cinco benefícios cientificamente comprovados da corrida

Especialista mostra que o esporte pode diminuir os riscos de doenças e melhorar até aspectos emocionais, aumentando a longevidade do atleta



Por Raquel Castanharo, Jundiaí, SP
 


Atividade física é um santo remédio”. Mais do que uma frase de efeito, essa mensagem tem comprovação científica. Praticar algum esporte, especialmente a corrida, traz inúmeros benefícios, como auxílio na prevenção de doenças do coração, derrame e até alguns tipos de câncer. Além disso, cientistas mostraram que correr melhora a qualidade de vida nos aspectos emocionais e mentais, ajudando inclusive o praticante a ter uma vida mais longa.


Quem corre tende a viver mais (Foto: iStock Getty Images)
Quem corre tende a viver mais (Foto: iStock Getty Images)

1. Correr te deixa mais feliz

Além do já conhecido “barato da corrida”, aquela sensação de satisfação após um treino, uma pesquisa de 2006 publicada na Medicine & Science in Sports & Exercise mostrou que mesmo um exercício mais curto, como andar na esteira por 30 minutos, pode instantaneamente melhorar o humor de uma pessoa com depressão. Outro estudo publicado na mesma revista científica, em 2013, descobriu que ratos usufruem de efeitos antidepressivos correndo, e concluiu que atividade física é uma alternativa para o tratamento de depressão.

2. Correr fortalece seus ossos

Há muito tempo se sabe que correr aumenta a massa óssea e ajuda a prevenir os efeitos do envelhecimento sobre os ossos. Mas é provável que muita gente já tenha te falado que correr é ruim para os joelhos. O fato é que a ciência não concorda com isso. Estudos vêm mostrando que correr não aumenta o risco de artrose, o conhecido desgaste no joelho.

3. Correr te faz envelhecer de forma saudável

Pesquisadores da Nova Zelândia conduziram uma pesquisa que concluiu que exercícios físicos ajudam a combater sinais de envelhecimentos, como declínio cognitivo, seletividade de atenção e lapsos de memória.

4. Correr reduz o risco de câncer

Correr pode não curar o câncer, mas há inúmeras evidências de que pode preveni-lo. Uma grande revisão de 170 estudos epidemiológicos no Journal of Nutrition, mostrou que atividade física regular está associada a menor risco de certos tipos de câncer.

5. Correr aumenta anos de vida

Quem faz atividade física vive mais. Mesmo com estilos de vida diferentes. Por exemplo: fumantes aumentaram em 4,1 anos a expectativa de vida. Não fumantes, 3 anos. Quem já passou por um tratamento de câncer viveu 5,3 anos a mais em relação a quem não fazia atividade física. Pessoas com doenças no coração viveram 4,3 anos a mais graças à atividade física.

Adaptado da Runners Worls: https://www.runnersworld.com/beginner/a20847956/6- ways-running-improves-your-health-0/

Fonte:https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/os-cinco-beneficios-cientificamente-comprovados-da-corrida.ghtml





Comentários